Novidades

latest

Turquia: regresso à Eurovisão em 2016


Ausente da competição durante os últimos três anos, a Turquia juntar-se-á à Eurovisão em 2016.  

A emissora turca, Turkish Radio and Television (TRT), retirou-se do Festival Eurovisão da Canção (ESC) em 2012, tendo apontado as baixas audiências e a insatisfação com as regras de votação. Em 2013, a TRT lançou a sua própria versão da Eurovisão, apelidado-a de Turkvision, que segue as mesmas diretrizes do ESC.

No entanto, o chefe da TRT Şenol Göka, referiu que a emissora voltaria ao certame em 2016, considerando que a maioria das preocupações da Turquia, incluindo "a falta de padrões morais", foram abordadas. "Existiram problemas com, não apenas o sistema de votação, mas também os padrões morais. Tínhamos tecido críticas à ausência dos mesmos", referiu Göka ao jornal Milliyet. "Mas têm ocorrido melhorias significativas sobre estas questões... As nossas demandas serão atendidas e vamos voltar", acrescentou.

A Turquia tem criticado duramente a existência dos Big-5, que postula que o Reino Unido, a França, a Alemanha, a Itália e a Espanha têm lugar garantido na final, não importando a sua qualificação na edição anterior. No entanto, muitos afirmam que a Turquia tinha desistido do ESC devido ao declínio moral da competição. Inclusive, a decisão da desistência turca ocorreu pouco após a Suécia, o anfitrião da competição em 2013, ter exibido dois populares dançarinos suecos a beijarem-se durante os ensaios.

O Ministro da UE Volkan Bozkır causou furor no ano passado, quando elogiou a desistência turca após ter assistido à vitória austríaca com Conchita Wurst. "Cada vez que olho para o austríaco que venceu o Festival Eurovisão da Canção, eu digo 'Felizmente, não estamos a participar neste concurso'", referiu o Ministro.

A Turquia estreou-se na Eurovisão em 1975, tendo marcado presença na competição por 34 vezes. Em 2003, Sertab Erener, com o tema "Everyway That I Can", conseguiu conquistar a única vitória eurovisiva turca. A última participação da Turquia contou com Can Bonomo e o tema "Love Me Back", que conquistou a sétima posição em Baku.

Recorde a prestação de Can Bonomo:


Fonte/Imagem: hurriyetdailynews/Vídeo: Eurovision.tv
08/02/2015
 

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved