Novidades

latest

Portugal: "Umbadá Never Forget"


Esta sexta-feira, na Mixórdia de Temáticas, rubrica diária de Ricardo Araújo Pereira na Rádio Comercial, o destaque recaiu no quarto lugar da música "Umbadá" no Festival da Canção (FC) de 1985.

A menos de uma semana de começar o FC 2015, o movimento "Umbadá Never Forget" está a dar que falar nas redes sociais e até a RTP já se associou ao movimento. A rubrica do humorista português deu conta do injusto quarto lugar da canção de Jorge Fernando que perdeu para Adelaide Ferreira (uma das concorrentes do FC 2015). "Em 1985 havia duas grandes tendências no Festival RTP da Canção: o parêntesis e a jardinagem. Havia três temas com parêntesis, a saber: a canção nº 2, “Mágica (entre nós)”, a canção “Mulher só (mulher giesta)”, e a canção nº 10, “Penso em ti (eu sei)”. E havia dois temas sobre jardinagem: a canção nº 1, “Meu amor, minha dor, meu jardim”, e a canção nº 3, “Portugal, meu jardim”. Ora, “Umbadá” rompeu e evitou parêntesis e jardins. E apresentou uma letra que os estrangeiros iam perceber, na eurovisão. Ficou em 4º. E eu presto aqui a minha homenagem ao júri de Faro, de Bragança, de Vila Real, do Funchal e de Portalegre, os únicos que viram mais longe e deram 12 pontos ao “Umbadá”".

Jorge Fernando, interprete de "Umbadá", já reagiu ao movimento dizendo que "costuma-se dizer que o povo português tem memória curta, mas esta situação veio provar exatamente o contrário", e ainda remata dizendo “ainda hoje, nos meus concertos de fado pedem para cantar "Umbadá", e muitos deles são  jovens que nem eram nascidos da altura". 

Esta não é a primeira vez que o Festival da Canção merece destaque por parte do humorista. No passado ano, quando Suzy venceu o FC, Ricardo Araújo Pereira fez uma análise da letra de "Quero Ser Tua", que pode recordar [AQUI]. 

Oiça a Mixórdia de Temáticas de hoje:


Recorde a prestação de Jorge Fernando no FC 1985:


Fonte: Rádio Comercial/RTP/Vídeo: Rádio Comercial/MigMeira
27/02/2015

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved