Novidades

latest

Portugal: o objetivo é a final


Carla Bugalho, responsável pelo Festival da Canção (FC) pelo primeiro ano, afirmou que o grande objetivo português é "chegar à final".

Mencionando a dificuldade de alcançar um vitória no Festival Eurovisão da Canção (ESC), Carla Bugalho referiu, na conferência de imprensa desta quinta-feira, que temos músicas com qualidade para chegar à final eurovisiva. 

Quanto aos apresentadores, todos referiram o prazer que é poder ver Simone de Oliveira e Adelaide Ferreira de regresso ao Festival da Canção. José Carlos Malato, que regressa ao Festival depois de se ter estreado no ano passado, referiu mesmo que estas duas cantoras "trazem prestígio" à competição. Outra repetente, Sílvia Alberto, afirmou que "o mais importante é a ideia que queremos passar de Portugal à Europa" e que "esta edição [do FC] dignifica o nosso país e vamos estar orgulhosos quando de Portugal quando virmos a Eurovisão" acrescentando ainda que as músicas têm muita qualidade e não esquecendo a polémica do passado ano.

Jorge Gabriel destacou também a presença de Simone de Oliveira e Adelaide Ferreira dizendo que esta "trazem de volta ao Festival da Canção o prestígio de que este precisava". A sua colega de apresentação da primeira semifinal, Joana Teles, falou sobre a importância que o festival tem ainda hoje e que "está cheio de maus interpretes e músicas, todos o vemos. 

Júlio Isidro, que se estreia na apresentação do concurso no ano em que faz 55 anos de carreira, brincou com o facto de ser o "veterano" e explicou a ideia de fazer o FC nos estúdios da RTP referindo um "regresso às origens" e que "há 50 anos fez-se o festival num estúdio com 250 metros quadrado com orquestra". O apresentador da final disse ainda que "não haverá uma aposta em músicas festivaleiras mas sim em música de qualidade", já que "o que é importante é a canção" e "não queremos vitórias morais". Catarina Furtado, que também apresentará o FC pela primeira vez, referiu os"estilos diferentes" que se unem neste festival "com o único objetivo de dignificar a música portuguesa".

Portugal estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1964 e o seu melhor resultado é um sexto lugar: em 1996, com Lúcia Moniz e a canção “O meu coração não tem cor". Em 2014 o país foi representado por Suzy e a canção “Quero Ser Tua”, alcançando o 11º lugar na semifinal com um total de 39 pontos. 

Reveja a atuação portuguesa de 2014:


Vídeo: Eurovision.tv
19/02/2015

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved