França: música apresentada ao vivo

Sem comentários

France Television, emissora francesa, emitiu hoje a atuação ao vivo da música que Lisa Angell irá cantar no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2015.

A cantora apresentou a música "N’oubliez pas" no programa "Le Grand Show" às 20h50, hora local, hoje.

A França estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1956 e já ganhou cinco vezes: em 1958, com André Claveau e a canção "Dors, mon amour", em 1960, com Jacqueline Boyer e a canção "Tom Pillibi", em 1962, com Isabelle Aubret e a canção "Un premier amour", em 1969, com Frida Boccara e a canção "Un jour, un enfant", e em 1977, com Marie Myriam e a canção "L'oiseau et l'enfant". Em 2014 o país foi representado pelos Twin Twin e a canção "Moustache", alcançando o 26º lugar na final com um total de 2 pontos.

Vídeo: France Television
28/02/2015

[EXCLUSIVO] Entrevista a Gonçalo Tavares: 'a canção é mágica'

Sem comentários



A uma semana de pisar o palco do Festival da Canção, Gonçalo Tavares, intérprete de "Tu tens uma mágica" revelou ao Crónicas de Eurofestivais que acredita que o seu tema se enquadra no que é pretendido no Festival Eurovisão da Canção.

Gonçalo Tavares, intérprete do tema "Tu tens uma mágica", que irá participar na primeira semifinal do Festival RTP da Canção 2015, afirma que está com boas expectativas com a edição deste ano e com a proposta que vai defender. O cantor já participou no Festival da Canção três vezes: em 1984 com a Banda Tribo, em 1988 e em 2010.


Crónicas de Eurofestivais (CE): O que a levou a aceitar o convite para concorrer ao Festival da Canção 2015?

Gonçalo Tavares (GT): Aceitei o convite da RTP porque o Festival da canção é, neste país, o evento que mais apoia a criação musical. Trata-se de um festival de canções originais e não de um qualquer karaoke, e isto marca toda a diferença.

CE: Como descreveria o seu tema, "Tu tens uma mágica"?

GT: Um tema mágico.

CE: Considera que o facto de ser simultaneamente compositor e interprete é de uma vantagem?

GT: De forma nenhuma, tenho três vezes mais responsabilidade que os outros.

CE: O que podemos esperar de si no Festival da Canção 2015? Alguma surpresa planeada?

GT: A grande surpresa só pode ser uma grande interpretação de uma grande canção. 

CE: Se conseguisse chegar ao palco da Eurovisão, em que aspetos apostaria mais?

GT: Os mesmos que cá, não tenho duas medidas, apenas uma que é a da qualidade vocal e musical.

CE: Quais as suas expectativas referentes às nossas hipóteses de qualificação para a final eurovisiva?

GT: Sinceramente, acho que boas.

CE: Como começou o seu percurso pelo mundo da música? O que mais a marcou ao longo da sua carreira musical?

GT: Aos 10 anos ganhando um prémio na gala dos pequenos cantores. Nessa altura já tocava o "Let it be" dos Beatles ao piano.

CE: Como encara o nosso atual processo de seleção do Festival da Canção? Se pudesse mudar alguma coisa neste processo, o que seria?

GT: O processo de seleção está correto, o que mudava era a forma de votação. Teria um júri presente na sala formado por 4 músicos  e produtores de renome e o voto telefónico poderia votar uma vez e não milhares. A verdade é fundamental de forma a ser escolhido o melhor.

CE: Costuma acompanhar o Festival da Canção e o Festival Eurovisão da Canção?

GT: Sim.

CE: Se tivesse de escolher uma participação eurovisiva como sua predileta, qual seria?

GT: Johnny Logan com "What's another year".

CE: Qual foi para si a melhor canção portuguesa de sempre na Eurovisão?

GT: Poderia enumerar algumas do paulo de carvalho, José cid ou mesmo os Flor de lis.. Há inúmeras canções muito boas.

CE: Acredita numa vitória portuguesa no ESC? Se sim, o que é preciso fazer para a alcançar?

GT: Claro que sim, já vi coisas mais difíceis acontecerem. A fórmula passa por transversalizar a canção. Há uma linguagem universal que é a da melodia, do ritmo e da mensagem.

CE: Quer deixar alguma mensagem aos eurofãs portugueses?

GT: Quero muito agradecer a todos a capacidade de amar este evento ao longo do tempo e gostava muito de lhes dedicar a canção "MÁGICA" que escrevi.

Imagem: Google/Vídeos: GonçaloTavares
 28/02/2015

Hungria: Boggie vai ao ESC 2015

Sem comentários

Boggie venceu hoje na Hungria, com o tema "Wars For Nothing", e irá representar o país no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2015.

Depois de sete semanas em competição, a música competiu com mais sete propostas, no entanto acabou por levar vencer. Kati Wolf, a favorita da noite com "Ne engedj el", acabou por não conseguir representar novamente o país na Eurovisão - já o tinha feito em 2011 com o tema "What About My Dreams".

Veja a proposta vencedora:


A Hungria estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1994 e o seu melhor resultado é um quarto lugar: em 1994, com Friderika Bayer e a canção "Kinek mondjam el vétkeimet?". Em 2014 o país foi representado por András Kállay-Saunders e a canção "Running", alcançando o 5º lugar na final com um total de 143 pontos.

Reveja a participação do país em 2014:



Vídeo: Eurovision.tv
28/02/2015

Moldávia: Eduard Romanyuta vai ao ESC2015

Sem comentários

Eduard Romanyuta venceu hoje na Moldávia, com o tema "I Want Your Love", e irá representar o país no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2015.

A música competiu com mais quinze propostas, no entanto acabou por levar a melhor, atuando em terceiro lugar na competição.

Veja a atuação vencedora:


A Moldávia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 2005 e o seu melhor resultado é um sexto lugar: em 2005, com Zdob şi Zdub e a canção "Bunica Bate Toba". Em 2014 o país foi representado por Cristina Scarlat e a canção "Wild Soul”, alcançando o 16º lugar na semifinal com um total de 13 pontos.

Assista ao vídeo da canção moldava de 2014:


Vídeo: Eurovision.tv
28/02/2015

Finlândia: Pertti Kurikan Nimipäivät são os escolhidos para o ESC 2015

Sem comentários

 Os Pertti Kurikan Nimipäivät com "Aina mun pitää" foram os grandes vencedores do Uuden Musiikin Kilpailu (UMK) 2015, pré-seleção finlandesa, na noite de hoje, 28 de Fevereiro de 2015.

A canção vencedora foi escolhida com o mesmo método que é utilizado no Festival Eurovisão da Canção desde o ano de 2009: 50-50, que corresponde aos jurados e televoto.

Assista aqui à tabela classificativa do UMK 2015:

1. Pertti Kurikan Nimipäivät - Aina mun pitää
2. Satin Circus – Crossroads
3. Opera Skaala - Heart of Light 
4.Solju - Hold Your Colours
5. Angelo De Nile - All for Victory
6. Jouni Aslak - Lions and Lambs
7. Norlan "El Misionario" - No Voy A Llorar Por Ti
8. Shava - Ostarilla 
9. Järjestyshäiriö - Särkyneiden sydänten kulmilla

Assista aqui ao vídeo da canção vencedora:


28/02/2015
Vídeo:

Eslovénia: Maraaya venceu e vai ao ESC2015

Sem comentários

Maraaya venceu hoje na Eslovénia, com o tema "Here For You", e irá representar o país no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2015.

A música competiu com mais sete propostas e foi à Superfinal do EMA 2015, contra Rudi Bučar En Figoni e a canção "Saltinka", de onde saiu vencedora.

A Eslovénia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção 1993 e o seu melhor resultado é um sétimo lugar por duas vezes: em 1995, com Darja Svajger e a canção "Prisluhni mi", e em 2001, com Nusa Derenda e a canção “Energy”. Em 2014 o país foi representado por Tinkara Kovac e a canção "Round and Round", alcançando o 25º lugar na final com um total de 9 pontos.

Assista à última prestação eslovena na Eurovisão:


Vídeos: Eurovision.tv
28/02/2015

Suécia: JTR e Måns Zelmerlöw passam à Final do Melodifestivalen 2015

Sem comentários

 Måns Zelmerlöw e JTR classificaram-se para a Final da pré-seleção sueca hoje, dia 28 de fevereiro. Já Dinah Nah e Hasse Andersson apuraram-se para o Andra Chansen.

"Ett andetag" de Annika Herlitz e "Don't Say No" de Midnight Boy foram de imediato excluídos do top five sueco quedando-se em sexto e sétimo lugar. Semelhante destino teve a canção número dois de Caroline Wennergren que acabou também por não conseguir chegar à Final nem tão pouco ao Andra Chansen. 

Para a final do Melodifestivalen 2015 seguem, assim, JTR com “Building it up” e o favorito desta semifinal Måns Zelmerlöw com "Heroes" juntando-se assim a Jessica Andersson com “Can’t hurt me now”, Eric Saade com “Sting”, Mariette com “Don’t Stop Believing”, Magnus Carlsson com “Möt mig I Gamla Stan”, Isa com "Don't Stop" e Jon Henrik Fjällgren com "Jag är fri (Manne Liem Frije)" na Final de dia 14 de Março. 

Já para o Andra Chansen seguem Dinah Nah com "Make me (la la la) e Hasse Andersson - "Guld och gröna skogar". Estes juntam-se também ao restante lote de concorrentes que lutará por dois passaportes para a Final do Melodifestivalen 2015, o Andra Chansen.

A Suécia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1958 e já ganhou cinco vezes: em 1974, com ABBA e a canção "Waterloo", em 1984, com Herreys e a canção "Diggi-Loo Diggi-Ley”, em 1991, com Carola e a canção "Fångad av en stormvind", em 1999, com Charlotte Nilsson e a canção "Take Me To Your Heaven", e em 2012, com Loreen e a canção "Euphoria". Em 2014 o país foi representado por Sanna Nielsen e a canção “Undo”, alcançando o 3º lugar na final com um total de 218 pontos.

28/02/2015

Austrália: saiba quando poderá ouvir a canção do país convidado

Sem comentários

O anúncio do artista e canção que representará a Austrália será anunciado no dia 4 de março de 2015, revelou o CEO da Special Broadcasting Service (SBS), emissora nacional australiana, na operadora JOY Radio 94.9

O país convidado pela European Broadcasting Union para participar como concorrente no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2015 devido à sua dedicação e extensa fase de bãs anunciará a sua entrada no dia 4 de março de 2015, às 23:00h (para os europeus) e dia 5 de março, às 09:00h para os australianos. 

O local onde será feito o anúncio ainda não foi revelado mas espera-se que o anúncio seja feito através de uma conferência de imprensa. 

A Austrália nunca participou como concorrente no ESC, mas já o fez como convidado num dos intevalos da segunda semi-final do Festival Eurovisão da Canção 2014. 

Recorde a atuação da intérprete Jessica Manboy com “See of Flags”:


Fonte: escxtra.com/ Vídeo: eurovision
28/02/2015

Grécia: saiba quem são os convidados do Eurosong 2015

Sem comentários

Os organizadores confirmaram no dia de hoje, 28 de fevereiro, mais nomes que se irão juntar a Helena Paparizou o Eurosong 2015, final nacional grega onde se irá escolher o artista que irá representar a Grécia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2015.

Boys & Noise, House Twins, Thanos Kalliris (ESC 1987 com Bang) e Kings, Loukas Youkas (ESC 2011) e ONE são os convidados já confirmados para dia 4 de março no ENASTRON Music Hall, em Atenas. Para além destes, também a vencedora do ESC 2005, Helena Paparizou e John Karayiannis, representante cipriota de 2015 irão participar.

Os únicos ainda sem confirmação são os representantes gregos de 2014, Freaky Fortune and Risky Kidd que se espera que também participem visto que é recorrente os vencedores do ano anterior participarem no espetáculo.

A Grécia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1974 e já ganhou uma vez: em 2005, com Helena Paparizou e a canção "My Number One". Em 2014 o país foi representado por Freaky Fortune & RiskyKidd com a canção "Rise Up" alcançando o 20º lugar na final com um total de 35 pontos.

Assista aqui à actuação grega do passado ano de 2014:


Fonte: oikotimes.com/Vídeo: eurovision
28/02/2015

Suécia: oiça as músicas da quarta semifinal do Melodifestivalen 2015

Sem comentários

A Sveriges Television (SVT), emissora sueca, publicou hoje no seu site oficial praticamente a totalidade das sete músicas que vão competir hoje na QUARTA semifinal do Melodifestivalen 2015, seleção nacional.

A quarta semifinal acontece tem início marcado para hoje às 19h00, e o grande favorito é o veterano Mans Zelmerlow, que já participou no concurso em 2007 e 2010. Os dois primeiros classificados passam diretamente à grande final e os terceiro e quarto classificados qualificam-se para o Andra Chansen. Pode ouvir as músicas: [AQUI]!

A Suécia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1958 e já ganhou cinco vezes: em 1974, com ABBA e a canção "Waterloo", em 1984, com Herreys e a canção "Diggi-Loo Diggi-Ley”, em 1991, com Carola e a canção "Fångad av en stormvind", em 1999, com Charlotte Nilsson e a canção "Take Me To Your Heaven", e em 2012, com Loreen e a canção "Euphoria". Em 2014 o país foi representado por Sanna Nielsen e a canção “Undo”, alcançando o 3º lugar na final com um total de 218 pontos.

Reveja a interpretação sueca de 2014:


Fonte: SVT/Vídeo: Eurovision.tv
28/02/2015

Áustria: resultados do segundo programa

Sem comentários

Decorreu ontem, dia 27 de fevereiro, o segundo programa da seleção nacional austríaca "Wer singt für Österreich?". Apesar de ninguém ter sido eliminado, os austríacos votaram nas suas atuações preferidas. 

Durante o programa, os seis participantes que se qualificaram a semana passada, foram ao palco para mostrar o seu talento. Cada artista cantou duas canções, uma cover e uma original de cada um. 

Apesar de nenhum artista ter sido eliminado, os austríacos tiveram oportunidade de votar. O top 3 escolhido pela audiência foi The Makemakes, Celina Ann e Folkshilfe.

Ao longo do programa, cada artista cantou as seguintes músicas: 

Celina Ann – Empire state of mind / Roxanne
Dawa – Bitter sweet symphony / Saloon
Folkshilfe – Just the way you are, Let’s get loud, Hangover, Danza kuduro, Monsta, Sexy and I know it, Firework (Medley) / Loss da helfn
Johann Sebastian Bass – Stronger / Marmelade skies
The Makemakes – I shot the sheriff / Blauschkopf
Zoe – Something / On my own

A Áustria estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1957 e já ganhou duas vezes: em 1966, com Udo Jürgens e a canção "Mérci, Chérie”, e em 2014, com Conchita Wurst e a canção "Rise Like a Phoenix", que alcançou um total de 290 pontos.

Recorde aqui a actuação do país em 2014: 


Fonte: esctoday.com/Vídeo: eurovision.tv
28/02/2015

Azerbaijão: escolha interna e anúncio marcado para março

Sem comentários

A İctimai Televiziya (ITV), a emissora nacional do Azerbaijão, revelou que vai escolher internamente o seu participante para o próximo Festival da Eurovisão (ESC) e que vai ser anunciado no próximo mês de março.

A ITV está atualmente a trabalhar na seleção do seu representante para o próximo ESC. O representante vai ser escolhido internamente e vai ser anunciado ao público no próximo dia 15 de março. 

O Azerbaijão estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 2008 e já ganhou uma vez: em 2011, com Ell & Nikki e a canção “Running Scared”. Em 2014 o país foi representado por Dilara Kazimova e a canção “Start A Fire”, alcançando o 22º lugar na final com um total de 33 pontos.

Recorde a participação do país em 2014: 


Fonte: oikotimes.com/Vídeo: eurovision.tv
27/02/2015

Irlanda: Molly Sterling para Viena

Sem comentários

Molly Sterling sagrou-se como grande vencedora do Eurosong 2015, final nacional irlandesa, e irá representar a Irlanda no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2015 com o tema "Playing with numbers".

Decorreu, esta sexta-feira, a final nacional irlandesa que, como tem vindo a ser habitual nos últimos anos, se "aproveitou" do programa The Late Late Show. A concurso estavam as canções "She's so fine", "Memories", "Playing with numbers", "Break me up" e "Anybody got a sholder". "Playing with numbers" foi a vencedora da noite depois de ser a mais votada pelo público

A Irlanda estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1965 e já ganhou sete vezes: em 1970, com Dana e a canção “All Kinds of Everything”, em 1980, com Johnny Logan e a canção “What’s Another Year?”, em 1987, com Johnny Logan e a canção “Hold Me Now”, em 1992, com Linda Martin e a canção “Why Me?”, em 1993, Niahm Kavanagh e a canção “In Your Eyes”, em 1994, com Paul Harrington & Charlie McGettingan e a canção “Rock ‘n’ Roll Kids”, e em 1996, com Eimear Quinn e a canção “The Voice”. Em 2014 o país foi representado por Can-Linn e Kasey Smith e a canção “Heartbeat”, alcançando o 12º lugar na semifinal com um total de 35 pontos.

Oiça a canção vencedora:


Vídeo: Ireland12points
27/02/2015

Arménia: revelado o quarto membro dos Genealogy

Sem comentários

A Armenian TV (ARMTV), emissora nacional arménia, já revelou o quarto nome da banda Genealogy, que vai representar a Arménia no próximo Festival da Eurovisão. 

Foi revelado que Stephanie Topalian, uma cantora japonesa/arménia vai fazer parte do grupo de seis cantores da banda Genealogy. A cantora vai representar o continente asiático na banda. Stephanie Topalian junta-se assim a Essaï Altounian, Vahe Tilbian e Tamar Kaprelian já anunciados previamente como membros da banda. 

A Arménia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 2006 e o seu melhor resultado é um quarto lugar por duas vezes: em 2008, com Sirusho e a canção "Qele qele", e em 2014, com Aram MP3 e a canção "Not Alone", alcançando o 4º lugar na final com um total de 174 pontos.

Recorde a actuação da Arménia na Eurovisão em 2014: 


Fonte/Imagem: esctoday.com/Vídeo: Eurovision.tv
27/02/2015

Portugal: "Umbadá Never Forget"

Sem comentários

Esta sexta-feira, na Mixórdia de Temáticas, rubrica diária de Ricardo Araújo Pereira na Rádio Comercial, o destaque recaiu no quarto lugar da música "Umbadá" no Festival da Canção (FC) de 1985.

A menos de uma semana de começar o FC 2015, o movimento "Umbadá Never Forget" está a dar que falar nas redes sociais e até a RTP já se associou ao movimento. A rubrica do humorista português deu conta do injusto quarto lugar da canção de Jorge Fernando que perdeu para Adelaide Ferreira (uma das concorrentes do FC 2015). "Em 1985 havia duas grandes tendências no Festival RTP da Canção: o parêntesis e a jardinagem. Havia três temas com parêntesis, a saber: a canção nº 2, “Mágica (entre nós)”, a canção “Mulher só (mulher giesta)”, e a canção nº 10, “Penso em ti (eu sei)”. E havia dois temas sobre jardinagem: a canção nº 1, “Meu amor, minha dor, meu jardim”, e a canção nº 3, “Portugal, meu jardim”. Ora, “Umbadá” rompeu e evitou parêntesis e jardins. E apresentou uma letra que os estrangeiros iam perceber, na eurovisão. Ficou em 4º. E eu presto aqui a minha homenagem ao júri de Faro, de Bragança, de Vila Real, do Funchal e de Portalegre, os únicos que viram mais longe e deram 12 pontos ao “Umbadá”".

Jorge Fernando, interprete de "Umbadá", já reagiu ao movimento dizendo que "costuma-se dizer que o povo português tem memória curta, mas esta situação veio provar exatamente o contrário", e ainda remata dizendo “ainda hoje, nos meus concertos de fado pedem para cantar "Umbadá", e muitos deles são  jovens que nem eram nascidos da altura". 

Esta não é a primeira vez que o Festival da Canção merece destaque por parte do humorista. No passado ano, quando Suzy venceu o FC, Ricardo Araújo Pereira fez uma análise da letra de "Quero Ser Tua", que pode recordar [AQUI]. 

Oiça a Mixórdia de Temáticas de hoje:


Recorde a prestação de Jorge Fernando no FC 1985:


Fonte: Rádio Comercial/RTP/Vídeo: Rádio Comercial/MigMeira
27/02/2015

Noruega: público escolhe vencedor do Melodi Grand Prix 2015

Sem comentários

Em 2015, caberá apenas ao público noruguês a escolha do artista que representará a Noruega no Festival Eurovisão da Canção 2015 em Viena, avançou a  Norsk Rikskringkasting
 (NRK) no dia de hoje, 26 de fevereiro.

De facto, ao contrário dos anos anteriores, o espetáculo não terá semi-finais e o televoto será o único método utilizado para apurar o representante nacional no dia 14 de março de 2015, no Oslo Spektrum.

Aceda aqui ao nome dos onze concorrentes e canções de onde sairá a vencedora norueguesa:

Alexandra Joner -"Cinderella"
Contrazt - "Heaven"
Erlend Bratland - "Thunderstruck"
Ira Konstantinidis - "We Don't Worry"
Jenny Langlo "Next To You"
Karin Park - "Human Beings"
Marie Klåpbakken - "Ta meg tilbake" (Take me back)
Mørland & Debrah Scarlett - "A Monster Like Me"
Raylee "Louder" Andreas Stone Johansson, Ricky Hanley
Staysman & Lazz  - En godt stekt pizza" (A well-done pizza)
Tor & Bettan - "All Over the World"

A Noruega estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1960 e já ganhou três vezes: em 1985, com Bobbysocks e a canção "La det swinge", em 1995, com Secret Garden e a canção "Nocturne", e em 2009, com Alexander Rybak e a canção "Fairytale". Em 2014 o país foi representado por Carl Espen e a canção "Silent Storm", alcançando o 8º lugar na final com um total de 88 pontos.

Assista aqui à canção norueguesa de 2015:


Fonte: festivaiscancao.wordpress.com, en.wikipedia/Vídeo: eurovision
26/02/2015

Moldávia: oito concorrentes passam à Final do O Melodie Pentru Europa

Sem comentários

Doze concorrentes lutaram pelos oito últimos lugares disponíveis na Final da pré-seleção moldávia, o O Melodie Pentru Europa hoje, no dia 26 de Fevereiro. As DoReDos sagraram-se como grandes vencedoras.

Na segunda semi-final da pré-seleção nacional, as DoReDos sagraram-se vencedoras com a canção “Marricica”, da autoria de Pasha Paferny (ESC 2012).

No entanto, estas não foram as mais votadas: pelo público, destacou-se Stela Botan & The Cadence of Heart com “Save Me” e pelo júri Miss M com “Lonely Stranger”.

Aceda aqui ao quadro classificativo (ainda sem o 8º classificado que ainda hoje será encontrado):

1. DoReDos – “Maricica”
2. Stela Botan & The Cadence of Heart – “Save Me”
3. Miss M – “Lonely Stranger”
4. Doinita Gherman – “Inima fierbinte”
5. Valeria Pasa – “I Can Change All My Life”
6. Dana Markitan – “Love Me”
7. Lidia Isac – “I Can’t Breathe”

A Moldávia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 2005 e o seu melhor resultado é um sexto lugar: em 2005, com Zdob şi Zdub e a canção "Bunica Bate Toba". Em 2014 o país foi representado por Cristina Scarlat e a canção "Wild Soul”, alcançando o 16º lugar na semifinal com um total de 13 pontos.

Assista ao vídeo da canção moldava de 2014:



Fonte: oikotimes. com, wiwiblogs.com/ Vídeo: eurovision
26/02/2015

[EXCLUSIVO] Entrevista a Teresa Radamanto: 'este projeto não é apenas nosso, é vosso também'

Sem comentários


A uma semana de pisar o palco do Festival da Canção pela terceira vez como concorrente, Teresa Radamanto, intérprete de "Um Fado em Viena" revelou ao Crónicas de Eurofestivais que acredita que o seu tema se enquadra no que é pretendido no Festival Eurovisão da Canção.

Teresa Radamanto, intérprete do tema "Um Fado em Viena", que irá participar na segunda semifinal do Festival RTP da Canção 2015, afirma que mais do que surpreender, o importante é acreditar como acredita no seu projeto. Já participou no Festival RTP da Canção duas vezes, classificando-se em 2º lugar em ambas. A cantora já marcou a sua presença em diversos programas de talentos, como o Big Show SIC, Chuva de Estrelas, Operação Triunfo, Dança Comigo, entre outros.


Crónicas de Eurofestivais (CE): O que a levou a aceitar o convite para concorrer ao Festival da Canção 2015?

Teresa Radamanto (TR): O projeto e a forma como “este” me fez acreditar nele de imediato, e claro o voto de confiança que me foi dado pelos autores, a quem agradeço uma vez mais!

CE: Como descreveria o seu tema, "Um Fado em Viena"?

TR: Tal como digo na nossa página oficial: "A nossa canção fala da universalidade da música, das pontes que esta constrói entre as diferentes culturas do mundo e da forma como derruba barreiras e passa fronteiras. Gostaria que fossemos - todos - a favor dessa universalidade. Num momento em que o mundo passa por momentos tão conturbados, celebremos a vida através da música e deixemos que ela nos una. Façamos da música uma ponte entre os povos.”

CE: Como tem sido trabalhar com o Fernando Abrantes para o festival?

TR: Fantástico, como sempre. Não é a primeira vez que tenho o prazer de trabalhar com o Fernando Abrantes, e espero não ser a última! O compositor de “Um fado em Viena” é um profissional de excelência, dos melhores na sua área. Para mim é um prazer e um desafio trabalhar com ele.

CE: O que podemos esperar de si no Festival da Canção 2015? Alguma surpresa planeada?

TR: Não temos surpresas! Temos um projeto em que acreditamos, esperamos que os portugueses acreditem também.

CE: Se conseguisse chegar ao palco da Eurovisão, em que aspetos apostaria mais?

TR: Cada coisa a seu tempo! Primeiramente vamos preocuparmo-nos com o “solo” português; todavia iríamos certamente apostar numa das prerrogativas do projeto que vai de encontro ao slogan deste ano, ou seja “ construir pontes”.


CE: Quais as suas expectativas referentes às nossas hipóteses de qualificação para a final eurovisiva?

TR: Acreditamos que o nosso projeto poderia enquadrar-se no que se pretende em termos de Eurovisão.

CE: Como começou o seu percurso pelo mundo da música? O que mais a marcou ao longo da sua carreira musical?

TR: O meu percurso começou há cerca de 19/20 anos; profissionalmente desenvolvo atividade há 15 anos. Todo o percurso felizmente está repleto de momentos marcantes. É difícil destacar apenas um.

CE: Como encara o nosso atual processo de seleção do Festival da Canção? Se pudesse mudar alguma coisa neste processo, o que seria?

TR: É algo sobre o qual não me pronuncio!

CE: Costuma acompanhar o Festival da Canção e o Festival Eurovisão da Canção?

TR: Naturalmente!

CE: Se tivesse de escolher uma participação eurovisiva como sua predileta, qual seria?

TR: “Ne partez pas sains moi”, 1988, Céline Dion.


CE: Qual foi para si a melhor canção portuguesa de sempre na Eurovisão?

TR: Pergunta difícil… Acho que não consigo escolher… Senhora do Mar foi indiscutivelmente a melhor do primeiro decénio do século XXI; mas temos Dulce Pontes com “Lusitana Paixão” e “O meu coração não tem cor” por Lúcia Moniz.

CE: Acredita numa vitória portuguesa no ESC? Se sim, o que é preciso fazer para a alcançar?

TR: Boa questão!

CE: Quer deixar alguma mensagem aos eurofãs portugueses?

TR: Este projeto não é apenas nosso, é vosso também. Pretendemos representar “uma bandeira” com “ Um Fado em Viena” e para isso contamos com todos. Agradecemos o vosso apoio. Sem vocês nada disto faria sentido!

Vídeos:jdbarros/GATMPvideos /Imagens: Facebook Teresa Radamanto/Facebook Um Fado Em Viena
 26/02/2015

Bielorrússia: lançada nova versão do tema para o ESC 2015

Sem comentários

A canção que a Bielorrússia irá levar ao Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2015, "Time", foi aperfeiçoada.

O tema, que já é conhecido desde dezembro, tem uma nova versão supostamente melhorada, que foi apresentada ontem, durante a cerimónia Triumph: Heroes of Sport, transmitida pelos canais Belarus 1 e Belarus 24. Esta é a versão que será apresentada em Viena.

Ouça a versão final de "Time":


A Bielorrússia estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 2004 e o seu melhor resultado é um sexto lugar: em 2007, com Dmitry Koldun e a canção “Work Your Magic”. Em 2014 o país foi representado por Teo e a canção “Cheesecake”, alcançando o 16º lugar na final com um total de 43 pontos.

Reveja a última participação da Bielorrússia no ESC:


Fonte/Imagem: ESCToday/Vídeo: OGAERoW/Eurovision.tv
26/02/2015

República Checa: canção divulgada a 10 de março

Sem comentários

Depois de cinco anos de ausência do Festival Eurovisão da Canção (ESC) devido aos resultados, a República Checa volta a participar em 2015. O tema para os já escolhidos representantes, Marta Jandová e Václav Noid Barta, será divulgado a 10 de março.

O tema, que se chamará "Hope Never Dies", será revelado terça-feira, dia 10 de março. Como já é conhecido, Marta Jandová e Václav Noid Barta foram escolhidos pela emissora do país, Czech Television (CT).

A República Checa estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 2007 e o seu melhor resultado é um décimo oitavo lugar na semifinal por duas vezes: em 2008, com Tereza Kerndlová e a canção “Have Some Fun”, e em 2009, com Gipsy.cz e a canção “Aven Romale” – sendo esta última a sua última participação, com um total de 0 pontos.

Reveja a última participação da República Checa no ESC:


Fonte/Imagem: JanelaESC/Vídeo: Eurovision.tv
26/02/2015
A não perder
© all rights reserved