Novidades

latest

Eurovisão virada do avesso 2 - Terceiro tema: E se tivesse sido a Catarina Pereira a ganhar o FC2014?


Terceiro tema: 
E SE TIVESSE SIDO A CATARINA PEREIRA A GANHAR O FC2014?


As loucas eurovisivas piraram quando souberam que Catarina Pereira ia voltar ao Festival da Canção. “É desta que se faz justiça”, diziam. Ninguém esquece o que aconteceu em 2010 (e certamente não se irão esquecer tão cedo de toda a polémica que se gerou em 2014). Muitos jogam a “posta de bacalhau” – sem pensar duas vezes – que a Catarina teria, sem dúvida alguma, ganho a Eurovisão em 2010 ou, pelo menos, ficado nos três primeiros lugares.


Acontece que a Catarina voltou a não ganhar o Festival da Canção deste ano e a verdade é que os fãs da cantora voltaram a revoltar-se e, em certos casos, a delirar. Não faltaram especulações entre os fãs espalhados pelas redes sociais e é disso que tratamos aqui hoje. Não negando a qualidade das, segundo um grupo de pessoas, “melhores canções eurovisivas de sempre, que nos iriam dar uma vitória na certa e bla bla bla”, questionamo-nos se os fãs da Catarina são fãs da Eurovisão ou apenas veneradores da diva da rua. Isto porque dizer que uma vitória portuguesa é peanuts com a Catarina Pereira a representar-nos é ter, de facto, muita fé em todos os santinhos que pairam por este universo. Portugal. A ganhar a Eurovisão. Por ter uma música boa. Ah ah ah. 


Não passámos do 13º lugar em 2008, com uma canção que muitos fãs (da Eurovisão, não da Vânia) concebiam como a grande favorita para vencer. Seria com uma Mea Culpa, um género mais que ouvido na Eurovisão, que iríamos lá chegar? É esta a diferença entre um fã da Eurovisão e um fã da Catarina Pereira: foi a nossa canção favorita nesta edição do Festival da Canção; no entanto, nunca a tivemos como uma Mea Culpa canção vencedora


Além disso, um fã da Eurovisão iria considerar ridícula toda a polémica gerada à volta deste ano. Estas picardias, acusações e até mesmo ofensas pessoais, que se tornaram públicas, só ridicularizam ainda mais o festival – ameaçam mesmo quase matá-lo. Por mais que digam que houve manipulação, nada foi provado, nada foi julgado, por isso era escusado todo este drama – sendo que o festival é unicamente um programa de televisão. Pode ter a magia que quase nenhum programa tem, mas, de facto, continua a ser, simplesmente, um programa de televisão. E quando um programa de televisão é mais importante que a integridade de uma pessoa… é porque algo está, de facto, errado neste mundo. Just saying.


Em acréscimo, se não resultou com Canta Por Mim, o que Mea Culpa tem de especial? Esta última é apenas uma cópia da de 2010, o que é uma estratégia errada por parte dos criadores da mesma porque, quatro anos volvidos, deviam apostar na diferença e na versatilidade da cantora – e, basicamente foi-nos mostrado algo que já nos tinha sido mostrado.


Por fim, por mais que digam que Mea Culpa poderia ter-se safado melhor este ano: talvez sim, talvez não. No entanto, ninguém se pode queixar do trabalho realizado pela Suzy. Apesar de alguns fãs criticarem que houve promessas que não foram cumpridas, a equipa portuguesa fez o que estava ao seu alcance para levar o Quero Ser Tua além-fronteiras – num curto espaço de tempo, porque relembramos que a final portuguesa foi das mais tardias a serem realizadas. O trabalho da Suzy foi tão bom que as divas eurovisivas (Conchita, Ruth e Suzy) faziam e ainda fazem furor nas redes sociais, e existem muitos fãs que esperam que as mesmas façam algo em conjunto. Se isso acontecer, cá estaremos para apreciar e comentar!


04/10/2014

Autores:


( Hide )
  1. Texto super ridiculo e mais ridiculo o cronicas ao não aprovar os comentarios só porque as pessoas não têm a mesma opinião que o cronista. Aliás, nessa lista de comentários não permitidos, falta lá um: "Não é permitido comentários de pessoas que não têm a mesma opinião que este blogue"
    Mas não há problema: quase ninguem vos lê e felizmente temos todos boas alternativas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde caro Anónimo,

      A título pessoal, como moderadora, optei por aprovar o seu comentário. Todas as opiniões são válidas - mesmo que sob o nome genérico de "Anónimo". Nós damos a cara e o nome pelo trabalho que fazemos, que pode não ser consensual (ainda bem que não o é!), mas que merece ser respeitado. Chamá-lo de ridículo não é respeitar! É criticar destrutivamente - algo que vai de facto contra as nossas normas de aprovação de comentários.

      O seu comentário foi aprovado excepcionalmente, como forma de esclarecimento.

      Quanto às nossas visitas, mesmo que "quase ninguém" nos leia... O caro Anónimo tomou um pouco do seu tempo para o fazer - Muito Obrigada!

      Cumprimentos.

      Eliminar
  2. Concordo com o anonimo atras. Eu tambem já fui dos que vos lia todos os dias e agora nunca cá venho. Apenas vim pq me chamaram a atenção deste texto que, sim, é ridiculo. Até o autor de "mea culpa" comentou, e voces apagaram esse comentario!!! Assim, não são tão abertos e frontais como disseram que eram quando foi criado o blogue. Tenham muito boa sorte e muitas felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite caro Pedro Carvalho,

      Antes de mais, obrigada pela preferência. Volto a frisar que não são aceites comentários que critiquem destrutivamente o trabalho realizado. Ridículo não é propriamente um adjetivo que esteja associado a críticas objetivas, construtivas e que primem pelo respeito.

      Esta é uma iniciativa que segue um tom crítico e humorístico. Não pretendemos ferir susceptibilidades, mas como escrevemos para leitores esclarecidos, esperamos que os mesmos compreendam que não temos por finalidade minimizar a opinião das outras pessoas.

      As críticas são bem-vindas... O desrespeito não!

      Obrigada pela atenção.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  3. E desde quando chamar ridiculo é desrespeito??!!?? A verdade é que não aceitam comentarios de quem não pensa como voces!!!

    Segundo o dicionário da porto editora:
    Ridículo = Digno de riso zombeteiro; merecedor de escárnio.

    Escárnio = Aquilo que é objecto de troça.

    Vocês nesse artigo são tendenciosos, parciais, ofensivos e mentirosos! Como é que podem dizer que "a equipa portuguesa fez o que estava ao seu alcance para levar o Quero Ser Tua além-fronteiras", se foi a propria Suzy e o seu assessor que afirmaram varias vezes que iam fazer um vídeo (e até anunciaram datas e locais de gravação) e anunciaram outros países para a tour!!! Ah! E sempre disseram que a Suzy foi a artista portuguesa que mais promoção fez (mentira: a Vania e a Filipa Azevedo fez bem mais, e a Filipa Sousa foi aos mesmos sitios que a suzy).

    Bem, podia esmiuçar cada uma das frases desse artigo que só vos destroi e roi por dentro e faz com que quase ninguem vos leia (basta ver as audiencias dos sites, ainda conseguem ter menos visitas que o blog festivais no sapo)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não me irei alongar em explicações - as regras estão à vista de todos e "troçar" de algo é desrespeitar.

      Quanto à segunda parte do seu comentário, esse sim, expressa uma opinião bastante válida e que gostamos de promover. Ninguém é dono e senhor da verdade, cada um percepciona o Mundo de forma única, pelo que existe espaço para partilhar todas essas visões.

      Cumprimentos e continuação de boas lides eurovisivas.

      Eliminar
  4. Catarina Pereira ficou em 3º lugar no OGAE 2010 e em 2014, o que quer dizer que, volvidos 4 anos, a música continua a ser apreciada pelos euro fans. Os portugueses não aprendem nada com o passar dos anos, nem com os seus errosquer na politica, quer na musica. Em 2015 se calhar ganham outros homens da luta (intervenção) ou Suzy (pimba). Abram os olhos...

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved