Novidades

latest

Eurovisão d'Ouro - Sétimo texto - Lituânia, Polónia, Roménia, Rússia e Eslováquia

E O VENCEDOR DO SEXTO LOTE É:
(leia o texto [AQUI])

URBAN SYMPHONY - "RANDAJAD" (ESTÓNIA)


RESULTADOS COMPLETOS:

1º Urban Symphony – “Randajad” (Estónia) – 36% - 27 votos
2º András Kállay-Saunders – “Running” (Hungria) – 32% - 24 votos
3º Maja Keuc – “No One” (Eslovénia) – 16% - 12 votos
4º Nina Badric – “Nebo” (Croácia) – 9% - 7 votos
5º Maya Sar – “Korake Ti Znam” (Bósnia & Herzegovina) – 5% - 4 votos







   1994 foi o ano de estreia, e ao contrário dos seus “vizinhos bálticos” não foi tão bem sucedido assim. 
  O melhor posto que obteve foi um 6.º lugar, em 2006, com este grupo: LT United. Andrius, Marijonas, Victor, Saulius, Arnoldas e Eimantas formaram o sexteto, mas a música que levaram foi das mais apupadas até então: “We Are The Winners”... Afirmavam-se como os vencedores da eurovisão e apelavam ao voto. Uma música politicamente incorreta, mas não se podia desclassificar porque não violava qualquer regra. 
  A atuação foi uma pura paródia, muito improviso (dizemos nós), mas afinadinhos lá foram somando pontos... e pontos... e pontos... e conseguiram, primeiro, classificar-se para a final em 5.º com 163 pontos...   Na final, depois de tanto pelarem, conseguiram um honroso 6.º lugar e 162 pontos. Portugal atribuiu a esta canção 5 pontos na semifinal e... outros 4 na final. Depois do certame, quem fez um cover desta canção foi Robbie Williams, um fã convicto da Eurovisão, que num concerto em Bruxelas, brindou os fãs com esta música. Afinal as paródias ainda são bem aceites, mas só à primeira vez, as outras, já se sabe, ficam pela semifinal!



   Continuamos em 1994 e chegou a vez de falar do país com a melhor estreia de sempre (sem contarmos com a primeira edição) no festival, e à data: a Polónia. Edyta Górniak, à altura com 21 anos, defendeu de uma forma muito sentida o seu “To nie ja!”. A canção é uma balada dramática, com Górniak descrevendo-se como tendo um "mundo fácil" - aparentemente uma das distinções fáceis entre o bem e o mal. Ela canta que ela não é Eva, referindo-se à personagem bíblica, e pede ao seu ouvinte para não culpá-la pelos pecados que figura. É comparada à Mariah Carey em termos de apresentação do tema, e alguns fãs argumentam que se à altura fosse permitido cantar em inglês, arrebataria a vitória sem sombra de dúvida.
  Convenceu o júri: 166 pontos atribuídos à Polónia, e segundo lugar consequente, apenas superado pela Irlanda. Portugal lá contribuiu com 7 pontos e uma coisa é certa: ninguém ficou indiferente à voz dela.
  Depois do certame foi lançada a música em inglês “Once in a lifetime”, muito bem recebida na Europa. 
 Curiosamente, apenas a Sérvia, como país independente, teve melhor estreia que a Polónia: estreou-se em 2007 e conseguiu vencer com “Molitva”.



  Estreou-se em 1994, um dos anos em que mais países se estrearam no certame e já ocupa um cantinho no coração dos eurofãs. Desde que existem semifinais, nunca falhou uma, e pode se dizer que tem criado condições para se afirmar mais uma das potências eurovisivas, só lhe faltando a vitória para se afirmar definitivamente. Em 2005, apresentou uma música “catchy and cheerful” para descrever “Let Me Try” de Luminita Anghel & Sistem. 
  Foi composta por Cristian Faur, que o mundo eurovisivo conhece bem. Esta letra foi composta, em 2001, e fala de um relacionamento condenado ao fim, mas ela não está convencida disso, não querendo dizer um adeus e que vai tentar uma forma para que o seu amante fique. Era apontada como uma das favoritas à vitória e acabou mesmo por ficar em terceiro lugar, mas um pouco distante da vencedora, Helena Paparizou.
  Curiosamente, atingiu por mais vezes a pontuação máxima, tendo sido atribuída pelo Chipre, Grécia, Hungria, Israel, Moldávia e Espanha. Já Helena Paparizou reconheceu a voz poderosa e a excelente prestação que hoje ainda serve de base para atuações cénicas mais “pomposas” por parte de participantes de diferentes países até hoje.



  t.A.T.u levam o troféu d'ouro pela Rússia. "Ne ver Ne Boysia Ne Prosi", foi a música interpretada pelas t.A.T.u no Festival Eurovisão da Canção de 2003. As cantoras russas subiram ao palco com a sua banda e aproveitaram-no da melhor forma. 
  Vestidas de uma forma básica, elas interagiram ao longo de toda a canção. As vozes são o que mais desperta a nossa atenção, tão finas, encaixam na perfeição neste tipo de música. As t.A.T.u acabaram por receber o terceiro lugar na tabela das classificações e rapidamente a Rússia contestou as votações do Reino Unido e da Irlanda por terem sido os únicos países que não atribuíram um único ponto à canção russa. 
  Pela primeira vez na história da Eurovisão os países revelaram as votações na integra para que as suspeitas de fraude na votação não passassem disso mesmo, meras suspeitas, como foi o que veio a acontecer.



  Faz parte do lote de países que se estrearam em 1994, e, sendo uma exceção à regra, nunca conseguiu vingar na Eurovisão. Despediu-se das participações na Eurovisão em 2012 com Max Jason Mai, e terminou no último lugar, talvez pelo estilo usado ser já ultrapassado. Mas, com certeza os mais atentos lembrar-se-ão de Kristína Peláková e a sua música “Horehronie” como apontada a qualificar pela primeira vez a Eslováquia para a final, em Bergen, na Noruega, em 2010. Mas sabemos a história e tal não foi conseguido, ficando-se pelo 16.º na primeira semifinal, onde é de boa memória para as cores portuguesas. Horehronie refere-se à região que fica acima do rio Hron, similar ao nosso “Alto Douro”, falando de uma rapariga com o coração partido que encontra em Horehronie um “lugar ao sol”. Quem não se deixou encantar muito foi o público, se calhar devido aos sucessivos “desafinanços” e notas diferentes do tom original. Talvez com outra preparação esta música tivesse outro resultado e teria mudado o pensamento do povo eslovaco em relação ao festival. Curiosamente, Portugal laureou esta prestação com 5 pontos, mostrando a vontade que nós tínhamos de levar esta música mais além. Kristína é uma cantora com carreira sólida na Eslováquia e na República Checa, mas sem grande reconhecimento na Europa, no pós-ESC.


QUAL DESTES 5 ESCOLHIDOS É O VOSSO PREFERIDO?
(vote na sondagem que se encontra no lado direito do site)



02/08/2014

                                     

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved