Novidades

latest

Eurovisão d'Ouro - Oitavo texto: Macedónia, Letónia, Ucrânia, Albânia e Andorra


E O VENCEDOR DO SÉTIMO LOTE É:
                                                                    (leia o texto [AQUI])

 Kristina – “Horehronie” (Eslováquia) 


RESULTADOS COMPLETOS:

1º Kristina – “Horehronie” (Eslováquia) – 37% - 37 votos
2º Luminita Anghel & Sistem – “Let Me Try” (Roménia) – 32% - 32 votos
3º Edyta Górniak – “To nie ja!” (Polónia) – 18% - 18 votos
4ª t.A.T.u – “Ne Ver’, Ne Boysia’” (Rússia) – 7% - 7 votos
5º - LT United – “We Are The Winners” (Lituânia) – 6% - 6 votos






   Crno i Belo é o nome da canção interpretada por Kaliopi, cantora macedónia, no Festival Eurovisão da Canção de 2012. Kaliopi é só a maior estrela pop do país, além de famosa, é uma excelente compositora e poeta. Kaliopi subiu ao grande palco da Eurovisão em Baku no Azerbaijão, com mais alguns elementos também eles músicos. No inicio da atuação a música parece calma e quem a começa a ouvir sente que vai assistir a mais uma balada mas não, tudo não passa de uma mera suposição, porque a partir do primeiro minuto a música tem uma tendência crescente e alguns toques de sons rock. Kaliopi é senhora e rainha de uma grande voz, chega mesmo a ser impressionante. Ninguém diria que aquela voz calma do inicio da música se transformaria naquele vozeirão a dar para o rouco, simplesmente lindo de se ouvir. A guitarra elétrica faz todo o sentido nesta atuação. O cenário ligou bem com a música, apresentando motivos pretos e brancos. Depois de quatro anos sem por os pés na final do certame musical, a Macedónia conseguiu com Kaliopi apurar-se para a última fase e acabar na décima terceira posição. Kaliopi é vista como a diva pop da Macedónia e dos Balcãs.



   Estreou-se em 2000 e arrebatou o título com Marie N dois anos depois. Desde então, tem ocupado quase sempre os últimos lugares da semi-final. Talvez se eles não fossem ao ESC ninguém teria dado pela sua falta. Voltando ao objetivo da rubrica, apesar de não ser um país que envie temas bons, eis que 2005 foi uma exceção: “The War Is Not Over” interpretada por Walters e Kazha. Os seus nomes verdadeiros são Valters e Karlis, e formaram este duo que levou esta bonita balada. A canção apresenta uma letra que acaba por ser uma elipse: "A guerra não terminou, todos sabem disso / É só um motivo para nos fazer acreditar / Que alguém é o perdedor, alguém é o vencedor", que pode ser interpretado como um apelo aos seus ouvintes para não acreditar no que as fontes oficiais dizem. Passou à final por um triz: 4 pontos ditaram a passagem da Letónia em detrimento da Polónia. Depois, Valters perdeu a voz numa "after-party" e não estava totalmente recuperado, cantando num tom mais baixo. Apesar de se ter notado, resultou perfeitamente para o público e júri. A música ganhou outra magia, e dos 85 pontos conquistados na semi-final, passaram para os 153 na final. Podemos pensar que temos a mania da perseguição, mas ao analisarmos a tabela de pontuações, foi Portugal a qualificar a Letónia para a final, atribuindo-lhes os preciosos quatro pontos que precisavam. No pós-ESC, em conjunto, foram os comentadores para o certame em Dusseldorf para a televisão letã, e em 2012, Valters foi o “mensageiro” dos pontos.



   Estreou-se por estas andanças em 2003, e no ano seguinte, envia Ruslana para interpretar “Wild Dances”.   Uma música cativante, dançante, com ritmos típicos e uma atuação soberba, ainda hoje é lembrada por muitos fãs como sendo uma música que marcou o festival. Porque foi uma música que não foi cantada totamente em inglês, porque mostrava a vontade do povo ucraniano ou porque foi aguerrida no que fez. Conquistou a Europa. Na semi-final, ficou em segundo, atrás do Zeljko Joksimović da Sérvia e Montenegro, que fazia a sua estreia na competição. Na final, “flip-flop”: Zeljko Joksimović caiu para segundo, “apenas” com 263 pontos, e a Ruslana acabara por ganhar com 280. De Portugal, arrebatou 12 pontos na semi-final e 10 pontos na final. No ano seguinte, Ruslana tentou ser co-apresentadora, mas os seus conhecimentos de inglês não eram assim tão grandes, e fez algumas entrevistas aos artistas concorrentes. Aqui fica uma curiosidade: Há uma vietnamita que comprou o copyright da música e fez um cover da mesma, sendo o título, traduzido para português, algo como “Dança da Selva”.



  Rona Nishliu é um nome inesquecível quando se pensa nas passagens da Albânia pela Eurovisão aliás, Rona Nishliu é a maior referência albanesa no certame musical e por isso tem o seu lugar garantido na Eurovisão d’Ouro. "Suus", é o nome da belíssima balada interpretada por Rona no Festival da Eurovisão em 2012, em Baku. Apesar de ser mais uma balada na Eurovisão achámos esta como sendo única e uma das mais bonitas que algumas vez ouvimos neste certame. 
"Suus" é uma balada em que se nota o lamento da artista, foi baseada em experiências de vida que Rona foi tendo, fala dos tempos difíceis e das soluções para resolver os problemas. A cantora esteve em palco sozinha, o cenário em tons de branco e vermelho e muito fumo que dava a sensação que Rona estava acima das nuvens foi algo mágico e é cativante quando uma pessoa e a sua voz apenas, conseguem encher tão imenso palco mas que vozeirão que nunca mais acaba, aqueles prolongamentos do "Suus" fazem-nos arrepiar, ficando mesmo a pensar como é possível existirem estes estrondosos alcances vocais. Rona tem um poder interpretativo fora do comum o que fez com que os espectadores se envolvessem ainda mais com a música.  Apesar da música ter sido cantada em albanês, todos fomos transportados para junto da cantora e da sua emoção. Rona conseguiu alcançar o 5º lugar na tabela de classificação da final e deu assim o melhor resultado eurovisivo á albania até então.



  "La Mirada Interior", foi a música cantada por Marian no Festival da Eurovisão da Canção 2005, em representação da Andorra. A canção foi cantada em catalão e fala da necessidade de encontrar a beleza própria antes que se encontre algures no resto do mundo, daí a necessidade de um olhar interior para encontrar a nossa verdadeira essência. 
 Marian apresentou-se em palco com mais cinco elementos, três apoios vocais femininos e dois bailarinos. A música tem um conjunto de sons interessantes e agradáveis ao ouvido e o espaço foi muito bem aproveitado, pois tanto Marian como os bailarinos e o coro executaram coreografias e introduziram alguns elementos á atuação como o caso dos leques de penas. Andorra não se conseguiu qualificar para a final mas a musica acabou por ganhar uma versão em inglês.


QUAL DESTES 5 ESCOLHIDOS É O VOSSO PREFERIDO?
(vote na sondagem que se encontra no lado direito do site)



09/08/2014

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved