Novidades

latest

Eurovisão d'Ouro - Nono texto: Bielorrússia, Bulgária, Moldávia, Arménia e República Checa










E O VENCEDOR DO OITAVO LOTE É:
(leia o texto [AQUI])

Kaliopi – “Crno I Belo” (Macedónia)



RESULTADOS COMPLETOS:

1º Kaliopi – “Crno I Belo” (Macedónia) – 29% - 18 votos
2º Rona Nishliu – “Suus” (Albânia) – 27% - 17 votos
3º Ruslana – “Wild Dances” (Ucrânia) – 21% - 13 votos
4º Walters & Kazha – “The War Is Not Over” (Letónia) – 18% - 11 votos
5º Marian – “La Miranda Interior” (Andorra) – 5% - 3 votos
62 VOTOS



  E chegou a vez de falarmos de um país muito patriótico, que está enjoado de "cheesecakes" e que até gostam de festas com “Solayoh”. É também uma superpotência no JESC, a Eurovisão para os mais novos.
Em 2007 leva-nos magia e ilusionismo para o certame com Koldun (significa “mago” em russo) com o tema “Work Your Magic”. Aí Koldun descreve o poder que a sua amante tem sobre ele, comparando-o a "magia". Ele diz-lhe a ela que, como resultado de seu poder, ela pode "manter meu coração para sempre vivo". Ele também promete que "vais ter o melhor que eu tenho para dar." A sua performance foi marcante, tanto que os comentadores da BBC apontavam tamanhas semelhanças entre o intérprete e Diana de Gales.
Falemos agora de resultados: 174 pontos na semifinal e um 4.º lugar, em que Portugal deu um ponto, o único ponto dado por um país da Europa Ocidental. Na final, 145 pontos e 6.º lugar, o que lhe valeu o lugar mais alto de sempre ocupado pelo país. Koldun tem uma carreira sólida nos países russófonos e, apesar de ter tentado mais uma vez, sem sucesso, representar o país, é um seguidor habitual do festival. E por isso, marca presença na nossa rubrica.



   Poli Genova foi a representante da Bulgária na Eurovisão de 2011 com o tema "Na inat". Poli Genova é dona de uma grande voz e um grande poder interpretativo, e mostrou tudo isso quando subiu ao palco da Eurovisão em Dusseldorf. Acompanhada por uma banda, Poli cantou e encantou, embora não tivesse sido o suficiente para conquistar um lugar na final. A cantora moveu-se por todo o palco, aproveitou muito bem todo o espaço. A voz esteve perfeita e o cenário ligou muito bem com a música, a chuva virtual a cair, o vento e os jactos de fogo utilizados na actuação acrescentaram ainda mais força á música que já por si é forte. A letra fala-nos de uma pessoa confiante em si própria, forte, que não se vai deixar derrubar por ninguém e vai conseguir alcançar os seus objectivos.
O sonho de Poli era poder pisar o palco da Eurovisão e conseguiu fazê-lo à quarta tentativa. Pela insistência, garra, determinação, música, voz e presença em palco, Poli Genova merece um lugar na Eurovisão d’Ouro.



  O ano de 2005 foi ano de estreia (ainda nos lembramos da avozinha que tocava o tambor), e a Moldávia foi sempre mostrando regularidade, à excepção deste ano, onde tudo correu mal. Olhemos um ano antes. Aliona Moon pisa o palco eurovisivo pela segunda vez consecutiva (a primeira foi a fazer parte do coro de Pasha Parfeny) trazendo-nos "O Mie". A escolha do uso da língua romena deve-se à má pronunciação do inglês por parte da cantora. Além disso, poderá ter sido o facto dela não se sentir a vontade com o tema em inglês. A escolha do romeno foi acertada. Uma atuação brilhante terminou com um excelente 11º lugar. Os romenos gostaram tanto que lhes deram 12 pontos. Curioso o facto do final das performances romena e moldava ter terminado da mesma forma, em que o palco subia para reforçar a grandeza do amor.



Chegou a vez de falar deste país da região da Europa Oriental. Estreou-se em 2006 e tem tido boas prestações. A melhor foi mesmo em 2008 com a sensual Sirusho. Na altura com 21 anos, levou com grande energia e performance o seu "Qélé, Qélé". A sua energia contagiou a Europa e conquistou um excelente 2º lugar na semifinal. Na final atingiu o 4º lugar e 199 pontos. Curiosamente teve mais vezes os doze pontos que a própria vencedora, o que leva a pensar se o ESC fosse em Yerevan em vez de Moscovo...



  Se aplicássemos o mote “dos fracos não reza a história”, a República Checa nem sequer teria qualquer destaque no certame. É o país que tem menos sucesso no festival, tendo se estreado em 2007, e ficando-se no último lugar com 1 ponto da Estónia. No ano seguinte apresentava-se com Tereza Kerndlová com “Have some fun”. Não sei se foram os planos, não encontramos falhas na interpretação, se bem que o cenário deveria ser outro. Se calhar ela está um pouco parada para a música que é. Ou talvez seja porque o país está para a Eurovisão como Portugal está para ganhá-la. Resultado: não ficou em último (ficou um lugar acima), com 9 pontos, mas no ano seguinte tiveram o pior resultado de sempre, o último lugar sem qualquer ponto atribuído. Lá se retiraram do concurso e não têm intenção de voltar. Mas, fica a curiosidade, as gémeas que fazem parte do coro voltaram à Eurovisão, como Twiins, que poderiam alcançar a final, mas ficaram-se pelo 13.º lugar em 2011 com “I'm still alive”, representando a Eslováquia.


QUAL DESTES 5 ESCOLHIDOS É O VOSSO PREFERIDO?
(vote na sondagem que se encontra no lado direito do site)




16/08/2014

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved