O museu de Horn, Áustria, ganhou notoriedade com a vitória de Conchita Wurst em Copenhaga. Porquê? Porque estão a expor uma estátua rara de Saint Wilgefortis, uma santa católica que também é uma senhora barbuda. Apesar de ser relativamente obscura, a santa permanece na lista de santos católicos, tendo o seu próprio dia comemorativo. Esta é também conhecida como Liberata or Kummernis.
Saint Wilgefortis é uma princesa que fez um voto de castidade após a sua conversão para o cristianismo. Quando o seu pai a obrigou a casar com o rei da Cecília, esta recusou-se tendo deixado crescer uma barba como protesto. Uma vez que o rei não queria casar com uma mulher barbuda, o casamento foi cancelado. Enraivecido, o pai da princesa mandou que esta fosse crucificada.
Aparentemente, deixar crescer uma barba foi, e continua a ser, uma forma de protesto. Enquanto Saint Wilgefortis protestou contra o casamento e a favor da libertação das mulheres, Conchita promoveu a mudança no que toca aos papéis de género. Em honra a esta histórica vitória eurovisiva, a exibição da estátua foi remodelada, tendo sido incluídas informações e fotografias referentes a Conchita. Inclusivamente foi evidenciado um aumento do turismo austríaco de 165% desde a final do ESC 2014.
Fonte e imagem: wiwibloggs
31/05/2014
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.