Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2014: São Marino




VALENTINA MONETTA - "MAYBE"



Andreia Fonseca: O instrumental nem é muito mau - é seguramente melhor do que o tema de 2012 (isso não é nada difícil). Mesmo assim, parece demasiado amador, e chega a tornar-se aborrecido. 

Catarina Gouveia: Oh Valentina… É a tua terceira tentativa e mandas isto? Não havia melhor? É uma música bonita, mas um pouco antiquada, pouco marcante e que pouco cresce. Espero, sinceramente, que seja a última participação da Valentina por agora. Enough is enough.

Cláudia Peres de Matos: Mais uma balada, que está muito longe da qualidade de “Crisalide”. Embora tenha a mesma linha, pois inicia calma e vai evoluindo no ritmo, essa evolução não chega para se tornar marcante. Também não gosto da parte em que Valentina “declara” a letra, sem cantar. 

Diogo Canudo: Fiquei bastante desiludido. Esperava que São Marino trouxesse este ano uma melhor canção, e que já tinha percebido como fazer uma música que agradasse aos fãs eurovisivos. "Maybe" é super esquecível e tem um instrumental semelhante a tantos outros.

Elizabete Cruz: Ai Valentina, Valentina! Esperava algo muito melhor, admito. Não que seja horrível e inaudível, mas também não é daquelas músicas que vai fazer querer ouvir de novo. É que este instrumental acaba por se tornar um pouco monótono à medida que avança.

Jessica Mendes: É bem mais fraco do que a do ano passado. Maybe não me diz nada, não transmite o que é suposto transmitir.

Miguel Rodrigues: Um instrumental fraco que parece que veio dos anos 70, talvez, e que foi um pouco trabalhado. Falta muita modernização em todo o tema. O refrão acaba por nem se conseguir destacar. 

Ricardo Mendes: Esperava algo mais forte por parte de San Marino! E algo ainda melhor do que foi apresentado o ano passado, mas enganei-me! Este instrumental está muito datado e sem qualquer algo de novo no concurso! É uma balada muito bonita e com acordes fantásticos, de prender qualquer pessoa à televisão, mas duvido que cause impacto nos telespectadores!

Sérgio Ferreira: Uma música mais aproximada à do ano passado, mas um pouco mais leve. Tem um crescimento interessante e mais contido que o “Vola”. Ainda assim, acho que a sonoridade que ganha no final é, novamente, um pouco forçada.


Andreia Fonseca: Já é bem conhecida a capacidade vocal da intérprete, não é uma “superpotência” do canto, mas é bastante competente (quando a música assim o permite).

Catarina Gouveia: A que já sabemos. Não é muito potente, mas é uma voz bonita e, até agora, adequada a todos os temas que Valentina interpretou na Eurovisão. Este não é exceção. 

Cláudia Peres de Matos: Quanto à voz nem é preciso tecer grandes apreciações. Em “The Social Network Song” não deu para mostrar, mas com “Crisalide” Valentina deu provas de que é uma grande cantora. 

Diogo Canudo: Mais uma vez, Valentina canta muitíssimo bem e adoro o seu timbre de voz. É pena uma voz com este potencial e com esta qualidade não tenha uma canção à altura.

Elizabete Cruz: A nível vocal, Valentina está aquilo que já se esperava. No entanto, não é uma música que peça muito à voz, e Valentina tinha certamente mais para dar. 

Jessica Mendes: Por mais quantos anos é que eu tenho de comentar a voz dela? Ela canta bem, mas já estou farta!

Miguel Rodrigues: Competente, e é sem dúvida o melhor de todo o tema. Quer se goste ou não, Valentina tem uma voz excecional e toda a Europa o sabe. 

Ricardo Mendes: A Valentina Monetta apresenta-se mais uma vez, segura e com uma presença mais madura! Voz adequada ao tema, sem falhas!

Sérgio Ferreira: Pela terceira vez consecutiva, é uma voz que não nos é nada estranha.


Andreia Fonseca: Não espero a existência de computadores em palco, mas a interpretação não deve ser muito original. Mesmo assim, considero que Valentina tem uma boa presença em palco. 

Catarina Gouveia: Espero algo semelhante ao ano passado, a música não tem mais por onde pegar.

Cláudia Peres de Matos: Não faço ideia como vai apresentar a canção, mas não espero ver aquele vestido esvoaçante outra vez. 

Diogo Canudo: Valentina Monetta é conhecida na Eurovisão pelas suas atuações - tanto no mau como no bom sentido. Vou esperar algo semelhante a 2013, mas que nada se destaque.

Elizabete Cruz: Algo me diz que vai aparecer mais alguma coisa peculiar no palco. Não falemos de 2012, mas vejo algo como no ano passado, não igual, mas do mesmo género. Até diria que vão usar algumas partes do videoclip. 

Jessica Mendes: Não podemos esperar muito já que é um país que não costuma apostar muito nessa parte, pelo que se espera algo simplista.

Miguel Rodrigues: Já todos sabemos que é, basta ver a atuação do ano passado. Precisa de se acalmar um pouco mais para não oscilar a voz, e para ser uma atuação perfeita. 

Ricardo Mendes: Espera-se mais uma vez, uma presença de encher o olho, como a Valentina já nos habitou! Esta canção irá necessitar de muitos efeitos cénicos para atrair a atenção do público.

Sérgio Ferreira: Desejo uma atuação criativa como vimos no ano passado.


Andreia Fonseca: (“Maybe” devam parar de trazer a mesma intérprete ao ESC.) Tanta repetição da palavra Maybe enjoa… A mulher não tem certeza de nada. Mais uma vez se fala de Amor no ESC. Boring!

Catarina Gouveia: Mais uma música a falar de amor, e da possibilidade de nos apaixonarmos. É fofinha.

Cláudia Peres de Matos: Uma letra sobre as incertezas. Há a constante repetição “maybe…”, no meio de algumas metáforas.

Diogo Canudo: A letra não é profunda e não tem nada que se distinga de tantas outras. Apesar de ser já irritante estarem sempre a falar de amor na Eurovisão, que o façam de uma maneira original. Esta, de todo, não é.

Elizabete Cruz: Definitivamente, nada de especial. Não é profunda, não passa nenhum sentimento em especial. É só uma letra envolta de dúvidas sobre uma relação. Nada que nunca se tenha visto.

Jessica Mendes: A letra é o melhor desta proposta. No entanto penso que Maybe é repetido vezes demais.

Miguel Rodrigues: Aquela letra que serve para rimar. É engraçada, mas nada de especial. 

Ricardo Mendes: Uma letra que tem muitos “Maybe” o que chega a ser muito cansativo! Mas não posso desconsiderar o poema que é lindissimo! Mas sem os “Maybe” repetidos ficaria melhor.

Sérgio Ferreira: Simples, mas com qualidade.


Andreia Fonseca: Mais uma se fica pela semifinal. 

Catarina Gouveia: O mesmo de sempre, não é? Milagres não existem.

Cláudia Peres de Matos: Depois de ver o resultado da segunda semifinal do ano passado, fiquei com certezas que São Marino pode até levar a Madonna que nunca vai passar à final. 

Diogo Canudo: Valentina, podes já dizer que voltas em 2015, porque não vais realizar o teu sonho de ir à final eurovisiva!

Elizabete Cruz: Diria que não é desta que a Valentina chega à final.

Jessica Mendes: Preparem-se, vou dar-vos uma enorme novidade: São Marino fica na semifinal!

Miguel Rodrigues: Vai ser muito difícil passar à final. 

Ricardo Mendes: Mas uma vez, São Marino ficará pela semifinal, com muita pena minha (ou talvez não, pelos fãs que a Valentina adquiriu o ano passado).

Sérgio Ferreira: “Talvez” seja desta!


Andreia Fonseca: 6 pontos

Catarina Gouveia: 7 pontos

Cláudia Peres de Matos: 5 pontos

Diogo Canudo: 4 pontos

Elizabete Cruz: 5 pontos

Jessica Mendes: 4 pontos

Miguel Rodrigues: 5 pontos

Ricardo Mendes: 6 pontos

Sérgio Ferreira: 7 pontos

Total: 49 pontos


Andreia Fonseca: À terceira não vai ser de vez.

Catarina Gouveia: Maybe é altura de parares, Valentina. 

Cláudia Peres de Matos: Valentina, já chega!

Diogo Canudo: Valentina, gostava mais de ti com o Facebook!

Elizabete Cruz: Não Valentina, para ti não é “Maybe”. Para ti é “No!”, mesmo.

Jessica Mendes: “Maybe we can try” – tu já tentaste vezes demais e já percebeste que não vai acontecer nada, se não a tua estadia pela semifinal. 

Miguel Rodrigues:  “Maybe”, a maior desilusão.

Ricardo Mendes: Maybe uma final para a Valentina? Ela merece! 

Sérgio Ferreira: Maybe in the final...


 Suécia - 85 pontos;  Arménia - 74 pontos;  Azerbaijão - 66 pontos;  Bélgica - 62 pontos;  Estónia - 57 pontos;  São Marino - 49 pontos; Moldávia - 46 pontos;  Rússia - 46 pontos;  Ucrânia - 42 pontos; 10º Albânia - 34 pontos; 11º Islândia - 28 pontos; 12º Letónia - 20 pontos.


Vídeo: Youtube
04/04/2014
( Hide )
  1. Não restam dúvidas de que a 2ª SF é bem mais forte do que a 1ª... são poucas as canções que se destacam nesta. E, infelizmente, a de São Marino não é uma delas. Um esforço bem melhor que o de 2012 (o que não é difícil) mas não tão bom quanto a canção de 2013. A melodia, curiosamente, transporta-me a umas décadas atrás (associo aos anos 70) e este "Maybe" não terá o desfecho pretendido... ainda não é desta, São Marino, que chegas à Final. 4 pontos!

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved