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Comentários às músicas FC 2014: Catarina Pereira - Mea Culpa




CATARINA PEREIRA - "MEA CULPA"



Andreia Fonseca: Este instrumental é material vencedor! É verdade que não é melhor do que o de “Canta por mim” (principalmente no refrão), mas mesmo assim é “eurovisivo”, orelhudo e cativante. O facto de terem sido impostas muitas expetativas pode ter prejudicado a apreciação do tema, mas é como tudo na vida: primeiro estranha-se, depois entranha-se – e como se entranha bem este tema!

Catarina Gouveia: A guitarra portuguesa é contagiante e sempre uma boa escolha, ajudando a criar esta canção, facilmente audível e que fica na cabeça. A canção pouco traz de novo, sendo uma versão mais madura da “Canta Por Mim”, o que me desiludiu um pouco, pois lá por ser mais madura não quer dizer que seja melhor. E, na realidade, não é. É até um pouco ultrapassada.

Cláudia Peres de Matos: Mais semelhante a “Canta por Mim” não podia ser. É uma cópia autêntica! Como em 2010 era a preferida de muitos fãs, chegou a altura de a levar a representar Portugal. 

Diogo Canudo: Se os fãs tanto pediram um novo "Canta Por Mim", aqui têm! "Mea Culpa" é uma mescla de "Die For You" e "Canta Por Mim", bem feito e com um toque de modernidade. Inicialmente, pareceu-me ser um tema datado, no entanto, após a atuação da cantora na semifinal, mudei logo as minhas ideias e considero que o tema tem material eurovisivo.

Elizabete Cruz: Sim, é uma cópia do “Canta por Mim” tão cópia que em vários momentos dei por mim a conseguir adivinhar o que ia suceder na melodia. No entanto, é música para vingar lá fora e sem dúvida que faria as delícias dos fãs eurovisivos. 

Jessica Mendes: Esta é sem dúvida a proposta mais eurovisiva e a que devia ganhar, no entanto tudo precisa de ser melhorado. A música não passa de um “Canta por mim” 2.0 mas mais fraca.

Miguel Rodrigues: Não é nada de novo, com muita felicidade minha, pois é bastante parecido com o de “Canta Por Mim”, mas quem quer saber? É uma canção festivaleira, arrebatora e que por mim podia levar alguns melhoramentos e ficava perfeita.

Ricardo Mendes: Sonoridade típica de algo eurovisivo com toques ritmados e com sons de guitarra portuguesa que, no seu todo, tem os condimentos necessários numa excelente proposta a ser exibida para a Europa.

Sérgio Ferreira: Bem ao estilo Eurovisão. Tem todo o poder para poder resultar e chamar a atenção na Europa. Fortíssima.


Andreia Fonseca: Neste aspeto reside, para mim, o principal ponto fraco do tema. Não! Não estou a querer referir que a intérprete canta mal – Catarina sempre foi bastante eficiente. No entanto, as vozes (todas elas!) não parecem “encaixar” na perfeição. Pode ter sido daquela atuação, das próprias condições acústicas do espaço, não sei… Mas algo soou confuso na atuação. 

Catarina Gouveia: Acho que isto vocalmente foi um pouco desastroso. Perdi a conta das vezes em que a Catarina desafinou. O coro também não estava no ponto. Ainda assim, reconheço que a Catarina sabe cantar – já nos deu algumas provas disso -, ainda que não tenha uma voz muito potente, e com certeza que, vencendo o festival, iria melhorar consideravelmente neste aspeto. 

Cláudia Peres de Matos: Conheço bem a voz da Catarina e sei que tem qualidade. A projeção de som do Convento do Beato não é das melhores, e isso prejudicou todos os intérpretes. Apesar disso, Catarina saiu-se muito bem. 

Diogo Canudo: É o ponto mais fraco da atuação. Nota-se, claramente, que a voz de Catarina está mais trabalhada do que em "Canta Por Mim". Hoje, está bastante eficiente e aceitável. No entanto, falta mais brilho à qualidade vocal.

Elizabete Cruz: Um aspecto a melhorar. Catarina Pereira é bastante competente a nível vocal, mas a coreografia acabou por proporcionar algumas falhas na voz. Para além disso, a junção com o backing vocal soou estranha.

Jessica Mendes: A Catarina precisa de trabalhar a parte vocal (sobretudo naquele “ohh” inicial que foi muito mau), há muito backing vocal.

Miguel Rodrigues: Catarina tem uma excelente voz apesar de que na televisão, no dia da semifinal, não tenha parecido, ao vivo não houve qualquer falha. 

Ricardo Mendes: A Catarina, além de ser uma grande interprete, quando sobe a um palco quer mostrar tudo o que sabe e parece que o ambiente joga toda a sua a sua volta. Graciosa nos seus gestos, e interacção com os outros elementos da equipa é fundamental para termos uma atuação que fica nos olhares do público.

Sérgio Ferreira: Tem uma voz bonita, embora não seja das mais fortes. Enquadra-se bem na melodia.


Andreia Fonseca: A presença em palco é impecável – talvez a inclusão de alguns adereços pudesse abrilhantar mais o tema. A coreografia é bastante boa (inspirações eurovisivas na Ucrânia 2008 e Geórgia 2010, entre outras), com a interação de todos em palco – para ficar mesmo excelente faltava a competência da RTP em realizar planos de câmara decentes.

Catarina Gouveia: O esperado. Ainda que com um guarda-roupa de bradar aos céus, o efeito esvoaçante do vestido resultou bem, assim como a coreografia – mesmo que substancialmente inferior à coreografia de Canta Por Mim. O trabalho das câmaras em nada favoreceu a atuação. 

Cláudia Peres de Matos: Os elementos foram bem escolhidos, as cores também. Para a próxima (e a Catarina prometeu) será com mais energia. 

Diogo Canudo: A presença de palco é estupenda. A culpa de não ter parecido tão estupenda foi por causa dos planos de câmaras horríveis da RTP. A coreografia está muito bem pensada para resultar em televisão, e Catarina Pereira mostra, mais uma vez, que o seu ponto forte, além da música, é, sim, encher o palco por inteiro e cativar a audiência.

Elizabete Cruz: Se faltou harmonia entre os elementos em termos vocais, com certeza não faltou na presença de palco. Catarina conseguiu encher o palco e animar quem assistia. Mais uma vez notou-se algumas semelhanças com a “Canta por Mim”, não sendo isso propriamente um ponto fraco. A única coisa que provavelmente mudaria era as roupas, achei aquele vestido horrível!

Jessica Mendes: Tudo desde a estrutura da música à coreografia nos lembra da justa vencedora de 2010. Os outfits precisam de ser mudados definitivamente.

Miguel Rodrigues: Excelente, excelente, tirava só alguns movimentos, que acho que são exagerados e a mais. Mas a artista faz tudo o que a música pede. Perfeita. 

Ricardo Mendes: A Catarina, além de ser uma grande interprete, quando sobe a um palco quer mostrar tudo o que sabe e parece que o ambiente joga toda a sua a sua volta. Graciosa nos seus gestos, e interacção com os outros elementos da equipa é fundamental para termos uma atuação que fica nos olhares do público.

Sérgio Ferreira: Depois do “Canta Por Mim”, a sua grande presença não surpreende. 


Andreia Fonseca: Letra simples, com um toque de Latim (inspiração no “Gratia Plena” de 2012?”). O que eu gostava que este tema fosse cantado em inglês – sim, neste aspeto não sou nada nacionalista. Não é um poema brilhante, mas é o suficiente para completar a melodia e “dar espetáculo”.

Catarina Gouveia: Típico tema para uma letra de uma música pimba, com uns termos verbais ligeiramente mais arrojados. Nada de mais, sendo que a letra é o que há de menos importante nestas circunstâncias e neste género musical.

Cláudia Peres de Matos: Uma letra “caliente” que se destaca pela originalidade do título. Eu continuo a defender que poderia ser traduzida para inglês. 

Diogo Canudo: A construção da letra está muito bem feita. Não é melhor que "Canta Por Mim", no entanto está excelente, vendo bem o cenário das letras das músicas mais mexidas nos últimos tempos. As rimas estão perfeitas, e nota-se um pouco de contemporaneidade à letra.

Elizabete Cruz: Uma letra que sem dúvida soa bem melhor em inglês. Não costumo ser apologista de traduções para o inglês, mas nesta dou o braço a torcer. Em todo o caso, não é uma letra diferente daquelas que já foram vistas muitas vezes.

Jessica Mendes: A letra é mais uma, mas bem superior à de “quero ser tua”.

Miguel Rodrigues: Uma letra complexa, e que se não tivermos atentos, achamos que é uma banalidade total. 

Ricardo Mendes: Uma declaração de amor que se insere em qualquer momento da nossa vida. O poema adequa-se muito à estrutura do tema apresentado e com refrão orelhudo.  

Sérgio Ferreira: Fala do amor e da atração física com uma letra construída com muito bom gosto. Não se restringe a fazer rimas básicas, sendo um bom poema. 


Andreia Fonseca: Possível vencedora e, quem sabe, finalista no ESC – basta ser devidamente trabalhada.

Catarina Gouveia: Possível vencedora. E sendo a equipa que é, os melhoramentos iriam fazer com que nos posicionássemos num “bom” lugar na Eurovisão.

Cláudia Peres de Matos: Vencedora do FC 2014. 

Diogo Canudo: Espero, sinceramente, que vença. Admito que a Suzy pode roubar-lhe a vitória, mas espero que isso não aconteça. Portugal precisa de levar um toque mexido refinado, já que nunca levou algo assim à Eurovisão. Chega de baladas!

Elizabete Cruz: Espero sinceramente que seja a vencedora do Festival da Canção. Na Eurovisão teria definitivamente um lugar na final.

Jessica Mendes: É provável que mais uma vez se fique pelo segundo lugar.

Miguel Rodrigues: Minha representante de 2014.

Ricardo Mendes: Este tema poderá fazer furor junto dos eurofans por essa Europa fora. Poderá levar Portugal à final do Eurovison Song Contest. 

Sérgio Ferreira: É, sem dúvida, a melhor canção. Tenho receio de que não ganhe, por ser logo a segunda canção, tendo “Quero Ser Tua” como a sua principal concorrente. 


Andreia Fonseca: 10 pontos (só não leva os 12 pontos, decorrente da parte vocal)

Catarina Gouveia: 8 pontos

Cláudia Peres de Matos: 12 pontos

Diogo Canudo: 12 pontos

Elizabete Cruz: 10 pontos

Jessica Mendes: 10 pontos

Miguel Rodrigues: 10 pontos

Ricardo Mendes: 12 pontos

Sérgio Ferreira: 10 pontos

Total: 94 pontos


Andreia Fonseca: Canta por mim v.2.0

Catarina Gouveia: “Mea culpa”, na realidade, devia ter tido menos expetativas!

Cláudia Peres de Matos: “Mea Culpa” é a única que tem hipóteses de ter sucesso no ESC. 

Diogo Canudo: Não é culpa tua, Catarina. É culpa do júri que não te levou em 2010 à Eurovisão! Mas vais este ano...

Elizabete Cruz: Se não ganhares desta, não te preocupes, a culpa não foi tua!

Jessica Mendes: Canta por nós, Catarina!

Miguel Rodrigues: Mea Culpa não é se não fores a nossa representante, Catarina. 

Ricardo Mendes: MEA CULPA gostar desta canção! Desculpem- me! Eu sou assim!

Sérgio Ferreira: Isto é Eurovisão.


Catarina Pereira: "Mea Culpa" - 94 pontos
Rui Andrade: "Ao Teu Encontro" - 72 pontos


Vídeo: Youtube
11/03/2014
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  1. Juntamente com a canção da Zana, esta é a minha grande favorita... mea culpa! ;-) A melodia é "catchy" e gosto particularmente do apontamento étnico da nossa guitarra portuguesa. Uma simbiose que resultou muito bem! A letra não é nenhuma obra-prima, é verdade, mas dentro do género não está mal. Julgo que teríamos muito a ganhar se levássemos a versão em língua inglesa (e eu sou um acérrimo defensor da diversidade linguística no certame - aliás, foi tal que me levou a interessar pelo ESC: sonoridades e línguas diferentes do habitual...). Há trabalho a fazer no coro de apoio... a coreografia está sóbria qb, o que é bom (afinal, trata-se de um festival da canção e o enfoque não deverá ser retirado à própria canção). Concordo que o trabalho de imagem no FdC foi péssimo: os planos mostrados ocultaram muitos aspectos importantes do todo. Se ganhar o FdC 2014 (assim espero!), sugiro a presença de uma guitarra portuguesa e guitarrista em Copenhaga - uma imagem forte da simbiose entre o moderno e o tradicional. Fica a sugestão.

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  2. Sem dúvida que é a melhor!

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  3. Era a melhor sem duvida de 2014. Tanto na RTP da Canção como Na Eurovisão da Canção. Catarina Pereira com Meia Culpa 2014 sempre.

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