Nuno Marques da Silva é o autor do poema da Canção nº8, "Sonhos roubados", com música de Nuno Feist e interpretação de Raquel Guerra.
Esta é a 5ª canção que este autor escreve para o Festival da Canção. Em 2007 foi "Além do sonho" (por Vanessa e Henrique Feist), em 2008 concorreu com "Do outro lado da vida" e em 2010 com "Alvorada", ambos os temas na voz de Vanessa. Regressou ao Festival em 2012 com "Gratia plena", tema defendido por Ricardo Soler, todas esta canções compostas por Nuno Feist.
Deixamos aqui a entrevista concedida por Nuno Marques da Silva.
Festivais da Canção – Como surgiu a parceria para participar como letrista neste Festival RTP?
Nuno Marques da Silva - Recebi o convite do Nuno Feist que aceitei de imediato. É um prazer trabalhar com ele. Para além de um grande amigo é um magnífico profissional e um ser humano como poucos.
FC – Descreva-nos a sua canção do ponto de vista poético (da letra).
NMS - Penso que é um poema com muita força e muito actual suportado na fantástica composição do Nuno Feist e na interpretação brilhante da Raquel Guerra.
FC – O título do seu tema é “Sonhos Roubados”. Em que se inspirou para este título?
NMS - Ele resulta do próprio poema. Eu diria que ele é a essência do poema.
FC – É a sua quinta participação como letrista neste certame. O que une ou diverge esta poesia das anteriores que levou ao Festival?
NMS - Como todas as outras foi escrita propositadamente para o Festival e comporta à semelhança das anteriores vários subtextos.
FC – Este ano a escolha da canção vencedora recai exclusivamente sobre o televoto. Concorda com este método de votação? Porquê?
NMS - Como sempre tenho dito não existem modelos de votação perfeitos mas ainda assim tenho visto modelos de votação que ainda não foram utilizados no Festival da Canção e que aparentemente têm funcionado muito bem noutros países.
FC – Como se sabe este ano comemoram-se os 50 anos do primeiro Festival RTP da Canção. Qual é a sensação de ser parte integrante deste certame num ano tão especial?
NMS - É certamente um privilégio estar presente e tudo faremos para honrar a confiança que depositaram na equipa.
FC – À sua canção foi atribuído o nº 8 no desfile. Acha que a ordem do desfile poderá ter alguma influência na votação dos espectadores em casa?
NMS - Vale o que vale, mas gostei da coincidência de sermos a canção nº 8, no dia 8 de Março.
FC – Dos temas que até hoje passaram pelos Festivais RTP qual ou quais considera a(s) melhor(es) letra(s)?
NMS - Se não estou em erro já passaram pelos festivais mais de 600 temas o que torna muito difícil fazer uma seleção mas aprecio especialmente todas as letras que se identificaram com os momentos em que foram cantadas e onde as letras do José Carlos Ary dos Santos, que muito admiro, se destacam de todas as outras.
FC– Este espaço é seu para divulgar o seu tema e a sua equipa. (poderá escrever algumas linhas para divulgar a sua canção).
NMS - Toda a equipa está animadíssima e muito identificada com a canção. Espero que ela contagie e emocione todos os que a ouvirem. Muito obrigado à Raquel pela interpretação que emprestou a este poema e permitiu que ganhasse vida própria.
Fonte: Festivais.sapo/Imagem: Google
20/02/2014
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.