O Chefe de Delegação da RTP ao Eurofestival, José Poiares, revelou à equipa do Festivais da Canção que a RTP vai realizar o Festival da Canção para escolher o nosso representante para Copenhaga.
No ano em que se comemora o 50º aniversário do Festival da Canção fazia todo o sentido realizar este espetáculo com forma de escolher a nossa canção para o ESC2014. Este ano o Festival vai ter dois espetáculos: no primeiro, serão apresentados os temas a concurso que ficam à votação dos portugueses, sendo que nessa mesma noite serão eliminadas 5 das 10 canções concorrentes. As restantes 5 ficarão à votação dos portugueses, durante uma semana e ainda no decorrer do espetáculo do segundo dia.
A RTP optou, novamente, por convidar 10 compositores/autores a apresentarem uma canção para o festival, sendo a escolha dos cantores feita pelos autores, sempre com o aval da RTP. Outra das grandes novidades consiste na abolição do júri distrital, sendo a escolha da canção da inteira responsabilidade do televoto. Nestes dois espetáculos será homenageado o Festival da Canção decorrente do seu 50º aniversário. O local, datas e apresentador(es) ainda não estão definidos, porém, segundo informação da estação pública, estes dois espetáculos decorrerão durante a primeira quinzena de março. Os compositores/autores estão a ser convidados nesta fase do processo.
Fonte: Festivais da Canção | Imagem: RTP
14/01/2014
Sinceramente não sei até que ponto a abolição dos júris distritais será boa ideia. Perde-se um pouco o espírito "Festival da Canção", mas vamos esperar para ver como correrá.
ResponderEliminarAinda bem que não há juri distrital, na maioria das vezes percebiam de tudo menos de música. Era medonho de se ver!!!
ResponderEliminarO televoto é contribuir para uma subjetividade que se afasta dos aspetos técnicos e que leva frequentemente a escolhas duvidosas.
ResponderEliminar