Haverá, algum dia, uma seleção bielorrussa sem drama ou intervenção presidencial? Talvez, mas não em 2014.
Na sexta-feira a selecção bielorrussa ocorreu e TEO com o seu tema "Cheesecake" foi escolhido para hastear a bandeira da Bielorrússia, em Copenhaga. A final terminou com um empate, no entanto TEO ganhou a votação do júri, ao passo que Max Lorens e DiDyuLya ganharam pelo televoto. Por terras (supostamente democráticas) bielorrussas, as regras estipulam que, em caso de empate, o voto do júri prevalece. Hoje, o duo enviou uma carta ao presidente Alexander Lukashenko, a pedir-lhe que interfira nos resultados e cancele o voto da final nacional. Um extrato dessa carta foi publicado nos meios de comunicação social:
"Os membros do júri ignoraram abertamente a opinião das pessoas, que consideraram que o nosso dueto era digno de representar a Bielorrússia na competição europeia na Dinamarca. A opinião de milhares de pessoas que votaram não foi considerada - 8 pessoas decidiram por todo o país. Além disso, os organizadores da seleção cometeram as seguintes graves violações: o júri trabalhou de forma instável (presidente ausente); os votos em si do júri e os protocolos de tratamento foram realizados após o anúncio da opinião dos telespectadores, criando a possibilidade de "emparelhamento" dos resultados da seleção . O resultado do concurso foi realizado como se as pessoas não votassem.
Em conexão com acima , por favor:1 ) harmonize os princípios da selecção nacional para uma abordagem europeia: quando vários finalistas apresentarem o mesmo número de pontos, é dada prioridade à opinião dos telespectadores (não à do júri), garantindo a igualdade de condições de votação de ambos os lados;2) analise os resultados da fase de qualificação final "Eurovision -2014" e o direito de representar a República da Bielorrússia da dupla Max Lorens e DiDyuLya, os telespectadores atribuíram um maior número de votos (8746) com uma vantagem significativa de Theo (5088)."
Além disso, foi criada uma petição online, sendo, também, realizado um concerto em Minsk de Max Lorens e DiDyuLya sob o lema “For Fair Voting” (Por um votação justa).
Fonte: Oikotimes | Imagens: eurovision.tv e charter97
13/01/2014
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.