10º TEMA:
CANTORES PORTUGUESES PLAGIAM MÚSICAS EUROVISIVAS
Uma pessoa fica transtornada. É que nem há outra palavra. Andamos aqui, todos esperançosos, a dizer aqui e acolá que Portugal tem muita gente com talento que devia ser valorizado e blá-blá-blá, e depois saem-nos estes cromos na rifa.
Foi noticia há uns dias em todos os sítios eurovisivos portugueses, e será o nosso tema de conversa hoje. Andava eu a ver as tristezas do dia, quando me deparo com um vídeo de um programa para donas de casa, da RTP. Neste, estava um marmanjo qualquer com um mau (terrível) cabelo, a cantar uma musiquita de Natal. Ri-me, claro. Não cantava nada, tinha uma música com uma letra horrível… Mas eis que se deu o clique. Pensei: bem, eu conheço isto. Leio a publicação em questão, e então aí percebi: ‘Pera lá, é a música da Charlotte! Aquela do ano em que a Dana deu aquele show com o troféu e esbardalhou-se toda!
A pessoa, compreensível em mim, ainda pensou que aquilo devia ser uma cover, visto que a letra é quase igual, ainda que a palavra Natal tenha sido jogada aqui e ali. Como li por aí, o autor da letra parece mesmo ser o Google Translator. Mas não. Diego Kalé disse, na pequena entrevista dada antes de nos benzer com a sua graça no programa Praça da Alegria, que o tema era fresquinho e acabado de sair do estúdio, assumindo-se como autor da canção. Uma coisa será certa: ou as pessoas adoram ser ridículas ou este homem quer ser reconhecido, não por ser cantor, mas por ser um palhaço imitador. É que só pode.
Aproveitemos esta onda para falar de outro caso semelhante, ainda que mais discreto – afinal de contas, este caso não nasceu ontem, no mundo da música. A Romana aproveitou o hype dado pela sua participação no programa A Tua Cara Não Me É Estranha e lançou uma musiquinha assim à pressa, para o povo não se esquecer dela. Acontece que a tal musiquinha foi tão feita à pressa que acabou por ser uma cópia bem óbvia de Euphoria. Mudou o nome, para Insónia. “Vamos lá pôr isto assim parecidinho que é para ver se ainda consigo ganhar algum dinheiro a fazer a minha música de “chacha”.
Um pequeno apontamento para o facto de esta canção de Romana valer a pena, um grande fail na promoção do seu single:
Eu não sei se estes artistas pensam que já ninguém liga à Eurovisão, e por isso decidem cometer crimes destes. É revoltante todos pedirem para valorizarmos os nossos artistas, para os apoiarmos, se acontecem coisas destas que, parecendo que não, vão tirando credibilidade à música portuguesa. Digo sem hesitar que todos devemos fazer o máximo para denunciar estas pessoas. Este tipo de situação é grave e não deve passar em vão.
RECOMENDAÇÕES FINAIS:
"Diego Kalé e Romana, em primeiro lugar, não sei o que vos deu na cabeça para escolherem os vossos nomes de artistas. Em segundo, ganhem vergonha na cara. O que seria se alguém fosse à Eurovisão com um plágio de um tema vosso?"
Sei que é só instrumental mas esta http://www.youtube.com/watch?v=CIUpvcZHyIU tambem não vos lembra alguem??Ahh pois anda por aí muito plagiador neste país.
ResponderEliminarA canção da Romana não é plágio, pois se forem ver o CD dela, aparecem os nomes dos verdadeiros autores. Ou seja, é uma versão, um cover. E isso não é crime nenhum, é saudável, e acontece com os maiores cantores. Deviam estar mais atentos antes de escrever este tipo de coisas
ResponderEliminar