"Este espaço nasceu no dia 15 de março de 2011 e desde cedo que se quis distinguir pela originalidade. O nosso trabalho, enquanto equipa, é unicamente o de mostrar o Festival Eurovisão da Canção aos nossos olhos, louvá-lo e criticá-lo. Aqui, o que realmente importa é a opinião, a escrita criativa e passar a mensagem", equipa Crónicas de Eurofestivais.
COMO O ANO DE 2013 FOI PARA A EQUIPA DO CE...
Diogo Canudo, 19 anos, Estudante de Jornalismo
Funções: diretor, cronista, redator, relações públicas e gestor de redes sociais
"2013 foi um ano muito difícil. Talvez porque foi o ano em que o Crónicas de Eurofestivais conseguiu dar um pulo maior, triplicar as visitas e tornar-se um dos blogues mais lidos em Portugal, e no estrangeiro, sobre a Eurovisão. Conseguimos fazer uma rubrica dificílima e que ninguém mais conseguiu fazer até hoje, "A Eurovisão e o Festival da Canção na imprensa nacional", com o apoio da OGAE Portugal. Conseguimos ultrapassar barreiras e apostar em rubricas que, supostamente, não deviam ser feitas por blogues de referência como o nosso, com "Já Não Me Amas?" , "Eurovisão Para Totós", "As Cusquices da Dona Gertrudes" e "¿Por qué no te callas?". E conseguimos continuar a oferecer um leque de rubricas de qualidade, como "E Foi Por Pouco...", "Apreciações Musicais - ESC 2013", "Opiniões Musicais - ESC 2013", "É Por Isto Que Lá Devíamos Estar...", "Abecedário Eurovisivo" e "Euroestatuetas". Conseguimos ter uma maior participação de artistas eurovisivos, tivemos um total de 14 entrevistas, 19 crónicas e a presença em eventos como "Eurovision In Concert 2013" e "Eurovision Live Concert 2013". Sinceramente, acho que só há motivos para celebrar e esperar que 2014 corra tão bem como correu 2013. Bom ano novo a todos!"
Jessica Mendes, 20 anos, Estudante de Ciências da Comunicação
Facebook: [AQUI]!
Funções: administrador, cronista e redator"2013 não foi de todo um ano para recordar (só se for pelos piores motivos), pelo menos a nível eurovisivo. No "Crónicas" tive o prazer de fazer “As cusquices da Dona Gertrudes”, onde me deixaram utilizar o meu lado mais irónico (de que muito gosto) e, ainda, as “Euroestatuetas”, juntamente com o Sérgio que, ao que parece, deixaram o senhor Rambo Amadeus muito incomodado (já a nós deixou-nos a rir e a gozar da nossa “mini-fama” durante umas boas horas). Portugal não participou na Eurovisão e as músicas a concurso eram francamente pobres. A semana eurovisiva não me trouxe o entusiasmo de outros anos precisamente por isso, e ainda por cima a meio da semana o meu Benfica perde a final da Liga Europa. Posso dizer que foi das piores semanas do ano e costumava ser sempre das melhores. Para 2014 desejo a todos um grande ano e não preciso que consigamos um bom lugar na Dinamarca - só quero uma boa representação de que me possa orgulhar e um bom espetáculo que me faça dizer com gosto que sou fã eurovisiva."
Sérgio Ferreira, 19 anos, Estudante de Ciências da Comunicação
Facebook: [AQUI]!
Funções: cronista, redator, relações públicas, gestor de redes sociais
"Este ano foi o primeiro, desde que acompanho a Eurovisão como fã, que o meu país não participou no certame europeu e, consequentemente, não fez festival. Para além disso, tem alguma piada o facto de, no primeiro ano em que estou a viver em Lisboa (visto que sou das ilhas), não conseguir sequer tentar ver a final nacional ao vivo... Acontece! Contudo, apareceu o Crónicas de Eurofestivais que me permitiu viver um pouco, de certo modo, dentro do mundo eurovisivo. O nosso trabalho está diretamente relacionado com a Eurovisão e a nossa função é dar a conhecer esse mundo e apresentar as várias perspetivas existentes sobre ele. Muito obrigado a todos aqueles que seguem a nossa página, bem como aos que estiveram envolvidos comigo neste projeto! Bom ano a todos!"
Catarina Gouveia, 20 anos, Estudante de Jornalismo
Facebook: [AQUI]!
Funções: cronista, redator e gestor de redes sociais
"2013 foi um ano importante para mim. Foi o ano em que entrei no Crónicas de Eurofestivais, o que permitiu que explorasse, ainda mais, o meu lado eurovisivo para todos os nossos leitores. Apesar de ter sido difícil adaptar-me ao ritmo, é com orgulho que vejo todo o trabalho que publicámos e as visitas que esses mesmos tiveram. Tive a oportunidade de fazer as rubricas "Abecedário Eurovisivo", "A Eurovisão e o Festival da Canção na imprensa nacional" e "¿Por qué no te callas?". Todas elas foram um sucesso de audiências e, por isso, espero manter o nível em 2014 e fazer ainda mais rubricas. Bom ano novo a todos!"
Miguel Rodrigues, 17 anos, 12º ano de Artes Visuais
Facebook: [AQUI]!
Funções: designer
"2013 foi um grande ano! Pena não termos tido a oportunidade de ver Portugal na Eurovisão. A verdade é que fiquei muito feliz no primeiro dia do ano, ao receber a noticia que ia poder colaborar nesta equipa, que é o CE. Foi muito importante, pois todos os dias se aprendem coisas novas - mas nesta equipa é a todas as horas. Foi muito bom poder ter uma iniciativa repartida com a Catarina, em que todas as semanas saía uma letra do alfabeto e que tínhamos de escolher uma palavra com a inicial dessa mesma letra. Foi bastante gratificante poder apresentar aos fãs “Abecedário Eurovisivo”. O meu texto favorito foi a letra U de Único. Concluindo, foi um ano cheio de trabalho, mas como o ditado popular diz: "quem corre por gosto não cansa". E se eu gosto, porque não trabalhar a triplicar em 2014? Bom ano novo!"
Cláudia Peres de Matos, 25 anos, Licenciada em Dietética
Facebook: [AQUI]!
Funções: cronista
"Para mim, é sempre um prazer fazer parte do "Crónicas" e trabalhar com esta fantástica equipa! Mas este ano foi especial! Iniciei as minhas funções em 2012, mas foi em 2013 que participei em novos projetos e que me deram muito gozo. Adorei trabalhar nas "Apreciações Musicais - ESC 2013". Em cada semana a curiosidade de como ficaria a pontuação final era tanta que estávamos sempre ansiosos que os comentários fossem publicados. Depois, elaborei uma iniciativa que foi um sucesso: "E é por isto que lá devíamos estar" - fiquei satisfeita com os resultados, pois tive sempre aquela sensação que os fãs eurovisivos acompanhavam-me nas palavras e nos sentimentos. No final, a confirmação da participação de Portugal no ESC 2014 deixou-nos a todos muito felizes.
Agora, espera-nos mais um ano de trabalho e muitas emoções eurovisivas. Um desejo para o novo ano? Uma boa classificação portuguesa em Copenhaga... e sonhar que um dia o certame venha para terras lusas. Um bom ano 2014 a todos os nossos leitores, sempre com o "Crónicas" presente nas vossas vidas. Estaremos cá para vos fazer viver com mais intensidade este mundo mágico que é a Eurovisão."
Ricardo Mendes, 38 anos, Licenciado em Direito, Jurista na Câmara Municipal de Lisboa
Facebook: [AQUI]!
Funções: relações públicas
"2013 foi um ano em grande para o Crónicas de Eurofestivais. Sempre com novidades eurovisivas, curiosidades e muita animação com a novela eurovisiva, do agrado de uns e detestada por outros. Que 2014 seja um ano de destaque para blogue na comunidade eurovisiva, quer a nível nacional quer internacionalmente. Feliz 2014 a todos os leitores."

Elizabete Cruz, 21 anos, Estudante de Radiologia
Facebook: [AQUI]!
Funções: cronista, redator e gestor de redes sociais
"O meu ano no CE começou, na realidade, há bem pouco tempo, por isso fazer este balanço acaba por ser um pouco ingrato, para mim. Encontrei muito trabalho já feito e uma “honra” que era preciso manter, e foi nisso que me foquei. Não posso falar em grandiosidade, porque a grandiosidade do grupo não foi construída por mim, mas falo em orgulho. É um orgulho poder estar aqui e poder, todos os dias, colocar o meu nome em alguma notícia, sabendo a responsabilidade que isso acarreta."
30/12/2013
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.