A emissora da Polónia anunciou a realização de uma final nacional, com vista a eleger os representantes do país para a Eurovisão 2026, confirmando a presença no certame eurovisivo.
A emissora estatal polaca, Telewizja Polska (TVP), revelou que se fará representar no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2026, a realizar-se em Viena, na Áustria. O anúncio foi feito no programa matinal Pytanie na Śniadanie, confirmando também a realização de uma final nacional para a seleção dos representantes.
As inscrições para a seletiva vão estar abertas até 24 de novembro, sendo que, entre os dias 27 de novembro e 05 de dezembro, um comité de seleção analisará todas as propostas recebidas. Cada membro do comité selecionará 10 canções e atribuirá pontos, sendo que as 20 mais pontuadas serão convocadas para audições ao vivo agendadas para 18 de dezembro.
Um total de 10 artistas serão selecionados para a gala ao vivo, agendada para 14 de fevereiro, com a emissora polaca a selecionar dois suplentes e entre um a três artistas convidados. A escolha do vencedor ficará 100% a cargo do televoto.
A Polónia participou pela primeira vez no concurso europeu na edição de 1994, tendo ficado em segundo lugar nesse mesmo ano e alcançado o seu melhor de sempre na competição. Em 2025, o país foi representado por Justyna Steczkowska e a canção "GAJA", tendo terminado no 14.º lugar com 156 pontos.
Recorde "GAJA":
Fonte: Eurovoix/Imagem e Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.