Após a notícia da retirada da Sérvia do festival, a OGAE Sérvia deu uma declaração oficial ao público demonstrando o porquê de esta retirada não ser acertada.
Ao longo do discurso, a OGAE Sérvia apresentou vários motivos para defender o seu ponto de vista, de entre eles o facto de a Eurovisão ser um dos programas mais vistos em todo o mundo, a seguir aos Jogos Olímpicos e ao Campeonato Mundial de Futebol, de permitir a união de Europa mas, sobretudo, o facto de o festival ser um motivo de orgulho para o país, para além de instigar o espírito de competição.
"Recentemente, o falecido chefe da RTS, Aleksandar Tijanić, disse que o nosso sucesso na Eurovisão é muito maior do que no campeonato europeu de futebol. Temos sido teimosos e continuado a jogar, mesmo que não haja um bom resultado alcançado. Por que, então, ninguém sugere que nos devemos retirar? Então nós também não devemos retirar-nos da Eurovisão. Ele também dizia que é a nossa obrigação participar no concurso, já tivemos lá mais sucesso do que em qualquer outro lugar. Essa é a razão exata pela qual o governo deve ajudar a RTS a enviar um representante no próximo ano à Dinamarca, já que participamos sempre desde 2008. A partir das nossas experiências anteriores, e agora que os custos de participação com a taxa estão sob € 100,000, é a promoção mais barata que um país pode ter.
Também com a nossa retirada, a possibilidade do Kosovo se tornar parte do concurso poderia aumentar. Houve algumas tentativas mal sucedidas nos últimos anos, e se, eventualmente isso acontecesse poderiam haver problemas para a Sérvia.
Nós não podemos deixar que os nossos artistas percam a chance de se representar a si mesmos num cenário internacional como a Eurovisão. Talvez não brilhemos tanto quanto nós pensamos que vamos brilhar, mas devemos tentar motivar os nossos cantores já afirmados para tentarem participar em um evento como este.
Para verem como este concurso é muito importante para alguns países, como bom exemplo, podemos dizer que a Macedónia escolheu Tijana Dapcevic para representá-los, e como representante montenegrino a Europa verá Sergej Cetkovic. Também a Grécia, que perdeu a emissora nacional há alguns meses vai participar, com o apoio das autoridades.
Agora, quando nos estamos a esforçar para aderir à União Europeia e quando estamos à espera da data para começar com as negociações de adesão, o nosso compromisso de participar deve ser ainda maior.
A OGAE Sérvia também está a permitir que se saiba que começaram uma petição no facebook e eles estão a chamar todos para os apoiar a eles e também a Sérvia, a fim de que todos nós possamos ver um representante na Dinamarca."
Podem ajudar colocando gosto [AQUI]!
Fonte: Oikotimes/Imagem:Google
23/11/2013
Todos os pontos apresentados para a não desistência são muito válidos...agora estarem a a "tentar" impedir o Kosovo de participar ou estarem com medo que tal aconteça é nojento...gostava mesmo que mais tarde ou mais cedo o Kosovo concorresse mesmo pra ver o que acontecia.
ResponderEliminarSe o Kosovo começar a participar a Sérvia abandona o Esc de vez.
ResponderEliminar