Novidades

latest

Croácia: artistas e fãs lamentam saída da Eurovisão


A emissora croata anunciou na quinta feira a sua desistência do Festival Eurovisão da Canção 2014. A decisão deixou muitas personalidades e fãs desapontados.

       Problemas financeiros e maus resultados nas últimas edições. Foram estas as razões apontadas pela HRT para retirar o país do Festival Eurovisão da Canção. A pausa pretende ser temporária e servir para ajudar o canal a encontrar a canção certa para voltar em força à competição. Até lá, multiplicam-se as críticas à emissora e os lamentos.  
       Ksenija Urlicic, responsável pela secção de entretenimento da HRT no final da década de 1990, disse ao 24Sata que ficou triste com a notícia. "Enquanto fui a líder deste projeto, o Dora [final nacional] e a Eurovisão não eram dispendiosos. Nós reavíamos mais dinheiro do que aquele que investíamos", recordou. Contudo, Elizabeth Homsi, responsável pelo entretenimento até ao ano passado, disse que os problemas financeiros já vinham de antes do seu mandato. 
      Velimir Duretic, que escolheu os Klapa s Mora este ano, disse que a grande maioria dos gastos com o grupo foram cobertos pelo Conselho de Turismo da Croácia, aliviando a emissora de grandes gastos.
      Quanto aos artistas, o representante em 2000, Goran Karan, criticou a decisão: "a Eurovisão trouxe-nos muito dinheiro e sempre atraiu turistas". O cantor ironiza ainda, dizendo que, assim, o país também deveria fechar os clubes de futebol e cancelar os eventos mais populares na Croácia. Maja Blagdan (1996), disse que é preciso escolher uma canção "sem muita hesitação, calculismo e lobbies", como até agora acontecia. 
       Neda Parmac, uma das "Feminnem", acha que a pausa pode fazer bem para se pensar no problema. Já o líder dos Klapa s mora, Marko Skugor, disse não estar nem contente nem triste pela notícia, mas acrescentou que nenhum dos elementos do grupo se sente responsável pela decisão.
       Já Tonci Huljic, compositor do tema de 1999, acusou a HRT de investir em programas mais caros e menos lucrativos, como a gala "Porin", "onde se investe sete vezes mais do que na Eurovisão para uma audiência de 2,1%". O responsável pela canção de 1996, Zrinko Tutic, disse que a culpa é da "arrogância e incompetência" dos responsáveis do canal.
      Os fãs eurovisivos também já se manifestaram: o grupo EuroFest Croatia lançou um comunicado, onde se lê que a Eurovisão sempre contribuiu para a promoção da língua e cultura do país.

Fonte: Wiwiblogs/Imagem: Google
21/09/2013

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved