
Lembram-se da indignação que todos nós sentimos em 2010 quando Filipa Azevedo venceu o Festival da Canção? A verdade é que nesse ano tivemos uma feita completamente para a Eurovisão. Uma canção dançante, atual sem nunca esquecer os elementos tradicionais portugueses. “Canta por mim” foi talvez o nosso maior desgosto no Festival da Canção. Catarina Pereira não é uma grande intérprete, mas a sua voz aliada a toda a cenografia da atuação fez da música uma obra-prima que tinha de vir, pois claro, das mãos de Andrej Babic e Carlos Coelho (não fossem eles os compositores da amada “Senhora do Mar”). A segunda classificada (com os 12 pontos do público português) foi a escolhida para representar Portugal no OGAE Song Contest onde arrecadou um excelente 3º lugar. Ainda hoje a música é recordada pelos eurofãs de todos os países. Perguntamo-nos que lugar teríamos alcançado com “Canta por mim”… Como é óbvio não vencíamos (nem que fosse a melhor música a concurso) mas será que conseguíamos o melhor lugar de sempre? Um lugar no top 5? É uma pergunta à qual nunca poderemos responder tamanha foi a burrice do júri distrital!
O historial de canções que mereciam passar às finais eurovisivas e não conseguiram é bastante extenso (e discutível). No entanto, há injustiças bastante evidentes e uma delas é a entrada deste ano por parte de São Marino. Uma canção fortíssima e com um registo diferente e arrojado era das favoritas deste ano, mas acabou por ficar a um lugar de chegar à final. Valentina mostrou garra em palco e trouxe uma apresentação lindíssima, que agradou a quem lá esteve no recinto e a quem assistiu por toda a Europa. Foi, certamente, uma das maiores desilusões dos últimos anos, mas uma música que marcou quem é fã desta festa.
Podíamos ficar aqui dias a discutir flops e suas razões mas como não temos dias para isso falemos apenas de um, o mais evidente deste ano: Alemanha. Mal os eurofãs viram Cascada na seleção alemã pensaram “a Alemanha este ano está a apostar forte mais uma vez, vão conseguir um lugar ainda melhor que o do ano passado, quem sabe se não voltam a ganhar”. É evidente que o nome não conta para nada no que à Eurovisão diz respeito (veja-se Bonnie Tyler, por exemplo) mas o que é certo é que “Glorious” parecia reunir o apoio de grande parte dos fãs eurovisivos. A Alemanha estava bem posicionada nos sites de apostas, Natalie canta bem (se bem que na final deixou um pouco a desejar) e a música é atual. Então , o que se passou? Fácil. No ano passado a música vencedora já era dentro deste género, portanto “Glorious” deixou de ser novidade; a apresentação de palco foi muito pobre (o número das escadas já está mais que visto e faltavam bailarinos); a música era demasiado básica e sem nada que se destacasse tal como a letra. É provável que as pessoas se estejam a fartar de ver este tipo de música na Eurovisão.
ENGLISH VERSION
Do you remember how we all felt in 2010 when Filipa Azevedo won the Festival da Canção? That year we had a song completely made for Eurovision. A dance, actual song with traditional Portuguese elements. Catarina Pereira is not an amazing singer with the greatest voice ever, but her voice combined with all the performance’s scenography made the song a masterpiece that was composed, of course, by Andrej Babic and Carlos Coelho ( the same composers of the beloved "Senhora do Mar"). The second placed song (with the 12 points of the Portuguese televote) was chosen to represent Portugal in OGAE Song and finished in an excellent 3rd place. Even today the song is remembered by eurofans in all countries. We wonder what place would we achieved with "Canta por mim" ... Obviously we would not win (even if it was the best song in the competition) but could we get the best place ever? A place in the top 5? It is an answer we’ll never have!
The history of songs that deserved to go to the finals and failed is quite extensive (and debatable). However, there are quite obvious injustices and one of them is San Marino’s entry this year. A song with a very strong and different registration and bold was one of the favorites this year, but ended up at the 11th place in the semifinal. Valentina showed claw on stage and brought a beautiful presentation, which pleased those who were there in the arena and who watched across Europe. It was certainly one of the biggest disappointments of recent years, but a music that marked who is a eurofan.
BIGGEST FLOP IN A FINAL
We could stay here for days arguing flops and their reasons but as we don’t have days to speak about it, we’ll speak only about one, the more obvious this year: Germany. Since eurofans saw Cascada among the contestants of the German national final they thought "this year Germany is strong again, it will get even a better place than last year, who knows if it won’t win again." It is obvious that the “name” does not count for anything in the Eurovision concerns (see Bonnie Tyler for example) but what is certain is that "Glorious" seemed to gather the support of most of the eurovision fans. Germany was doing good in bettings, Natalie sings well (though in the final it didn’t went so well) and the music is actual. So what happened? Easy. Last year’s winner was the same style of "Glorious" so the german song was no longer something new; the performance was very poor (the number of stairs was already seen); the music was too basic and it had nothing that stand out such as the letter. It is probable that people are tired of seeing this kind of music at Eurovision.
Discordo totalmente com o facto do maior flop
ResponderEliminarConcordaria muito mais com o Zdob şi Zdud com a "So Lucky".
Desde quando é que a "So Lucky" é um flop?! Muita sorte tiveram eles na semi-final (ficaram em 10.º) e até que não ficaram NADA mal na final (12.º lugar, 97 pontos), tendo em vista que a música é, a meu ver, uma das piores (acho que só ficam mesmo à frente de "A Luta é Alegria") de 2011.
ResponderEliminar