COMENTÁRIOS GERAIS DA SEMANA:
Para variar, as minhas vontades são deixadas para segundo lugar. Muitos países escolheram e apresentaram as suas músicas esta semana; poucos apresentaram e escolheram músicas com qualidade e dignas de participações na Eurovisão. A Suécia tem um lote de canções bem fraco para a final, a Hungria oferece-me um bocado de tempo para ir à casa-de-banho, a Bulgária quer dar cabo dos meus tímpanos e a Geórgia salva a honra do convento.
10 NOTÍCIAS DA SEMANA:
Waterfall revelada
Foi apresentada na passada quarta-feira a música que representará a Geórgia na edição deste ano da Eurovisão: Waterfall, cantada por Sophie e Nodi.
Waterfall revelada
Foi apresentada na passada quarta-feira a música que representará a Geórgia na edição deste ano da Eurovisão: Waterfall, cantada por Sophie e Nodi.
Dona Gertrudes:
Depois do maravilhoso número circense que foi "I'm a Joker", a Geórgia decide realmente enviar uma música à Eurovisão! "Waterfall" é uma balada bem feita, com elementos instrumentais muito bonitos e as vozes conseguem encaixar-se na perfeição sem que nenhuma delas se sobreponha à outra. A apresentação do palco é que tem de ser bem feita (uma coisa como "Shine" seria interessante) e é top 10 garantido. Eles é que me fazem lembrar um casalinho de adolescentes que vi ontem na rua a beijarem-se como se não houvesse amanhã. No meu tempo não era nada assim...
Mizerja apresentada
Também já é conhecida a música que representará a Croácia na competição. Mizerja é o nome da canção.
Dona Gertrudes:
Vou confessar: Estava à espera de mais ... muito mais! A música nem é má, mas pelo amor de Deus, têm seis cantores, era interessante ver realmente os seis a cantar! O instrumental podia ser muito melhor aproveitado. Quer dizer eles estão sempre a repetir a mesma coisa - já parece aquela coisa que algumas pessoas fazem o favor de ouvir no autocarro (e de fazer os outros ouvir) chamada "Black and Yellow". Mais, a Croácia anda assim tão pobre que não arranja seis microfones?
Contigo hasta el final pela Espanha
A Espanha escolheu há uma semana a música que a banda El Sueño de Morfeo irá interpretar em Malmö. Contigo hasta el final foi a grande vencedora do programa Destino Eurovision.
Dona Gertrudes:
Os nossos vizinhos que não pensem que conseguem um lugar como o do ano passado! Aliás, se não ficarem a baixo do vigésimo lugar já se podem dar por muito felizes. A voz da rapariga é um bocado irritante, ela que me desculpe. Parece a vizinha de cima a gritar com a filha. Outra coisa que me irrita é o facto de toda a gente ter a mania de levar músicas sobre o tema "amor". Um dia eu sei que vou perceber tanta insistência sobre o tema (porque o meu príncipe encantado virá buscar-me deste mundo cruel), mas hoje não é esse dia!
Bye Alex pela Hungria
Foi no passado sábado escolhida a música vencedora do A Dal e que irá a Malmö enquanto representante húngara. Esta é Kedvessem.
Dona Gertrudes:
Obrigada Hungria por me proporcionares um bom momento para ir à casa de banho! Perdi as conta às vezes que disse que o A Dal este ano era do piorio e as músicas são tão horríveis que até dá dó. Acho que até o Festival da Canção do ano passado foi menos mau que isto. A música escolhida é péssima. Os ingleses têm a palavra perfeita para a descrever: Boring! Aquele tom monocródico lembra-me a de um professor que uma vez tive que, na maioria das aulas, ficava a dar aulas para as paredes. Não consigo suportar isto!
Também no passado a Estónia fez a sua decisão por uma balada, desta vez no feminino: Et uus saaks alguse.
Dona Gertrudes:
Vamos lá a perceber uma coisa: não é por a rapariga ter uma balada bonitinha e cantar mais ou menos que vai chegar sequer aos calcanhares de Ott Lepland e Kuula. Tudo bem que não havia muito por onde escolher, mas outra balada? Devem querer-me fazer adormecer a ver o festival (de certeza que o meu Lulu não vai aguentar). É que esta nem é daquelas baladas calmas que depois explode; mantém-se mais ou menos constante e não acrescenta nada de novo ao mundo eurovisivo. Mais, ela que troque aquele vestido porque parece uma camisa de dormir.
Andra Chansen do Melodifestivalen
Mais uma gala no passado sábado que deu o passaporte para a final do Melodifestivalen a Anton Ewald e Robin Stjernberg.
Dona Gertrudes:
Este ano anda bem fraquinho o Melodi e, sinceramente, pouco me interessou o Andra Chancen, porque já sabia que nada ia acrescentar à final de Sábado. Acho excessivo dois homens (aliás, um homem e um miúdo) a dançar na final (no passado houve-os, mas não era nenhum miúdo com a mania que tem o cabelo a fazer de crista). A outra passagem tolera-se, a música não é má de todo, mas nunca conseguirá ganhar (a não ser que mais um fenómeno estranho aconteça no mundo eurovisivo). Ontem estava a ouvir as músicas da final e apercebi-me que há apenas uma mulher. Curioso!
Música da Macedónia apresentada
Foi na quarta-feira apresentada a música que Esma Redzepova e Vlatko Lozanovski irão cantar em Malmö: Imperija.
Dona Gertrudes:
Não sei bem o que pensar desta música. É sem dúvida um grande risco corrido pela Macedónia, mas acho que até vão conseguir um bom resultado. Misturas de elementos tradicionais com o modernismo é sempre algo que inconstante nos resultados finais. O par é improvável. Não os consigo imaginar juntos em palco. Ela parece uma vizinha minha que agora decidiu juntar-se com um rapaz 20 anos mais novo que ela! Mas o certo é que as duas vozes combinam na perfeição. Não estava à espera.
Lonely Planet pela Arménia
Lonely Planet será a música interpretada por Gor Sujyan em Malmö enquanto representante da retornada Arménia.
Dona Gertrudes:
Se foi para isto que voltaram à competição, mais valia estarem no vosso cantinho sem me chatearem com mais músicas más. Sou pessoa para me rir, e muito, se acontecer a este o mesmo que aconteceu à Emmy em 2011. Estava eu à espera de música para bater com a cabeça nas paredes (ao menos não me esquecia dela tão facilmente) e aparece-me isto. E alguém que o ensine a dizer Lonely. Quer dizer, afinal é só o título da música e ele nem isso!
Kismet para Elitsa e Stoyan
A Bulgária decidiu no passado domingo que Kismet seria a música que a dupla Elitsa e Stoyan (que já estiveram na Eurovisão em 2007) interpretarão na Suécia.
Dona Gertrudes:
Estou numa indecisão: não sei se a de 2007 é pior ou menos má que esta! Já decidi: são as duas horríveis. Por muito que adore o facto de cantarem na própria língua (e blá blá blá), há coisas que os meus ouvidos não conseguem suportar. Uma delas é a voz de Elitsa! Está igual à de 2007 e eu lembro-me o quanto odiei essa música. E a "dança" é fenomenal, nem sei como conseguem fazer algo tão elaborado. Conselho: se não querem fazer uma coisa a sério, não façam nada que é melhor. Espero bem que isto não passe à final porque eu não suporto ouvir isto mais que uma vez.
No domingo também a Sérvia fez a sua escolha e optou pelo trio Moje 3 com a música Ljubav je svuda.
Dona Gertrudes:
Bom, a música não é má de todo, as roupas é que podiam ser outras. As raparigas devem ter-se enganado. O carnaval foi o mês passado. Parece que, tanto como muita gente por essa Europa fora queria a música Spas, mas claro que a Eurovisão gosta de me ver chateada. Pode ser que com o tempo passe a gostar mais da música, mas nunca na vida se vai igualar à música do ano passado. Valia mais a Sérvia mandar todos os anos o Zeljko Joksimovic, que, pelo menos assim, de certeza que eu gostava!
Fontes: ESCToday, ESCDaily, JanelaESC, eurovision.tv, Oikotimes/Imagens: Google
Vídeos alojados no YouTube
05/03/2013
05/03/2013
the hungarian song is NOT BORING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminar