COMENTÁRIOS GERAIS DA SEMANA:
As pessoas do mundo eurovisivo andam com sérios problemas em decidir de uma vez quais as músicas que vão levar para a Suécia. Falando em Suécia, as músicas deste ano foram tão fracas que qualquer uma que ganhasse não seria nada de especial. A Holanda deverá ficar-se pelo caminho outra vez, a Ucrânia fez tantas mudanças na música que já nem a reconheço. A Roménia escolheu uma música que rebenta com os meus tímpanos! Mas que semana fantástica!
10 NOTÍCIAS DA SEMANA:
Birds de Anouk revelada
Birds de Anouk revelada
Foi ontem apresentada a música que Anouk irá cantar em Malmö, Birds.
Dona Gertrudes:
A Holanda nunca conseguiu classificar-se para a final e também não estou a ver isso acontecer este ano. Esta música é diferente do que se vê normalmente no mundo eurovisivo e, talvez, por isso, não a consiga ver a resultar. Ou as pessoas gostam ou odeiam. Eu faço parte do segundo grupo. Não posso com músicas melancólicas que não explodem em qualquer momento. A voz dela está bem para este tipo de música, mas, desculpem-me os fãs, eu não consigo ouvir isto. Mais uma pausa para a casa de banho!

Solayoh é a música de Alyona Lanskaya
A cantora bielorrussa apresentou a sua canção na passada terça-feira e cantou-a ao vivo na final nacional Romena, Solayoh.
Dona Gertrudes:
Esta melhorou um bocado em relação à primeira coisa que a rapariga cantou na final nacional. Será que é mesmo desta que ela se decide? É que esta história de ela ir e depois não ir, ou de andar a mudar de música, já me irrita. Isto parece mais uma música grega do que da Bielorrussia, mas os países têm de inovar, não é? Até porque a Bielorrússia não tem nada a perder (o normal já é estarem fora da final, independentemente daquilo que levam).
Bulgária muda a música
Kismet venceu a final nacional búlgara no entanto, devido a problemas com direitos de autor, a canção teve de ser substituída por Samo Shampioni.
Dona Gertrudes:
Às vezes penso que não consigo odiar assim tanto uma música, mas eis que alguém me surpreende. Eu não vi a final búlgara, vá-se lá saber porquê. Limitei-me a ouvir a vencedora e, agora que já tinha carregado a minha cruz, mudam a música e tenho de ir ouvir outra cantada pela voz mais irritante que alguma vez ouvi. Pessoas, decidam-se quanto às músicas que ganham as vossas finais nacionais. Se há problemas com a música agora, também os havia antes. Cheia de problemas também eu ando!
Bonnie Tyler representará o Reino Unido
Bonnie Tyler, cantora internacionalmente conhecida, será a representante do Reino Unido em Malmö com a canção Believe in Me.
Dona Gertrudes:
Eu não sou a pessoa mais indicada, mas por muito que eu tenha gostado da senhora há uns anos atrás, o que é que a levou a aceitar o convite da BBC? Deve estar mesmo desesperada! O Reino Unido não ganha a Eurovisão por falta de interesse e manda cantores de quem já ninguém se lembra para tentar não ficar em último lugar (coisa difícil para eles). Uma balada muito bonita e blá blá blá, mas eles têm de perceber que não é com velhotes que vão lá (veja-se o exemplo do ano passado). Daqui a 30 anos teremos a Adele ou os Coldplay na Eurovisão!
Robin Stjernberg venceu no passado o Melodifestivalen com a sua canção You. É a primeira vez que uma canção vinda do Andra Chansen vence a final nacional sueca.
Dona Gertrudes:
De tudo o que havia na Suécia lá ganhou um dos menos maus. Uma final que costuma ter tanta qualidade... mas este ano foi desastroso! Acho que a música tem gritos a mais, mas pelo menos é melhor que a do ano passado. Estava eu a pensar que ia ganhar aquele ser que ainda não sei se é homem ou mulher e ganha um que nem passou à final diretamente. Isto é que foi uma surpresa! Bonito foi ver aquele que não pára de gritar, e cujo piano está a arder, ficar-se pelos últimos lugares (chamem-me má pessoa, mas há coisas que não consigo tolerar).
It's My Life pela Roménia
It's my Life é a música que irá representar a Roménia na Eurovisão em Malmö.
Dona Gertrudes:
Lembram-se daquilo que disse há uns tempos aqui sobre esta música? Pois bem, mantenho tudo aquilo que disse! Já percebemos que o senhor sabe cantar, não é preciso é rebentar-me com os tímpanos ao mesmo tempo que demonstra toda a sua habilidade para gritar! Eu posso tolerar um bocadinho de gritaria nas músicas, agora a canção toda assim é que não. Vou ter de pôr o volume da televisão bem baixo quando esta atuar. Não quero que os meus vizinhos oiçam (não é que eu não oiça a música deles), nem que os vidros se partam!
Moran Mazor representará Israel
Moran Mazor irá a Malmö cantar a música Rak Bishvill.
Dona Gertrudes:
Mais uma música para dormir. Fantástico! Este ano é forte em pausas para a casa de banho e sestas a meio das músicas. Isto é mais um monte de gritos dos quais eu não percebo uma única palavra (nem faço por perceber, porque nem a letra mais bonita do mundo transformaria isto em algo que eu fosse ouvir). Algo me diz que Israel vai ficar mais uma vez pela semifinal (que pena...), mesmo isto sendo menos mau que a do ano passado (também, verdade seja dita, não era preciso muito para isso).
Novo sistema de votação
Foi decidido pela EBU que a partir os votos serão decididos a partir da média dos lugares conquistados pelas músicas na votação do público e do júri.
Dona Gertrudes:
Finalmente decidem fazer algo com jeito no mundo eurovisivo! Já era altura de fazer isto realmente, é que as votações como estavam eram super injustas . Isto evitará de certeza o que aconteceu com Itália em 2011, que foi sobrevalorizada pelo júri até não mais (não falo nos vencedores porque nem vale a pena). Tomem, italianos!
Taça do Rei adiada por causa da Eurovisão
Dona Gertrudes:
Os espanhóis são de uma inteligência tremenda. Primeiro foram fazer uma final nacional no mesmo dia em que as suas principais equipas se defrontavam (depois esperam grandes audiências) e ainda decidiram marcar a final de uma Taça qualquer para o mesmo dia da Eurovisão. Não é que concorde, mas sejamos práticos: acham que entre futebol e Eurovisão os espanhóis escolheriam a Eurovisão? Tanto como se fossem os portugueses!
A Ucrânia apresentou ontem a nova e final versão do tema Gravity que irá enviar para Malmö.
Vi poucas mudanças na música, mas nem sei porque é que a Ucrânia se preocupou em mudá-la. Não tiveram já a prova no ano passado que não importa o que enviam que conseguem sempre um lugar na final? O início está definitivamente menos mau do que aquilo que estava, mas isto nem parece uma música da Ucrânia: tão sem sentido e tão pouco mexida (mas a minha memória também já não é aquilo que era).
Fontes: ESCToday, ESCDaily, JanelaESC, eurovision.tv, Oikotimes/Imagens: Google
Vídeos alojados no YouTube
12/03/2013
12/03/2013
Song Runaways (Boris Covali) from Moldova first place in the first semifinal is a plagiarism or what ? See this http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=OT5msu-dap8 : Backstreet Boys - Shape Of My Heart. and this http://www.youtube.com/watch?v=qKihYtbJfv8
ResponderEliminarOhhh Dona Gertrudes tenha lá calma se não a final do ESC fica só com os 5países do costume e a Suécia :P
ResponderEliminarAs musicas não assim tão más LOOOL (só temos de fazer alguns esforços para conseguir ouvir algumas até ao fim).
Vá comer um chocolatinho para ver se para a semana vêm menos azeda(chego a pensar que se inspira em alguns comentários que leio por aí de pessoas um bocado "raivosas" ATENÇÃO não estou a disser que voce o seja estou só a comparar o humor sarcástico do que escreve);)
Vá até pra semana, esperemos que com boas noticias para as nossas orelhas.