COMENTÁRIOS GERAIS DA SEMANA:
Jogadores de futebol a cantar com estrelas eurovisivas, um ser cujo sexo não consigo distinguir na totalidade a passar à final na Suécia, cantoras que voltam à Eurovisão depois de terem passado uma vergonha no passado ano, vitórias inacreditáveis para os lados de Malta. Se não soubesse que a terra gira à volta do sol, diria que o mundo gira à minha volta e só me quer ver chateada! Não fosse o meu Lulu e não sei como conseguiria sobreviver a esta semana!
10 NOTÍCIAS DA SEMANA:
Semi final finlandesa
A semi final finlandesa classificou para a final os temas de: Lucy Was Driving, Elina Orkoneva, Wide Wide North e Last Panda.
Semi final finlandesa
A semi final finlandesa classificou para a final os temas de: Lucy Was Driving, Elina Orkoneva, Wide Wide North e Last Panda.
Dona Gertrudes:
Depois desta semi final, não sei com que disposição vou ver a final da Finlândia. Qual é a obsessão que os fãs eurovisivos de lá têm com as músicas barulhentas? Não consigo perceber. Passaram quatro músicas e três delas são baseadas nesse género musical repugnante a que chamam rock. A única que não inclui guitarras e gritaria é "He's not my man". Mas, sinceramente, levarem rock ou aquela rapariguinha da voz irritante é o mesmo, porque nenhuma vai conseguir um bom lugar.

Gianluca Bezzina vai a Malmö
Malta escolheu Gianluca como seu representante em Malmö. Contrariando a vontade do público, que elegeu como favorito Kevin Borg, o júri deu a vitória à música Tomorrow.
Dona Gertrudes:
Por uma vez (se aconteceu mais, não me recordo) permitam-me concordar com o público. O júri de Malta é dotado de uma sabedoria divinal: é que além de ser surdo, também é cego. Acham mesmo que com a cópia de "Hey soul sister" vão chegar a algum lado? Parecem os júris do festival da canção: por muito boas música que haja, votam nas piores. Qual é que foi a ideia de desperdiçar assim um cantor/música/voz como "Nedding you"? O meu gatinho querido fartou-se de rebolar quando viu que tinha de ouvir aquela coisa que venceu outra vez. Mas há que ver as coisas como elas são: Malta com Kevin Borg ainda se habilitava a ganhar. E ganhar sai caro!
Terceira semi final norueguesa
A terceira semi final do Melodi Grand Prix levou à classificação de mais três artistas para a final: Adelén, Sirkus Eliassen e Gaute Ormasen.
Dona Gertrudes:
Já não sei o que fazer em relação a este país. Os noruegueses passam com cada coisa em primeiro lugar. Até tenho dificuldades em descrever. A Adelén bem podia ir aprender a cantar a música, que mais parece composta pelo Emanuel! A música Awake é o menos mau da semi final, mas mesmo assim é gritaria a mais para mim. Mas o melhor daquilo tudo é a música dos coelhos... Lembrem-se de levar isto a Malmö para eu ter mais três minutos para ir comer e ir à casa-de-banho, porque eu recuso-me a ver esta palhaçada!
Primeiro heat húngaro
Mais um evento eurovisivo do passado dia 2 que classificou Agárdi Szilvi-Pál Dénes, Keresztes Ildikó, Rácz Gergő, Baricz Gergő, Gyurcsik Tibor e Palcsó Tamás para a semi final do A-Dal.
Dona Gertrudes:
Não sei o que dizer destes classificados. Os primeiros são mais um "parzinho" a cantar o mesmo de sempre. A segunda senhora estava mais despenteada do que o meu Lulu quando acaba de tomar banho! Rácz Gergő e Baricz Gergő são daqueles "espertinhos" que levam uma guitarra para o palco (como se ainda alguém acreditasse que eles estão a tocar). Gyurcsik Tibor foi para lá com um casaco que brilhou bem mais que ele em palco. Quanto ao último concorrente é mau como os outros! Resumindo e concluindo: É uma perda de tempo ver a final nacional da Hungria!
Decidiu-se no passado sábado que Eyþór Ingi Gunnlaugsson com o tema Ég á líf será o representante da Islândia em Malmö sucedendo a Greta Salomé e Jónsi.
Dona Gertrudes:
E não é que o Rui Bandeira islandês vai mesmo à Eurovisão? Caros islandeses, nós já tentámos o nosso Rui Bandeira e não correu lá muito bem! Depois de ouvir a música umas quantas vezes, ela torna-se quase boa. É assim como uma nova versão de Kuula (um bocado mais fraca). Mas já se sabe como é lá para a Islândia... Mudam-se as músicas para inglês e tornam-se nas piores baladas do mundo (veja-se o caso do ano passado).
Primeira semi final do Melodifestivalen
Dona Gertrudes:
Dizem que no Melodifestivalen só tem boas músicas? De certeza que eu vejo um diferente das outras pessoas! Aqueles classificados são vergonhosos. Comecemos pelo menos escandaloso, ou seja, aquele que, caso tivesse vivido nessa altura, não seria morto pelo Hitler por ter cabelo e olhos claros. Hoje em dia é só ir para um palco dar uns saltos e já se é cantor. Quanto à/ao YOHIO, ainda estou a tentar perceber se é um homem ou uma mulher; parece aquele daquela banda alemã que há uns anos fez muito sucesso por essa Europa fora. Não entendo o porquê destes resultados, mas isso sou só eu.
Despina Olympiou selecionada pelo Chipre
Depois de ter anunciado uma cantora e ter voltado atrás com a sua decisão, parece que o Chipre se decidiu finalmente por Despina Olympiou, cantora bastante famosa no país.
Dona Gertrudes:
Estou aqui a tentar lembrar-me da última vez que o Chipre levou uma música em grego e... o resultado não foi lá muito agradável (mas já sabem que eu sou defensora de cantar na língua nativa). É bom que apostem em cantoras famosas (se bem que isso não costuma correr muito bem); pode ser que esta cante melhor que a do ano passado, que só se preocupava em sorrir para a câmara. Devia querer novas fotos para o Facebook... A Despina, com 37 anos, já tem idade mais que suficiente para ser uma senhora, portanto espero não ter de dizer mal dela quando chegar a hora!
Valentina Monetta volta à Eurovisão
Valentina Monetta foi selecionada internamente para representar São Marino em Malmö. A cantora já no passado ano representou o país, sem conseguir chegar à final com um tema dedicado às redes sociais.
Dona Gertrudes:
Parece que São Marino até gosta de ter maus resultados! No ano passado foi o que se viu, este ano quero ver o que é que esta cantora vai fazer; pior não pode ser! No ano passado falou no Facebook, este ano talvez possamos esperar uma música sobre o Twitter ou, quem sabe, sobre o esquecido Hi5?! Já estou a imaginar raparigas que pensam serem mulheres em cima do palco com roupas minúsculas (era essa a base do Hi5, não era?) e uma letra do género: "Eu comentei a tua foto, agora vais ter de comentar a minha". Haja paciência para as escolhas dos países!
Hannah Mancini pela Eslovénia
Depois de ter tentado em 2011 representar o país, Hannah Mancini é agora escolhida internamente para tal. Hannah diz-se "uma americana famosa na Eslovénia".
Dona Gertrudes:
Não percebo a insistência de levar ao festival ex-concorrentes das finais nacionais. Vamos lá a ver uma coisa: Se já estiveram na final nacional e não ganharam, é porque o público e júri assim o decidiram; logo, parte-se do princípio que a cantora em questão não é nada de especial (a menos que os júris sejam portugueses, claro). Já nem me lembrava da atuação dela na final de 2011, mas devo dizer que a Eslovénia tem um problema qualquer com as roupas das concorrentes (basta olhar para esta atuação e para a de Maja Keuc). Podia apostar que esta menina vai para a Eurovisão como se fosse para aquele trabalho que não paga impostos.
A cantora que no passado ano alcançou o 5º lugar no Melodifestivalen irá gravar um tema com o jogador do Real Madrid Sergio Ramos.
Dona Gertrudes:
É impressionante o que as pessoas fazem por uns minutos de fama. Ninguém, além dos eurofãs, conhece a rapariga. E o que ela faz para ser conhecida? Gravar uma música com um jogador de futebol que toda a gente conhece. Entretanto convida-o para participar no Melodifestivalen e ficamos com a Eurovisão infetada com futebol. Já me chega o monte de jogos que dão na televisão! Já estou a ver daqui uns anos o Gerrard pela Inglaterra, o Sneijder pela Holanda, o Casillas pela Espanha (ao menos os países de leste deixavam-se de bons lugares). Só espero é que a rapariga tenha sorte e que ele não seja tão mau a cantar como é a marcar penalties!
Fontes: ESCToday, ESCDaily, JanelaESC, eurovision.tv, Oikotimes/Imagens: Google
Vídeos alojados no YouTube
05/02/2013
05/02/2013
esta rubrica tenciona falar ''mal'' de uma forma civilizada... Quanto a cantora da eslovénia nao tem muita graça porque é mesmo um grande insulto. Quanto ao sergio ramos ele falhou um penalti decisivo e.......
ResponderEliminarTambem podemos levar o cristiano ronaldo assim o messi nao lhe fica a frente e um bom lugar era garantido
Caro anónimo, como é óbvio estava apenas a referir-me às roupas que a cantora deverá usar, não tenho absolutamente nada contra ela mas sinceramente não sou grande adepta de que as raparigas tenham necessidade de irem semi-nuas para o palco.
EliminarQuanto ao ronaldo, acho que mesmo assim ele não seria capaz de ganhar a eurovisão por Portugal :D
Obrigada pela preferência!
A Dona Gertrudes dá uma abada a muita gente! Velhota ao poder!
ResponderEliminar