COMENTÁRIOS GERAIS DA SEMANA:
Tanta música escolhida esta semana e mais umas quantas para a minha lista de ódios. São eliminatórias com músicas todas más, são finais em que ganham coisas a que não se pode chamar música, são finais nacionais de ricos em países pobres que duram e duram e duram. Esta semana esteve cheia de fenómenos estranhos. Desde a Suécia, à Letónia, à Áustria. O que é que se passa no mundo eurovisivo?
10 NOTÍCIAS DA SEMANA:
Straight into love para Malmö
~
Straight into love para Malmö
A Eslovénia apresentou, na passada quinta feira, a música que será interpretada por Hannah Mancini em Malmö: Straight into love.
Dona Gertrudes:
Mas o que é isto? Depois de um ano com uma música tão serena e bonita (que lhes valeu um lugar bem injusto) enviam isto à Eurovisão? Eu acho muito bem que as pessoas novas gostem de música de discoteca (eu não sou lá grande adepta) mas isto é simplesmente muito mau. Música feita em cima do joelho sem ponta por onde se pegue. Quando vi o título até pensei que fosse uma balada, mas não podia estar mais enganada. Pode ser que a rapariga, com tanto grito que vai ter de dar, convença o júri.

An me thimase pelo Chipre
Também no dia 14 foi apresentada a música cipriota cantada por Despina Olympiou, intitulada An me thimase, que se traduz como Se te lembrasses de mim.
Dona Gertrudes:
Vá lá, o Chipre melhorou (e muito) em relação ao ano passado e apresenta-nos uma balada bastante plausível e que não fere os nossos tímpanos por excesso de gritos. O título da música faz-me lembrar várias histórias passadas, mas isso agora não interessa nada - porque tenho o meu Lulu que me ajuda a esquecê-las. Acho que a senhora canta bem e a música é bonita, mas não estou a ver o Chipre na final. O que a juventude gosta é de meninas a abanar o rabiosque com saias bem curtinhas.
Cascada e Glorious em Malmö
Também na passada quinta-feira foi a final nacional alemã que elegeu como grandes vencedores o grupo mundialmente conhecido Cascada com a música Glorious.
Dona Gertrudes:
Como eu me lembro bem desta rapariga e das músicas que ela cantava há uns anos. Lembro-me de ouvir a minha vizinha (que na altura tinha uns dez anos) na varanda a cantar o "Everytime we touch" (não era uma audição muito agradável, diga-se de passagem). Nem sei porque é que fizeram uma final nacional porque já todos sabiam quem ia ganhar. O que não posso negar é que ela canta e canta bem; já as roupas, podiam estar a cobrir um bocado mais a pele. A Alemanha está disposta a mostrar que tem dinheiro para dar e vender e volta a apostar forte na Eurovisão.
Terceiro heat húngaro
Mais um evento eurovisivo do passado dia 16 que classificou para a semi final do A-Dal as seguintes canções: Valami más, Élj pont úgy, Úgy fáj, Amíg a tűz ég, Nem baj e Tegnap még más voltál.
Dona Gertrudes:
Mais uma eliminatória desastrosa. Seja lá quem for que represente o país, com certeza que ficará pela semi final (e será um forte candidato ao último lugar). As três músicas que se classificaram por parte do júri são o mesmo de sempre (duas baladas chatas e uma que nem sei definir o que é). As outras três que o publico escolheu também não são melhores. Aliás, nem sei quais são piores. Não me vou atrever a ver as semi-finais ou final húngaras, porque já percebi que isso é uma total perda de tempo.
Natália Kelly é a representante da Áustria em Malmö com o tema "Shine" depois de ganhar a final nacional do passado Sábado.
Dona Gertrudes:
Não costumo ser grande fã das músicas da Áustria (até porque músicas como a do ano passado iam diretamente para o caixote do lixo) mas esta até que nem é má ... Estava à espera que ganhasse o "Raise above the night" por tanto se falar nele, mas afinal ouve uma surpresa e até foi agradável. "Shine" é que já é dos títulos mais vistos na história eurovisiva (é mais ou menos como o nome Sopho). Onde anda a originalidade das pessoas no que toca a escolhas de títulos para as canções? Se quiserem ajuda peçam ao meu vizinho, aquele que tem uma banda de música de "bater com a cabeça nas paredes"!
Terceira semi final do Melodifestivalen
Dona Gertrudes:
O mundo eurovisivo anda cheio de fenómenos estranhos nestes últimos dias. Digo-vos desde já que vi esta semi final convencida de que Janet Leon, Amanda Fondell e Eddie Razaz passavam para a final. Confesso que tive uma enorme surpresa! Os classificados não são grande coisa: mais uma banda com o mesmo tipo de música de sempre e uma tentativa de Buranovskiye Babushki no masculino. Este ano a final sueca está mesmo muito fraquinha e, se não vier alguém salvar a honra do convento na próxima semana, bem podem esperar por uma boa representação em casa.
Grécia envia Alcohol is free
A Grécia decidiu qual a sua representante ontem numa final com apenas 4 músicas e com vários convidados eurovisivos. A música eleita foi "Alcohol is free".
Dona Gertrudes:
Duas horas e meia para quatro músicas? Esta final durou mais que as pilhas duracel! O que salvou a honra do convento foi ver tanto vencedor eurovisivo junto. Primeiro tenho de salientar que as versões novas das músicas foram até boas tirando My Number One que foi a destruição total. Onde anda a rapariga com a cabeça? Quanto aos vencedores, não faço ideia do que dizem, mas pelo título não pode ser coisa boa. Certo é que animam qualquer um (incluindo o meu Lulu), por isso estou confiante de que foi uma boa escolha!
PeR e Here We Go pela Letónia
A Letónia fez a sua escolha no passado Sábado: A banda PeR com o tema Here we go sucedem a Anmary e Beautiful song.
Dona Gertrudes:
Vamos lá ver se eu percebi bem o que é que a Letónia fez ... Pelo que pude constatar, toda a gente por essa Europa fora adorava tanto "I need a hero" como "One", mas a Letónia decide mamdar esta coisa a que não consigo chamar música. Já parecemos nós em 2010 e 2011. Eu não costumo perceber a mentalidade da maioria dos eurofãs, mas desta vez acho que não sou só eu quem não percebe esta escolha absurda. Letónia, here you go para a o último lugar (falei tão bem inglês, estou tão orgulhosa)!
Primeira semi final do Eestil Laul
Aconteceu também no passado sábado a primeira semi final do Eestil Laul que classificou para a final Winny Puhh, Teele & Tuuli & Ula, Grete Paia, Elina Born e Kõrsikud.
Dona Gertrudes:
Sem dúvida que a primeira música é a melhor, nunca vi uma coisa tão ... tão ... nem tenho palavras de tanto espanto! Quanto à segunda, não é difícil perceber o porquê de elas terem passado: voto em massa do público masculino! Já Grete deve pensar que é a versão feminina de Ott Lepland (em algumas partes) mas não podia estar mais enganada. Elina não consegue basicamente cantar o início da música. Eu sempre achei fascinante os cantores tentarem cantar as partes mais graves da músicas e saberem que não são capazes de o fazer bem. E a última música foi mais desperdício do meu tempo. Vá Estónia, na próxima semi final é a sério!
Foi depois de conhecida a classificação final do Sanremo 2013 que a Itália revelou que o vencedor do Sanremo, Marco Mengoni, será o seu representante em Malmö.
Dona Gertrudes:
Já todos sabemos que pouco importa quem ou que música é enviada pela Itália: os bons resultados estão sempre lá, até porque não interessa nada à EBU que o país abandone de novo a competição (basta olhar para o lugar obtido em 2011). Mas vá, de certeza que a música não será tão má como a de 2011 - e ele até parece cantar bem (o que às vezes não consegue sequer melhorar as músicas péssimas). Só era bonito era que a Itália não fizesse como fez no ano passado, e no outro, e mantivesse a música em italiano.
Fontes: ESCToday, ESCDaily, JanelaESC, eurovision.tv, Oikotimes/Imagens: Google
Vídeos alojados no YouTube
19/02/2013
19/02/2013
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.