Segundo noticiado, a RTP já comunicou à EBU/UER que não participará no Festival Eurovisão da Canção 2013, a realizar-se em Malmo. A comunicação oficial seguiu esta tarde para a sede da organização na Suiça. A estação pública portuguesa também emitiu um comunicado de imprensa, tendo este sido difundido pelos principais órgãos de comunicação nacionais (pode aceder ao mesmo AQUI). Neste, a RTP informa que decidiu optar por programas "que tragam maior dignidade" à programação do canal - aparentemente o ESC não anda a ser bem-visto nos meandros da estação pública. A desistência, por supostos motivos financeiros, vem confirmar a notícia veiculada ontem pelos diversos sites relacionados com a Eurovisão. "Não vai haver nenhuma voz portuguesa na edição 2013 do Festival Eurovisão da Canção", noticiou a TSF. "A decisão é da RTP que justifica a renúncia com questões financeiras", foi referido na Rádio Renascença. Os mais renomados jornais nacionais - Jornal de Notícias, Correio da Manhã, Diário de Notícias - também já publicaram a notícia nas suas versões digitais.
Cada emissora, para participar no Festival Eurovisão da Canção, tem de pagar uma quota, cujo valor é calculado a partir de diversos critérios, um dos quais, a população desse mesmo país. Segundo fonte não identificada, o valor da quota de Portugal terá aumentado em 2013, com um valor a rondar os 280.000 Euros. No entanto, este número não foi confirmado pela RTP. Ao preço da inscrição deve ser acrescentada a estadia da delegação durante mais de duas semanas, em hotéis de 4/5 estrelas, estipulados pela organização do certame. Não menos importante, têm de ser consideradas todas as despesas de organização do programa de seleção nacional - como o Festival RTP da Canção. Tal como ocorreu no passado, com diferentes nações, parece provável que a EBU/UER tente demover a RTP desta decisão, no entanto, não parece provável que tal ocorra.
Os envolvidos na organização do Festival da Canção, durante os últimos anos, são o rosto do desânimo e da frustração. "A RTP está uma confusão! Tudo está a ser posto em causa!", foi referido. Durante as últimas horas, diversos artistas também proferiram palavras relativas a esta desistência nas suas páginas no Facebook. A maioria dos comentários transparecem tristeza e frustração, mas também são muitos aqueles que concordam com esta decisão da RTP - considerada como uma das medidas de austeridade com que muitos portugueses estão a ser confrontados. Relativamente os fãs que tinham pensado em assistir à Eurovisão ao vivo na cidade de Malmo, existe um misto de reações - uns optaram por desistir da viagem, e os outros mantêm a vontade em ir a Malmo, mesmo sabendo que poderá ser mais difícil conseguirem lugares na arena nas condições favoráveis de anos anteriores.
Desde a sua primeira participação, em 1964, esta é a quarta vez que Portugal não participa no Festival Eurovisão, depois de 1970, 2000 e 2002.
Fonte e imagem: ESCPortugal
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.