A INTERFERÊNCIA DAS MÚSICAS DO FESTIVAL DA CANÇÃO NO QUOTIDIANO DAS PESSOAS E NOS PROGRAMAS DE TELEVISÃO!
[VÍDEO]
Ora boas tardes! Sejam muitíssimo bem-vindos a mais uma emocionante, extasiante e excitante tertúlia eurovisiva. As semanas parecem passar a correr e cá estamos nós novamente para comentar mais um vídeo de cariz eurovisivo… Bem, se bem que hoje fugimos, e bem, da nossa rotina, não é assim Diogo?
Olá meus belos e adorados leitores! Esta semana admito que estou cada vez a ficar mais cansado, as tertúlias puxam imenso pelos meus neurónios (que já são poucos) e sinto que não estou a dar o melhor de mim. Porém, a Andreia já me deu uns belos tabefes e eu já acordei para a vida, eheh! Sim, esta semana, vamos fugir da nossa rotina totalmente eurovisiva... e que tal falarmos da casa mais polémica de sempre da televisão portuguesa? Alguma suspeita?
Sim, caro leitor, estamos mesmo a falar da “Casa dos Segredos”, um dos reality shows mais bem-sucedidos da televisão portuguesa. Pessoalmente, não aprecio, mas ao que parece a nossa história eurovisiva também não passa despercebida nestas lides! É a prova de que a Eurovisão ainda não está morta em terras lusas e até tem direito a “tempo de antena” em programas da concorrência…
Se quer apreciar o dia-a-dia dos concorrentes, que tem imensas atividades e pouca cultura geral para elas, a "Casa dos Segredos" é um bom programa de entretenimento para si e para toda a sua família (excepto as crianças com menos de 18 anos de idade). Dava jeito para publicitador, não dava Andreia? Como está a decorrer, neste momento, a "Casa dos Segredos 3" achámos por bem termos este tema tão presente aqui! Não é que esse programa tenha totalmente a ver com o Festival RTP da Canção, mas o que é certo é que, como pode ver no vídeo, este evento nunca será esquecido. A "Casa dos Segredos" é um bom exemplo disso, mas é normal o público ouvir músicas do Festival da Canção em programas televisivos, tal como "Uma Canção Para Ti", "Operação Triunfo", "A Tua Cara Nao Me É Estranha"! É já uma rotina, sim, mas é a prova viva que as músicas do certame ainda continuam nas bocas do povo e que, diretamente ou indiretamente, o programa da RTP afecta o dia-a-dia da população portuguesa.
No final de contas, nem tudo é mau em programas como o referido, servindo até determinado ponto para nos reavivar a memória no que toca à nossa história eurovisiva. O mais interessante é atentar que a sessão de karaoke foi proposta pelos responsáveis do programa, ou seja, ignoraram o facto do FC ser da RTP em detrimento da evidência de que as músicas festivaleiras são das mais conhecidas no nosso panorama musical. Muito já foi especulado sobre esta questão, mas não estaria a TVI interessada em realizar o nosso FC ou um equivalente? Caso dignificasse o certame eu seria a favor, dado que este é o canal televisivo português com maiores índices de audiência, o que levaria a um crescente de interesse na Eurovisão.
Sinceramente, se é esse o ponto que a TVI quer atingir, nem sequer pensei nele (mas até pode bem ser). Para mim as músicas do festival já são um marco da cultura musical portuguesa, trespassam o que é realmente o concurso e a toda a sua desenvoltura. Conheço muitas pessoas que conhecem certas músicas que passaram no Festival da Canção mas que não as associam ao certame, o que é deveras triste mas mostra a realidade. Devido aos maus resultados portugueses, o público português, principalmente o mais jovem, deixou de acompanhar o festival. Se, por um lado, a TVI quiser pôr as músicas festivaleiras nos seus programas poderá estar a fazer publicidade grátis ao certame da RTP; mas também aumenta as suas próprias audiências, porque toda a gente canta, dança e conhece essas mesmas músicas.
Mas a “Casa dos Segredos” não é o único exemplo do interesse da TVI no Festival da Canção, curiosamente ou não, em praticamente todos os seus programas são convidados cantores que passaram pelo FC (Luciana Abreu, Ricardo Soler, Rui Andrade, Vanessa Silva, Dora…). Ok, pode-se argumentar que pelo FC já passaram muitos dos artistas musicais portugueses que estão no ativo, mas certamente que com esforço se podia utilizar somente a “prata da casa”, com cantores, por exemplo, saídos dos Morangos com Açúcar. Será este suposto interesse apenas algo da “minha cabeça”?! Não sei…
Uma coisa é certa, se o Festival RTP da Canção passasse para as mãos da TVI ficaria muito bem entregue. Mais ainda: músicas com qualidade, espetaculares, radio-friendlys e mais audiências. Sim a TVI iria fazer de tudo para “ressuscitar” um certame que a RTP o deixou com graves ferimentos.
Vamos preparar a nossa entrada triunfante no Festival da Canção 2013? O staff da RTP já nos espera… Temos de marcar uma boa primeira impressão! Obrigada por nos continuarem a acompanhar e não se esqueçam de comentar e de fazerem chegar até nós as vossas opiniões.
O problema é que tu nunca causas boa impressão e tenho medo que me envergonhes à frente de toda aquela gente. Tu estás com pressa, minha filha? Que truques de apresentação irás fazer ao público?
Eu é que tive de convencer a RTP a deixar-te apresentar o FC comigo e ainda vens com essa conversa… Mais uma dessas e estar despedido! Quanto aos truques, terão de esperar para ver! (suspense no ar!)
Olha-me esta, só queres é passar uma boa imagem para os nossos leitores para todos te acharem uma coitadinha! Agora viraste a Santa Padroeira Andreia Fonseca! Tu falas, falas, mas vens sempre cá ter! Gostas de mim, admite! É por isso que convenceste a RTP para apresentares comigo!
Até para a semana caro leitor (Sim, estou oficialmente a ignorar o que o Sr. Diogo Canudo está a dizer!).
DC: Também te adoro, minha bela Andreia! Até para a semana, caros leitores. Deixam os vossos comentários sobre o tema!
Sem comentários
Enviar um comentário
Não é permitido:
. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;
. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;
. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;
. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;
. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.
Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.