Se a injustiça eurovisiva nunca existisse... (O que aconteceria?)
To see the ENGLISH version scroll to the bottom of the page!
Uma das questões que mais nos colocam, enquanto eurofãs, é: “se vocês sabem que a Eurovisão é só injustiça, porque continuam a ver?”. Pois bem, é uma pergunta válida, mas com uma resposta que nos parece relativamente óbvia: “Onde existe justiça neste Mundo?”. Claro que nos revoltamos com as injustiças a que assistimos a cada edição, e por isso é que criamos este texto utópico, intitulado “e se não existisse injustiça na Eurovisão”. Primeiro de tudo, sem injustiças, Portugal já teria vencido o certame! Nomes como José Cid, Dulce Pontes, Lúcia Moniz, Sara Tavares, Rita Guerra e Vânia Fernandes teriam lutado pelo título eurovisivo. Mais ainda, a Irlanda não deteria o recorde de país com mais vitórias e a Suécia não teria na Loreen a sua quinta vitória – teriam sido bem mais! E claro, a questão mais óbvia… Os votos massivos dos “amiguinhos” e “vizinhos” dariam lugar a votações justas e centradas na qualidade musical.
Uma coisa que devemos esclarecer, antes de especificarmos as injustiças que mais nos ocorrem à cabeça, é que essas mesmas injustiças acontecem tanto no voto do televoto como no do júri. Em peso o júri adquiriu estatuto em 2009 – porém, se o voto geopolítico se mantinha no televoto, o júri apenas veio apimentar mais as coisas. É verdade que, em certas circunstâncias, eles ajudam a qualidade musical, mas devemos reparar nas suas votações contínuas, que dão mais votos aos países de leste e também aos países mais industrializados da Europa. O dinheiro gere dinheiro e todas as trocas de circunstâncias que acontecem nos bastidores são uma bela forma de ganhar votos!
Parece que por mais alterações que a EBU faça no sistema de votação (restrição do número de votos por cada espetador, introdução do júri, distribuição dos países por duas semifinais), não existe meio de colocar parança às “inclinações” inerentes às votações. Obviamente que também não compensa à EBU que a grande massa dos países a concurso, os de leste, fique descontente por conta da imposição de regras mais apertadas. Será que nos queixaríamos tanto caso Portugal estivesse incluído no grande grupo de países privilegiados? Provavelmente sim, porque não sentimos apenas a nossa dor. Simplesmente temos de admitir que somos o país mais pisado – também por nossa culpa! A justiça parece não render, mas isso não se aplica exclusivamente à Eurovisão. Este é mais um concurso entre outros que existem a nível mundial, cujos concorrentes arranjam artimanhas e esquemas para alcançar a vitória. O que o diferencia dos restantes? É musical, mobiliza milhões, arrebata corações e move sonhos.
Ao lado dos muitíssimos prejudicados, e apesar de serem dos BIG5, a Espanha e a França têm também sido alvo desta manipulação de votos. As suas músicas podem não ter capacidade de alcançar os primeiros lugares, porém não merecem tão cruel destino! Ainda nos lembramos de “Sognu” de Amaury Vassili, “La Noche Es Para Mi” de Soraya Arnelas, ou até mesmo, deste ano, “Quédate Conmigo” de Pastora Soler! Além disso, se houvesse justiça, “Believe”, “Sattelitte” e “Running Scared” nunca se tinham sagrado vencedores do certame. Muito por culpa de serem de leste ou por se tratarem de países com mais matérias-primas e riquezas, sejamos sinceros. É normal que a EBU se preocupe em querer organizar o Festival num país com capacidade para tal, mas há certas situações que trespassam o bem da sanidade mental e que se vê perfeitamente que há manipulação!
Mas a injustiça não surgiu, somente, em anos recentes! Desde o início que este “jogo” parece manipulado. Relembre-se que, logo na primeira edição, apenas se conheceu a vencedora, com os pontos das restantes a permanecerem uma incógnita. Desde já se transpareceu a falta de transparência inerente aos votos. As inúmeras, e consecutivas, vitórias da Irlanda – como resposta às conquistas do Luxemburgo – são um dos exemplos mais gritantes da manipulação que parece dominar a Eurovisão. A dominância irlandesa dos anos 90, anos estes de ouro no que toca à qualidade musical, fez com que o desinteresse pelo certame crescesse entre terras lusas (e certamente ocorreu o mesmo em outros países). Outros acontecimentos interessantes foram as vitórias, quase sucessivas, dos países que, a par de Portugal, permaneciam sem vencer (Turquia, Grécia e Finlândia) – deixando o nosso país com esse desonroso recorde. Curiosidade? Não nos parece! Em apenas meias palavras, pois o tema é tão vasto que até poderíamos ficar até amanhã a discuti-lo, se a injustiça eurovisiva terminasse já teríamos vencido. Se não houvesse cunhas nos bastidores, o júri votava consoante a qualidade musical inerente. Se houvesse um sistema rígido em termos de votações de televoto, os países de leste e companhia não dominariam o Festival. Se não houvesse votações manipuladas, o público europeu, após o Festival, amaria e relembraria as vitórias, tais como a da Marie Myriam ou até mesmo a dos ABBA. Porém a globalização é já um facto constatado e contra isso nada podemos fazer; apenas criticar toda a desigualdade que a mesma instala nos países, fazendo com que exista os grandes e os super pequenos.
Todo o material, desde do texto às imagens e às suas aplicações, foi feito pelos autores.
And if there were no injustice in Eurovision?
One issue that many people ask us, since we are eurofans, is: "If you know that Eurovision is all about injustice, why do you continue to follow it?". Well, it's a valid question, but with a response that seems to be relatively obvious "Where there is justice in this world?". Of course, we became revolted with the injustices that we see in each edition, and that is why we created this utopic text, entitled "and if there were no injustice in Eurovision". First of all, without injustice, Portugal would have won the contest! Names like José Cid, Dulce Pontes, Lúcia Moniz, Sara Tavares, Rita Guerra and Vânia Fernandes would have "fought" for the Eurovision title. Moreover, Ireland would not hold the record for the country with more victories and Sweden would not have with Loreen is fifth win - would have been much more! And of course the most obvious question ... The massive vote taken by "friends" and "neighbours" would not exist – they would just focus on the quality of the music. We must clarify, before specifying some of the injustices that had occur in the past years, that they occur in both televoting and jury’s votes. Jury acquired status in 2009 - however, if the televote held in geopolitical criteria, the jury just came to spice up things a little more. It is true that in certain circumstances, they help the musical quality, but we must attempt to their consecutive and solid votes year after year, where they give more points to East countries and also to the most industrialized European countries. Money generates money and what happens behind the scenes is nothing more than a nice way to win some votes!
It seems, however, even with the EBU changes in the voting system (restricting the number of votes for each spectator, introduction of the jury, the distribution of countries by two semi-finals), there is no way to stop the constant "inclinations" inherent to the Eurovision polls. Obviously, it does not compensate for the EBU that the great mass of countries in the competition, the East, be unhappy by the imposition of “tighter” rules. Would we complain about that if Portugal were included in the large group of privileged countries? Probably yes, because we do not feel only our pain. We simply have to admit that we are a stepped over country - also by our fault! Justice does not seem to win in this competition, but this does not apply exclusively to the Eurovision. This is one competition between others that exist worldwide, whose competitors arrange tricks and schemes to achieve the ambitioned victory. What sets Eurovision apart from others? It is musical, mobilizes millions, grabs hearts and makes dreams. This situation also applies to some of the BIG5 - Spain and France have also been subject of this votes manipulation. Their music may not be able to reach the top, but do not deserve such a cruel fate! We still remember "Sognu" by Amaury Vassili, "La Noche Es Mi To" by Soraya Arnelas, or even this year, "Quedate Conmigo" by Pastora Soler! Also, if there were any justice, "Believe", "Sattelitte" and "Running Scared" would never won the contest. This only occurs because they are richer, let's face it. It is normal that EBU worry about the organization of the festival, wanting a country with capacity to do so, but some of this victories make us doubt about their mental sanity.
The injustice did not arise only in recent years! From the beginning, this "game" seems to be manipulated. In the first edition, we only knew the winner, where the remaining points still unknown. This already transpired the lack of transparency inherent in the voting system. The numerous and consecutive Irish winnings - in response to the Luxemburg’s achievements - are one of the grossest examples of manipulation that seems to dominate the contest. The Irish dominance in the 90s, golden years when it comes to quality music, made the disinterest in the event grow in Portuguese lands (and this certainly happened in other countries). Other interesting facts were the victories, almost succeeding, by countries that, along with Portugal, remained without a victory (Turkey, Greece and Finland) - leaving our country with this shameful record. Coincidence? We do not believe!In mincing words, because the subject is so vast that we could stay up until tomorrow to discuss it, if there were no injustice we would have one deserved victory – at least. If there were no influence behind the scenes, the jury voted according to the inherent musical quality. If there was a rigid system in terms of televoting, the eastern countries did not dominate the Eurovision. If there were no votes rigged, the European public, after the Festival, would love and remind the victories – like what happens with Marie Myriam or even ABBA. But globalization has come to stay and we cannot do anything against it, just criticize the inequality that is installed in countries divisions – now we have the large and super small.
All the material, incluing the text, images and aplications, was made by the authors.
08/07/2012
Já se sabe que o ESC está repleto de injustiças (infelizmente), este ano apesar do primeiro lugar ter sido mais que justo, houveram muitas injustiças e resultados que me impressionaram pela negativa. Sim Portugal já podia ter ganho mas atualmente nao é só pelas politiquices é também pelo desinteresse em ganhar. Se a RTP investisse pelo menos metade do dinheiro que investe no futebol no Festival da Cançao e no ESC, tivesse uma otima divulgaçao e levassemos alguem genial como a Loreen aliado(a) a uma grande música com certeza que a esta hora não nos estaríamos a lamuriar de nem sequer termos passado á final. Se Portugal vibrasse com o ESC e investisse nele como no futebol precisariamos apenas de poucos anos para termos a nossa primeira vitória mas até lá...VIVA A SUÉCIA!
ResponderEliminarMuito bem feito, e bem verdadeiro! :D
ResponderEliminarEnvy and stupidity don't make a better world ...
ResponderEliminarBut justice would make a perfect eurovision!
Eliminar