Novidades

latest

Confissões de um fã eurovisivo - Homens da Luta!



 Desabafos sobre a participação dos Homens da Luta em 2011!



    
  Meus queridos leitores, nós, Portugueses, somos um povo permanente e irremediavelmente descontente. No dia-a-dia, mesmo inconscientemente, passamos o tempo a criticar o nosso país, quem o governa, o modo como funciona em múltiplos aspetos. O mesmo acontece com a Eurovisão. Se ambicionamos um dia vencer uma edição, não deveríamos pensar assim; mas de facto, em 2011, não houveram quaisquer condições para pensarmos de outra forma.
    Com o Festival RTP da Canção, foram eleitos os Homens da Luta para representar Portugal, com “A Luta é Alegria”. Para mim esta eleição foi uma pura tristeza, que só aconteceu devido ao grande número de fãs que esta banda tem no país (será que poderei chamar-lhes banda?). O júri votou diferente, e qualquer que tivesse sido a canção em que votara, essa teria com certeza feito melhor figura em Dusseldörf. No final da atuação em Portugal, os Homens da Luta foram vaiados. Esta vitória foi tão polémica e ficou de tal forma marcada pelos portugueses, que nem foram convidados para, no Festival 2012, entregarem o prémio à Filipa Sousa, tal como acontece todos os anos esta passagem de representação. Quiseram marcar tanto pela diferença que, afinal, esqueceram-se deles, ninguém lhes deu importância, a não ser a SIC (que lhes deu trabalho). Será que a própria RTP cuspiu no prato que comeu e ficou com vergonha daquilo que escolheu?
     Nas semanas seguintes surgiram várias petições na Internet para a sua desqualificação do certame. Isto deveu-se ao facto de muitos identificarem conteúdo político na letra, o que desrespeita as regras da EBU.
    Não diria tanto, mas não é que me importasse que isto tivesse acontecido, como no ano anterior. Não basta o nosso povo ser tão coitadinho e pobrezinho, que ainda foram reforçar este aspeto para a Eurovisão. Até poderia ser um tema interessante para uma letra, mas não desta forma (e não na língua portuguesa, pois ninguém percebeu aquilo que queríamos transmitir). Tudo foi muito mau na nossa final nacional e na expectativa de que poderiam melhorar a sua apresentação em palco… eis que o único aspeto diferente foi… as placas em várias línguas. Sim, isso seria necessário, mas seria fundamental muito, muito mais. As roupas continuaram horrendas, as vozes continuaram desafinadíssimas, a coreografia inexistente, a postura em palco vergonhosa. Que conclusão posso tirar daqui? Tudo foi desastroso. Apesar de ter numerosos emigrantes, a Alemanha não é Portugal e se os Homens da Luta pensariam que iriam fazer um enorme sucesso lá, podiam tirar o cavalinho da chuva (porque, no fundo, só conseguiram envergonhar o nosso país). À conta desta popularidade incompreensível, no resto da Europa conseguiram dar inúmeros concertos (ou como queiram chamar) e rechear os bolsos à conta disso. “E a Crise pá?!”, referiam eles como slogan… de facto, para eles não houve qualquer crise no pós-eurovisão.
    E onde estava a RTP com a cabeça quando aceitou uma canção daquelas a concurso? Tozé Brito referiu, na altura, que esta era uma das canções mais interessantes e que só não se tornou especial na Eurovisão devido à performance em palco. Até poderei não perceber patavina mas, não acredito que no meio de tantos concorrentes não houvesse um bem mais interessante. Os Homens da Luta nem sequer são cantores, são revolucionários. E as revoluções fazem-se na rua, não num Festival Eurovisão da Canção. Quis-se apostar em algo diferente e o resultado foi uma apresentação semelhante às avozinhas russas, mas nem com um décimo do sucesso delas. Pudera, era Portugal e não um país como a Rússia. Após tanta manifestação por terras Alemãs, os Homens da Luta vieram mais cedo embora, e assim, previsivelmente, quebraram a série de passagens consecutivas de Portugal à final da Eurovisão. Ficamos todos a ver navios e até já não estávamos habituados a isso, depois de uma Senhora do Mar, de Todas as Ruas do Amor e de Há Dias Assim. Se um dia queremos vencer a Eurovisão (embora a RTP já tenha declarado que não quer) pedimos coisas novas, pedimos inovação, mas que sejam inteligentes na hora da escolha.




Todo o material, desde do texto às imagens e às suas aplicações, foi feito pelo autor.
03/07/2012
Vídeo: Youtube 

( Hide )
  1. Não concordo em nada com esse texto! Tenho é vergonha de ler algumas barbaridades que ai estão escritas!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem Lau, adorei :)

    ResponderEliminar
  3. Cláudia, tornei-me tua fã! :D

    ResponderEliminar
  4. O texto está óptimo! Concordo, que foi a pior representação de sempre de Portugal sobretudo depois de termos conseguido três passagens consecutivas à final do ESC. Era uma canção que nem devia ter sido admitida ao concurso do FC lembro me que nesse ano foram eliminadas duas canções e não percebi muito bem porquê mas sei que tinham muito mais qualidade que o tema vencedor desse ano. Para mim e para muitos outros penso eu o justo vencedor seria o Rui Andrade com o seu Em Nome do Amor ou então Nuno Norte com os Barcos de Lisboa, surpreendeu me bastante este tema na altura.

    ResponderEliminar
  5. "não houveram quaisquer condições"
    Que português é este? Detesto ler textos com erros

    ResponderEliminar
  6. Muito bem dito/escrito ;) Para malta que tá com azia,vai um Rennie???(devem ser "fãs" da dita "banda"...Homens da Luta até são engraçados pra consumir "cá dentro" de PT ñ pra mandar lá pra fora.

    Pq barbaridade foi primeiro aceitar isto no FC e a seguir fazer com que ganhasse o FC...para mandar a um concurso de canções algo que nem sequer é uma canção.

    ResponderEliminar
  7. O mais incrível é que depois de 3 anos consecutivos a dar-mos boa imagem do país, passando sempre à final (podíamos não ficar no top10, mas apresentávamos qualidade musical), fomos reprentados desta maneira em 2011. Quem perdeu muita credibilidade (já não tendo muita), foi a RTP, mostrando a falta de seriedade com que vê o concurso. Se a RTP não foi logo capaz de desqualificar esta canção, seriam os milhares que apoiavam os Homens da Luta e que viram e votaram neles no Festival da Canção mais os outros milhares que se identificaram com a letra da canção (o melhor atributo desta canção)?

    ResponderEliminar
  8. Festival da Canção 2011: revelação da completa palhaçada que reina.
    1º Revelação do total descrédito da Eurovisão junto do público português (se fosse o contrário, jamais acontecia o que aconteceu).
    2º Revelação (pfff...) de que a RTP está-se nas tintas (júris, canções seleccionadas, seleccionadores... É preciso dizer mais?).
    3º Revelação (pfff... outra vez) de júris da tanga (posso ferir susceptibilidades mas não quero saber: a canção do Nuno Norte" era uma treta).
    4º Revelação de que os seleccionadores não percebem assim tanto de Eurovisão... e já estou a ser simpático (Tozé Brito especialista... tá bem, tá).
    5º Revelação de que até as melhores canções não estão imunes a desempenhos fracos (sobre isto não teço comentários porque quase que não "sobrevivia" ao desapontamento).
    6º Revelação inequívoca de que a RTP é um centro de tachos (se não quer vencer um vez que seja o ESC, que saia do certame. A paciência tem limites assim como o dinheiro dos contribuintes).

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved