Novidades

latest

[Comentário]: Quem ganhará o Festival da Canção 2012?


A final do Festival da Canção 2012 realiza-se hoje, na RTP. Como não queremos deixar de dar a nossa opinião, aqui ficam as nossas apreciações musicais sobre as músicas deste ano.


CANÇÃO Nº1: RICARDO SOLER - "GRATIA PLENA"


Comprovado já por todos, o Ricardo tem uma grande voz e talvez este seja o principal factor para a música se tornar tão forte. Quanto à canção, de Nuno Feist, achamos que se desenvolve demasiado tarde, fazendo com que seja esquecível na primeira parte, mas acabando em grande, tal como “Alvorada”, há dois anos atrás. As partes em latim são muito originais, mas seria importante que a canção tivesse mais força ao longo dos três minutos, especialmente nos dois primeiros. Mesmo assim, e sem ponta de dúvidas, "Gratia Plena" tem a melhor letra do Festival da Canção 2012. Possivelmente irá receber uma grande pontuação do júri, podendo até terminar no TOP 3. Apesar de ser o primeiro a atuar, não acreditamos que seja prejudicado. Deverá lutar pela vitória. 


CANÇÃO Nº2: PEDRO MACEDO - "OUTONO EM FORMA DE GENTE"


Aqui está uma proposta bastante original, misturando alguns toques do Fado e também do Tango argentino. Pensamos que a estrutura da canção até está razoavelmente conseguida, mas falta algo. O Pedro não tem experiência, e mesmo tendo uma boa voz, esse facto nota-se, fazendo com que a canção não tenha grande impacto. Talvez ficará nos últimos lugares do televoto e só o júri a poderá levar a um patamar mais alto, mas duvidamos muito que consiga o TOP 5 no final.


CANÇÃO Nº3: TÓ MARTINS DA SILVA - "AMANHÃ COMEÇA O MEU FUTURO"


Não temos muitas palavras para descrever esta canção. Super antiquada, desenquadrada com o Festival Eurovisão da Canção. Faz-nos lembrar muito as músicas do Festival nos anos 70 e 80. O senhor Tozé Brito devia assistir mais vezes ao ESC, e depois sim tentar concorrer ao Festival da Canção, pois com músicas assim, mais vale nem tentar. Nada contra o Tó Martins, que é um grande intérprete, mas infelizmente calhou-lhe a mais fraca das doze concorrentes.


CANÇÃO Nº4: GERSON SANTOS - "REDESCOBRI PORTUGAL"


No geral está uma canção bem construída, um excelente instrumental, acompanhado duma boa voz rouca. O potencial desta canção é destruído quando o Gerson começa a pronunciar os versos da mesma. Um roteiro turístico ao nosso país. Isto é sério? Quantas vezes será preciso repetir que essa fórmula não tem sucesso no ESC? Não se lembra do desfecho da música bielorrussa o ano passado - "I Love Belarus"? É uma pena, pois é uma boa canção, e merecia uma letra mais original.


CANÇÃO Nº5: JOANA LEITE - "O AMOR É MAIOR QUE A VIDA"


A canção mais internacional das doze a concurso. Grande batida, instrumental bem construído, muito ao jeito dos Amor Electro. Pensamos que tem tudo para um grande lugar no ESC, e só o júri poderá cortar-lhe as pernas no momento das votações. E se isso acontecer, provavelmente é devido à interpretação pouco segura da Joana Leite - falta-lhe mais garra e potência para agarrar o tema. Se ela melhorar esta noite, aí sim, acredito que terá muito potencial para vencer o Festival da Canção.


CANÇÃO Nº6: PAMELA SALVADO - "FICA A SAUDADE"


"Fica a Saudade" é uma balada bonitinha, mas que não arrebata. A Pamela tem uma voz doce e a canção tem um bonito toque de Fado, mas não tem força para crescer nem sequer deverá ficar no ouvido dos telespectadores. A canção precisa de um refrão mais remarcado e, principalmente, mais potência. O júri deverá entregar-lhe toneladas de votos, mas não serão o suficiente para levar Pamela até Baku, pois o televoto não deverá chegar sequer aos seis mais votados.


CANÇÃO Nº7: CÚMPLICES - "SERÁ O QUE SERÁ"


Esta canção tem uma ponta de originalidade, e ganha muito por ser a única a ser interpretada por um dueto. No entanto, achamos que a meio torna-se bastante confusa, quase como se duas melodias se juntassem numa só, uma mescla de fusões musicais que não combinam minimamente (o que é um ponto negativo). Este facto prejudica-a, mas talvez consiga boa pontuação dos jurados; quanto ao público, não deverá receber pontos.


CANÇÃO Nº8: ARMÉNIO PIMENTA - "UM POEMA NA BAGAGEM"


É o que se costuma chamar de “filler”, uma canção que não envergonha ninguém, mas que também não foi feita para vencer o concurso. Mesmo assim o instrumental está muito bem conseguido e forte, e o Arménio agarra o tema duma maneira incrível, tendo uma grande interpretação; mas falta-lhe o potencial para se sagrar vencedora, e tendo as favoritas a atuar de seguida, acabará por ficar um pouco esquecida na tabela final. Mesmo assim, creio que tanto o júri como o televoto, lhe deverão entregar uns poucos pontos.


CANÇÃO Nº9: CARLOS COSTA - "QUERES QUE EU DANCE?"


Finalmente temos o grande fã dos festivais, Carlos Costa, a participar. Mas porque razão com esta canção? A repetição incansável do refrão é definitivamente um ponto a favor, mas a mesma parece saída de uma semi-final de Malta. E isso não é um elogio. A canção é muito fraca para se destacar na competição e, apesar de ser a que tem mais ritmo das doze a concurso, no ESC seria aniquilada por propostas muito mais fortes. Infelizmente terá saído o compositor errado ao Carlos, pois esta parceria não correu bem. Poderá receber muitos pontos do televoto, mas o júri vai aniquilá-la e terminará a meio da tabela.


CANÇÃO Nº10: VÂNIA OSÓRIO - "O MUNDO PASSA"


O mundo reconheceu recentemente cantoras como Adele ou Lana del Rey, e o seu estilo peculiar de fazer músicas. Em Portugal temos a Vânia Osório, com o seu tema bastante distinto e intimista. Sem dúvida, uma das melhores composições a competir nesta edição do Festival, que aliada à grande voz da Vânia, poderá ser uma excelente aposta de Portugal no ESC este ano. Penso que irá lutar pela vitória, recebendo altos pontos do júri e também do televoto. 


CANÇÃO Nº11: RUI ANDRADE - "AMOR A PRETO E BRANCO"


O Rui regressa este ano, após ter sido favorito no ano passado com uma das melhores baladas da temporada de 2011. Foi injustiçado, mas não desistiu. Se regressou em grande? Não. Esta canção não faz juz ao potencial vocal do Rui e não tem a força que tinha “Em Nome do Amor”. Mas apesar de tudo, tem um potencial perigoso no Festival deste ano, podendo receber a pontuação máxima do televoto e bastantes pontos do júri. Tudo pode acontecer, mas o Rui provavelmente não se sairia bem no ESC com este tema. O melhor desta interpretação é a força que o Rui dá à música.


CANÇÃO Nº12: FILIPA SOUSA - "VIDA MINHA"


Sem dúvida, a mais bem construída das doze canções a concurso. Andrej Babic e Carlos Coelho estão de volta e, mais uma vez, para arrasar na competição. A grande voz da Filipa, aliada a este belo instrumental, irá com certeza fazer com que a canção tenha uma grande pontuação, quer do júri, quer do televoto. A possível vencedora da noite, que esperamos que venha a acontecer, pois sem dúvida, seria uma excelente representação de Portugal no Festival da Eurovisão.


CONCLUSÃO:

Talvez este ano seja um dos melhores, em termos de qualidade de intérpretes e de organização. A RTP parece que este ano está a fazer a coisa mais correcta, para honrar este grande certame! Achamos que estão aqui reunidas várias canções com bastante potencial, para conseguir um bom lugar no ESC. As que têm maiores hipóteses de singrar são as canções de Filipa Sousa, Joana Leite, Ricardo Soler e Vânia Osório e, talvez, Rui Andrade, apesar de ter menos potencial. Esperamos que todos dêem o seu melhor, e principalmente, que a RTP e o público português escolha o melhor representante possível para Portugal!

Artigo escrito por:

( Hide )
  1. De facto não concordo com algumas abordagens relativamente a alguns temas, mas ainda bem que é assim, que temos opiniões diferentes. Relatiamente ao Rui Andrade duvido muito que ganhe os 12 pontos do televoto (no máximo 8) quer-me parecer (pela quantidade de apoiantes, fãs e simpatizantes da música e do próprio interprete) será o Carlos Costa a consegui-los. Quanto ao júri os 12 pontos quase de certeza são entregues á Filipa. Enfim, gostava que este ano levássemos algo diferente do habitual (tirando 2011 que foi diferente para pior), algo mais pop/dance e por isso gostava mais que ganhasse a canção nº9, que acho que se for melhorada (acredito que sim)poderá fazer boa figura no ESC. Só espero que o júri este ano seja justo e mais aberto ás várias sonoridades que existem.

    ResponderEliminar
  2. O que esta Jéssica tem feito em prol do Carlos Costa é de se lhe tirar o chapéu. Boa sorte.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved