Novidades

latest

Participações de Portugal na Eurovisão: "Baunilha e Chocolate" de Tó Cruz (1995)




            A “festa” para celebrar o 40º aniversário do Festival Eurovisão da Canção aconteceu a 13 de Maio de 1995 em Dublin, Irlanda. A apresentadora do evento foi Mary Kennedy. O número de participantes nesta edição foi de 23 países. Tivemos ainda 5 regressos em relação ao Festival de 1994 (Bélgica, Dinamarca, Israel, Eslovénia, Turquia) e 7 saídas (Estónia, Finlândia, Lituânia, Holanda, Roménia, Eslováquia, Suíça). Possivelmente, muitas destas desistências deveram-se aos maus resultados alcançados anteriormente. 



           Portugal mais uma vez mostrou que sabe fazer escolhas acertadas. Mas só em certas ocasiões! A maior parte do tempo continua a ser completamente “tapadinho”. Como se possuíssemos duas palas à frente dos olhos que não nos permitissem ver o que estava a acontecer pela Europa fora, e poder comparar com o que estava a acontecer aqui mesmo. Digo isto porque sinceramente, a música escolhida para nos representar nada tinha de original e de motivante. Depois de no ano anterior termos levado a Sara Tavares e a sua grande música, este ano levamos isto? Para mim, a música chega mesmo a ser irritante em determinados momentos. O cantor até cantava bem, mas a letra deixava muito a desejar. Misturar dois assuntos que à partida nada tem a ver um com o outro (Racismo e a Época da Expansão Marítima) não poderia funcionar lá muito bem. Para além disso, o segundo tema já era muito batido na Eurovisão (muito por culpa de Portugal). Os outros países já deviam estar “fartos” de nos ouvir tantas vezes a dizer que fomos os primeiros na Expansão e que somos um povo de navegadores. Realmente, a julgar por algumas das nossas participações bem que podemos dizer que somos navegadores… pelo menos andamos sempre a meter água... Mas como eu estava a dizer, a nossa prestação foi bastante fraca. O cenário também não ajudou muito pois os elementos do coro estavam muito distantes do cantor e quase na penumbra. No geral, esta nao é de certeza daquelas músicas que nos vem à cabeça quando se fala no ESC e das quais nos sentimos orgulhosos.


            Para reflectir o nosso comportamento, de entre os 23 países a concurso alcançamos o 21º lugar com 5 pontos. Por vezes sinto que houve injustiças na atribuição dos pontos, mas neste caso, como já não poderia esperar que fossemos muito longe, até concordo com resultado final. A Alemanha ficou em último lugar com 1 ponto (muito provavelmente vindo da Áustria!).


           A vitória do Festival ficou a cargo de um país nórdico: a Noruega que obteve 148 pontos. Esta também foi uma vitória bastante polémica. O duo irlando-norueguês Secret Garden levou o tema Nocturne e conseguiu alcançar a 2ª vitória do país no Eurofestival. A sua vitória foi polémica no sentido de a sua letra ter apenas 7 versos em norueguês, e pelo facto de ser interpretada quase na sua totalidade, por instrumentos. Ou seja, o que se viu na apresentação no dia 13 de Maio durante os 3 minutos em que estiveram e palco foi: a cantora a cantar durante aproximadamente 42 segundos e o resto do tempo foi ouvir Fionnuala Sherry a tocar violino. Acrescento que a parte instrumental é muito bonita e que, na minha opinião, é das melodias mais belas que já passaram pelo ESC. Mas também concordo que letra deveria ter sido mais elaborada. Se deveria ter sido outro país a vencer? Não sei… mas esta foi uma vitória que me agradou pura e simplesmente, e sem grandes defeitos a apontar. 

Crónica redigida por Armando Sousa, 12/10/2011


Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved