Novidades

latest

Biografias: Yohanna



Jóhanna Guðrún Jónsdóttir , mais conhecida por Yohanna, nasceu a 16 de Outubro de 1990, em Copenhaga, na Dinamarca. Tinha dois anos quando se mudou para Reykjavík, na Islândia. Desde a infância que mostrou talento natural para a música, tendo enveredado por uma carreira artística, nessa área, desde essa altura.
Tinha oito anos quando a sua família se mudou para Hafnarfjörður (a cerca de 10 km a sul de Reykjavík). Foi nessa altura que participou no seu primeiro festival de música, destacando-se de entre os cerca de 700 participantes. Começou a ter aulas de canto com a professora de música María Björk que enaltecia as suas características de afinação, o seu tom e timbre melódicos e perfeitos e o seu controlo da respiração, uma autêntica revelação. 
 Yohanna, mostrou desde cedo, uma capacidade inata de memorizar, aprender, interpretar e moldar músicas, adaptando-as facilmente ao seu próprio estilo vocal. Gravou o seu primeiro álbum quando ainda tinha nove anos, tendo sido, no entanto, lançado quando fez 10 anos, no ano 2000.


O seu álbum de estreia foi um enorme sucesso, principalmente junto do público adolescente, garantindo-lhe o sucesso principalmente nos países nórdicos. Tanto assim foi, que no ano seguinte lançou o seu segundo álbum que confirmou o seu talento com vendas impressionantes. Em 2003, lançou um terceiro álbum. Este de cariz diferente, só com canções de natal. Nessa altura anunciou que iria fazer uma pausa na sua carreira, pois necessitava de crescer, de amadurecer e de estudar para voltar mais forte e mais competitiva. 


 Apesar de ter continuado a estudar e a viver a sua vida de adolescente, Yohanna viajou frequentemente para Nova Iorque e Los Angeles, onde se aprimorou e teve contacto com grandes músicos e produtores que impulsionaram a sua carreira. No final de 2006, decidiu a conselho dos seus mentores musicais aprimorar a sua técnica vocal na Dinamarca, onde ficou por uns tempos, até se sentir segura para gravar o seu primeiro álbum enquanto mulher adulta, o quarto álbum da sua carreira. 


 Em 2008 lançou , “Butterflies and Elvis” em colaboração com o compositor inglês Lee Horrocks e o produtor musical Thomas Yezzi. Este álbum com boa aceitação pela crítica vendeu relativamente bem e valeu-lhe o prémio “maturidade” pela imprensa islandesa. 


Com 18 anos a par da sua carreira musical, ela própria, já ensinava música na mesma escola onde aprendeu as primeiras técnicas musicais, contudo nunca descurou os seus estudos, os quais ainda continuou a desenvolver, aprendendo com os seus alunos e também com os seus professores, que nunca abandonou. 

 
Em 2009, Óskar Páll Sveinsson desafiou Yohanna a interpretar a canção “Is It True?” na selecção nacional islandesa para o ESC. Foi escolhida pela Islândia, no dia 14 de Fevereiro de 2009, para representar o seu país em Moscovo. Yohanna, uma das grandes favoritas na final, desse ano, alcançou um brilhante segundo lugar, com 218 pontos, depois de ter ficado em primeiro lugar na sua semi-final, com 174 pontos.  



 A ligação de Yohanna ao ESC, não terminou com a extraordinária prestação de 2009, em 2011 participou na selecção nacional islandesa para o ESC, contudo não conseguiu vencer, apesar de ser a favorita à vitória desde o inicio. Participou com a magnífica balada “Nótt” que foi superada por "Aftur heim" dos Sigurjón's Friends, uma escolha polémica e pouco justa na minha opinião.



Actualmente prepara o seu novo disco ao mesmo tempo que actua em espectáculos não só na Islândia mas por toda a Europa do norte. Quanto ao ESC, deixou a promessa de não ficar só por aqui.  
 

Crónica redigida por Francisco Gonçalves, 17/09/2011

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved