Novidades

latest

Entrevistas: INÊS BERNARDO

ENTREVISTA EXCLUSIVA A INÊS BERNARDO (FC 2011)

 
Como começou a sua vida artística?
Canto desde pequenina! Comecei a participar em concursos e galas primeiro, na minha terra, e depois fui ao concurso nacional de karaoke quando tinha 15 anos.

Qual foi, ou é, o seu maior sonho, artisticamente?
O meu maior sonho é cantar e ter a oportunidade de viver disso! Ah, e dar a volta ao mundo!

O Festival da Canção e a Eurovisão sempre fizeram parte da sua vida?
Sim. Desde pequena que me lembro de ver o festival.

Que música vencedora do Festival da Canção mais a marcou?
Tantas! Adoro a Desfolhada da Simone de Oliveira, e gosto da música da Sara Tavares pela sua simplicidade.

O Festival já não é o que era? Que erros fatais predominam para haver uma estagnação do sucesso antigo? Terá a RTP de investir mais no Festival e na Eurovisão?
Bem, não sei. Acho que o que falta é renovar o interesse dentro da comunidade de músicos portuguesa. Antigamente o Festival era uma oportunidade para muitos compositores e intérpretes, e as famílias portuguesas reuniam-se à volta de um único canal que lhes dava o festival da canção. Hoje em dia é um pouco diferente, existem inúmeras oportunidades e também outros canais televisivos que também fazem a promoção de artistas.

Como surgiu a ideia de concorrer ao Festival da Canção?
Bem, foi tudo muito rápido! Um amigo nosso que musicou o tema é que nos incentivou a participar! Eu achei que era uma óptima ideia e enviámos o tema!

Como define a sua música, "Deixa o meu lugar"?
Esta música é de facto uma música melancólica, o que não faz dela uma má música, apenas um pouco desajustada para o festival. Mas não lhe tiro qualquer crédito, é uma grande balada, com uma letra cheia de significado, não existe vazio nesta música, basta ouvir com atenção.

Podia ter investido mais na actuação no dia 5 de Março, ou foi com o que sempre sonhou?
Sim. De facto, acho que poderia ter investido mais, mas isso acontece comigo normalmente! Critico-me e acho que posso dar sempre mais e fazer melhor da próxima vez! Era bom que alguém tivesse dito: "Corta! Amanhã é que é a sério, hoje estávamos só a brincar com vocês!!" Foi muito rápido, todo o processo e a actuação em si!

Ficou desiludida com os resultados das votações?
Não! Fiquei muito surpreendida pela positiva com a votação do júri nacional! Aliás, foi um voto de confiança e prometo que não os vou deixar ficar mal no futuro!

Concorda com o sistema de votação do Festival da Canção (50% público, 50% júri)?
Sim, porque não?! É um sistema como qualquer outro, tem de existir um!

Além da sua, qual era a música, do Festival da Canção 2011, que mais gostava?
A que mais me impressionou ao vivo foi a música do Rui Andrade. Acho que foi a voz dele que deu muito brilho à música. De resto gostei muito da música do Nuno Norte e da música do Ricardo.

Qual é a sua opinião sobre a possibilidade, de um futuro próximo, a RTP propor, a um grupo de fãs do Festival da Canção e da Eurovisão, a integração num júri de pré-selecção, das canções que são submetidas a concurso?
Acho muito bem! Desde que esses fãs sejam fãs do espectáculo em si e não apoiantes de artistas individuais.

Sendo o Festival da RTP da Canção um concurso de canções e de compositores e intérpretes, não deixa de ser um espectáculo televisivo! Seria interessante a RTP apostar num evento a celebrar a música portuguesa, com eliminatórias e uma finalíssima, para que mais artistas pudessem mostrar o seu trabalho e a motivá-los a compor temas para o maior festival europeu de música, como a Eurovisão?
Sim sim, acho que isso seria muito mais interessante. Até porque houve músicas que eu adorava e que nem passaram da votação online, como é o caso da Carla Pires.

O que achou da participação dos Homens da Luta na Eurovisão 2011?
Achei o mesmo que foi dito pelo próprio Jel, a intenção deles foi passar uma mensagem, cabe a cada um interpretá-la como quer!

Qual era a sua música favorita da Eurovisão 2011?
Confesso que não ouvi todas mas gostei muito da música da Finlândia. Uma boa música com uma óptima mensagem. Mais uma vez eu sou adepta da simplicidade, can't help it!

Gostou da vitória do Azerbaijão na Eurovisão 2011?
Bem, não vou mentir! Acho que foi razoável, havia outras músicas que gostava mais.

Pensa concorrer, novamente, ao Festival da Canção?
Pode ser que sim! Porque não?!

Quais são os seus projectos para o futuro?
Música, música, música, carradas de música!

Quer deixar uma mensagem final aos nossos leitores e aos seus fãs?
Claro que sim! Gostaria de agradecer àqueles que votaram na minha música, àqueles que simpatizaram com ela e àqueles que perceberam o seu contexto e significado, o meu muito obrigado! E também quero deixar a minha apreciação àquelas pessoas que ainda se interessam e preocupam em fazer do Festival da Canção um espectáculo único! Muito Obrigado e continuem! É preciso ser optimista (tal como na politica!), um dia vamos ganhar lá fora, é só uma questão de tempo!

 Entrevista realizada por Diogo Canudo e Andreia Fonseca.
10/07/2011

( Hide )
  1. Bela entrevista, muito simples, mas com todo o contexto presente.
    Gostei da resposta dada à pergunta "Além da sua, qual era a música, do Festival da Canção 2011, que mais gostava?"
    Acho sem dúvida que o Rui Andrade deu espectáculo e a música dele anhou muito às custas da sua voz...
    Mais uma vez parabéns à Andreia e ao Diogo pela entrevista feita...

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved