Novidades

latest

[Crónica] Portugal na Eurovisão: "Verão" de Carlos Mendes (1968)


O Festival Eurovisão da Canção de 1968 realizou-se a 6 de Abril em Londres, no Reino Unido. O número de participantes foi de 17, os mesmos do ano anterior, continuando assim a Dinamarca ausente do festival. 
       
O tradicional Festival RTP da Canção acabou por seleccionar Carlos Mendes e a sua canção "Verão" (letra de José Alberto Diogo e música de Pedro Vaz Osório) para nos representarem no estrangeiro.
       
Carlos Mendes levou uma camisola de gola alta, completando o traje com um casaco preto e calças da mesma cor. A letra é difícil de entender (não chego ao certo a perceber a que o cantor se refere). Mas, finalmente, Portugal leva uma letra que não fala de amor (pelo menos assim parece à primeira vista…). Esta fala dos sonhos que o cantor tem em relação ao Verão, ao mesmo tempo que anseia que ele chegue rapidamente para lhe devolver “aquilo que este agora lhe veio tirar”. 
     
A música, no geral, é monótona e sem grandes atractivos, excepto o refrão que poderá parecer um pouco mais “mexido” para a época. Pela expressão que Carlos Mendes demonstrou em palco, nota-se perfeitamente que estava feliz ao interpretar a canção. 
       
Contudo, e apesar de pessoalmente a música não me agradar muito, Portugal qualificou-se em 11º lugar com 5 pontos, obtendo assim o melhor resultado do nosso país, até 1968. 
      
A vizinha Espanha acabou por levar a vitória para casa, após Massiel ter interpretado a canção “La, la, la”. Esta foi a 1ª vitória da Espanha no concurso, com um total de 29 pontos (apenas mais um ponto do que o segundo classificado – o Reino Unido. 
       
Ao contrário das edições anteriores, esta foi bastante “rica” no que diz respeito a polémicas. Algumas delas foram: 
            • Originalmente, a canção vendedora da Eurovisão seria interpretada por Joan Manuel Serrat, só que devido ao seu desejo de cantar parte da música em catalão, o ditador Francisco Franco acabou por impedi-lo de participar, pois queria que apenas se cantasse em espanhol; 
         • Este foi também o primeiro festival transmitido a cores por alguns países, como por exemplo a França, Alemanha, Holanda, Suécia, Suíça e Reino Unido (Portugal apenas teria a sua primeira transmissão a cores 12 anos depois) 

            Por Armando Sousa, 11/05/2011 

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved