Novidades

latest

ESC 2026: RTP vai participar


Em comunicado à imprensa, a RTP confirmou a participação na Eurovisão 2026, depois da reunião de membros da EBU que permitiu a continuidade de Israel no concurso.

A RTP enviou, esta quinta-feira, um comunicado aos jornalistas, depois de ter sido posta em causa a sua participação na Eurovisão 2026. Ao contrário de Países Baixos, Espanha, Irlanda e Eslovénia, a RTP optou por continuar no concurso. Além disso, a RTP revelou também ter votado a favor das alterações no método de votação e, consequentemente, na não existência de uma votação posterior para decidir a participação ou não de Israel.

No comunicado da emissora portuguesa pode ler-se que "foi votada (...) a alteração às regras de votação no Festival Eurovisão da Canção, edição de 2026, no sentido de reforçar a confiança e a transparência e garantir a neutralidade do evento. A RTP (...) votou a favor da alteração das regras que permitem que os países participem na próxima edição do Festival Eurovisão da Canção com um maior grau de confiança nos resultados das votações. Com base nesta decisão (...), a RTP vai participar na edição do Festival Eurovisão da Canção 2026 (...)".

Portugal estreou-se no Festival Eurovisão da Canção no ano de 1964, tendo vencido o concurso apenas uma vez, em 2017, com Salvador Sobral e "Amar pelos Dois", depois de meio século de participações. Em 2025, o nosso país foi representado pelos NAPA, com a canção "Deslocado", alcançando o 21.º lugar na grande final com 50 pontos.

Fonte: RTP/Imagem: Eurovisionworld

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved