Novidades

latest

ESC 2025: vários países vão pedir esclarecimentos à EBU sobre sistema de televoto

 O rescaldo da Eurovisão 2025 promete ser, uma vez mais, polémico: várias emissoras nacionais vão pedir que seja discutido o sistema de televoto da competição, depois de Espanha ter sido o primeiro país a colocar em causa os resultados do voto do público na final do ESC, e a atribuição do primeiro lugar a Israel.

Dois dias depois da final do Festival da Eurovisão 2025, começam a surgir ecos de que várias emissoras nacionais poderão avançar com pedidos de esclarecimento, auditorias, e revisões ao sistema de televoto da competição internacional.

Em causa estão as declarações avançadas inicialmente pela RTVE, emissora nacional espanhola, que salientou que irá avançar com um pedido de revisão do televoto junto da EBU/UER, por considerarem que o mesmo formato poderá estar "enviesado" pelos atuais "conflitos bélicos" da Europa. Em concreto, o canal espanhol também coloca em causa o primeiro lugar da votação do público conquistado por Israel, e pelo tema 'New Day Will Rise'.

Juntamente com Espanha estará também a Bélgica que, para além deste pedido pode ir mais longe. Segundo o 'Eurovoix', a VRT, canal público, poderá estar também a equacionar a permanência (ou não) do país na Eurovisão.

Entretanto, mais países estão também a avançar com pedidos semelhantes: é o caso da Islândia, Eslovénia, e Finlândia, de acordo com o avançado pelos próprios canais.

Em Portugal, a RTP já confirmou, por parte de Gonçalo Madaíl, em declarações à 'Blitz', do Expresso, que estará a ser preparada uma "declaração oficial" por parte da emissora portuguesa, que também deverá ser apresentada à EBU.

Recorde que, apesar de ter vencido o voto popular, Israel não levou o troféu para casa. A vitória recaiu sobre 'Wasted Love', de JJ, pela Áustria.

Fonte: Eurovoix/ Imagem: ESC

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved