Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2025: Países Baixos


Claude - "C'est la vie"



OPINIÃO GERAL

Jessica Mendes: Estava a ouvir esta música e a pensar no quanto estava agradecida aos Países Baixos por, finalmente, nos trazerem um baladão digno e eis que começa aquela batida pop no refrão. Foi a desilusão de uma vida, porque o primeiro verso é brilhante. O crescendo até ao refrão é belíssimo, mas depois estraga-se tudo com aquela popada foleira que já todos vimos milhares de vezes. A mistura entre o inglês o francês está estupidamente bem conseguida (apesar de tudo um monte de frases básicas) e, ainda que a música vá por caminhos que não seriam os meus preferidos, creio que é uma excelente proposta e conseguirá uma ótima posição na final (se o cantor não decidir pronunciar-se contra Israel, claro).

João Vermelho: Eu gosto muito da canção, mas podia gostar mais, pois os primeiros trinta segundos prometem algo diferente, com uma melodia interessante, mas depois perde esse lado quando entra num refrão pop genérico, semelhante a tantos outros temas, mas ainda assim, consegue ter um bom instrumental, uma produção de alto nível, e gosto muito da voz do Claude. É dos poucos temas, que ainda só ouvimos a versão estúdio, por isso tenho alguma expectativa para ver como este tema pode ser transformada em palco. Acho que passa à final, e tem tudo para ter um bom resultado.

Neuza Ferreira: O menos é mais nunca sai de moda... Ora aqui temos uma proposta simples e boa. O instrumental não é particularmente inovador, mas os arranjos são bem conseguidos e conferem uma sonoridade agradável. Claude parece ser um intérprete vocalmente capaz, embora a canção também não exija muito nesse aspeto. A letra, apesar de repetitiva, transmite uma mensagem otimista e realista sobre a vida, e creio que a ideia é mesmo a de reforçar, por via da repetição, que, independentemente das adversidades, a vida segue.
No geral, é uma proposta bastante fofa, e estou curiosa para ver como será o staging em Basileia. Se conseguirem que este seja apelativo e se Claude corresponder vocalmente, prevejo os Países Baixos na final. 

Pedro Lopes: O tema irrita-me, e é simples o motivo: gosto muito da canção, mas não consigo conceber como se faz uma construção melódica tão bonita e eficaz para depois se chegar ao refrão e parecer cair tudo por terra. O início do tema é grandioso, melódico, tem lógica. O refrão é repetitivo e parece que passei do ESC para o JESC. É um triste fator nesta proposta, que ainda assim aprecio. O seu intérprete parece ser também muito competente, mas acho que quaisquer resultados possíveis estarão depois na mão de quem planear a atuação em palco.

Tiago Lopes: “C’est La Vie” é mais um tema sobre o qual ainda não formei uma opinião definitiva. Faz-me lembrar muito o cantor Stromae, tanto pela vibe quanto pela proposta. O refrão talvez seja o ponto mais fraco da música, e a melodia, embora agradável, não traz nada de muito inovador – algo que já ouvimos em outras produções. No entanto, é uma faixa que tem seu charme, mesmo sem grandes surpresas.



PONTUAÇÃO FINAL

 
Jessica Mendes: 10 pontos

João Vermelho: 7 ponto
 
Neuza Ferreira: 6 pontos

Pedro Lopes: 7 pontos

Tiago Lopes: 6 pontos

36 pontos


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Albânia - 39 pontos; 2.º Países Baixos - 36 pontos; 3.º São Marino - 32 pontos; 4.º Suécia - 32 pontos; 5.º Noruega - 30 pontos; 6.º Polónia - 29 pontos; 7.º Ucrânia - 28 pontos; 8.º Portugal - 24 pontos; 9.º Azerbaijão - 24 pontos; 10.º Bélgica - 21 pontos; 11.º Eslovénia - 20 pontos; 12.º Estónia - 18 pontos; 13.º Islândia - 12 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2025 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved