Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2023: Moldávia



 Pasha Parfeni - "Soarele și luna"



OPINIÃO GERAL

João Vermelho: Gosto da mistura folk eletrónica que a canção tem, talvez demasiado eletrónico para o meu gosto, mas não deixa de ser interessante essa mistura. Pasha Parfeni retorna com uma canção mais competitiva do que há 11 anos, bastante moderna e com um refrão orelhudo, por vezes repetitivo demais. A letra não é genérica, mas também não esbanja criatividade, e perde protagonismo para o instrumental eletrónico de fundo, que não sou tão fã, gosto mais quando os sons folk se intensificam. Tem visuais interessantes e espero que em maio apresentem algo mais interessante do que foi na final nacional. Acredito na qualificação da Moldávia à final.

Neuza Ferreira: O regresso que poucos esperavam, mas que todos adoraram. Pasha Parfeni traz-nos um tema completamente diferente daquele que apresentou em 2012 e uns furos super acima. Com um instrumental moderno e ritmos originais, entrou diretamente na minha playlist de músicas eurovisivas favoritas.
Vocalmente mais maduro, mas sem grande poderio, tenho receio que possa ter algum deslize infeliz em Liverpool, por tal, espero uns bons backing vocals de suporte. Com o tipo certo de staging (e não aquela minimalidade que apresentou no Etapa Naţională), conseguirá o apuramento para a Final sem problemas.

Pedro Lopes: É bom voltar a ver a Moldávia voltar aos seus registos mais étnicos, sobretudo sem ser algo mais brincalhão e quase que ‘patético’. Desculpem, de todo que queria ofender a canção do ano passado e os seus apoiantes, mas aquilo era demasiado irritante... e deu-se muito bem... Acho que a Moldávia volta a ter hipótese de se dar bem no ESC. O Pasha é um intérprete e um músico incrível, e fica aqui mais uma prova disso. Gosto do registo quase que meio sombrio à volta da canção. A conjugação com as vozes femininas também resulta bastante bem. Ainda assim, o instrumental é sem dúvida a componente mais forte.

Tiago Lopes: Que ritual é este, Moldávia? “Soarele şi Luna” é realmente diferente. Na primeira vez que vi a atuação ao vivo, não contive o riso. Não percebo nada do que é cantado, mas o instrumental acaba por ser repetitivo. Não consigo prever o lugar que esta música vai ter, mas quantas vezes a Moldávia já nos surpreendeu?



PONTUAÇÃO FINAL

 
João Vermelho: 5 pontos
 
Neuza Ferreira: 7 pontos

Pedro Lopes: 7 pontos

Tiago Lopes: 6 pontos

25 pontos


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1.º Finlândia - 35 pontos; 2.º Noruega - 31 pontos; 3.º Portugal - 31 pontos; 4.º Letónia - 25 pontos; 5.º Moldávia - 25 pontos; 6.º Israel - 25 pontos; 7.º Azerbaijão - 16 pontos; 8.º Irlanda - 16 pontos; 9.º Malta - 14 pontos; 10.º Sérvia - 13 pontos; 11.º Croácia - 9 pontos.

Ajuda-nos a decidir a vencedora. Vota nas canções do ESC 2023 AQUI.

Vídeo: Eurovision Song Contest

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved