Novidades

latest

ESC 2023: Bulgária, Macedónia do Norte e Montenegro de fora do Festival

Num espaço temporal inferior a 24 horas, três países anunciaram a sua retirada da Eurovisão 2023. Até ao momento, o Festival conta com 34 países pré-confirmados.

Os três países participaram na edição de 2022, mas vão estar fora do Festival Eurovisão da Canção (ESC) do próximo ano. Bulgária, Macedónia do Norte e Montenegro anunciaram a sua retirada da competição, apontando dificuldades económicas como o principal motivo para a desistência.

A RTCG, emissora de Montenegro, confirmou que os elevados custos com a taxa de participação no ESC 2023, assim como os encargos com a estadia da delegação em Liverpool, somadas à falta de interesse de patrocinadores, deixaram o país sem possibilidade de ser representado no Reino Unido.

Situação semelhante com a Macedónia do Norte. O canal público do país justificou a sua ausência da Eurovisão do próximo ano devido às dificuldades económicas, e ao aumento dos problemas com a crise energética, vivida em tempos de guerra. Ainda assim, a MRT, emissora pública, mostrou-se confiante com um possível regresso em 2024.



A Bulgária também referiu não vir a ser representada em Liverpool, mas até ao momento não houve comentários por parte da emissora do país. Ainda assim, a conta da BNT no Twitter respondeu a uma mensagem da OGAE Grécia, dando conta de que o país estaria fora do ESC 2023, não sendo expectável, inclusive, um regresso no futuro. 

Com 34 países pré-confirmados, resta saber das confirmações oficiais por parte da Arménia, país que acolhe o JESC 2022, da República Checa, e da Moldávia. 

Fonte: Eurovoix/ Imagem: ESCUnited

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved