Novidades

latest

ESC 2021: 3.º dia de ensaios na Rotterdam Ahoy

 A semana começa com mais ensaios da Eurovisão 2021! Depois de uma primeira ronda feita pelos dezasseis países que competem na SF1 do concurso, a Rotterdam Ahoy recebe hoje os artistas que atuam na primeira parte da segunda semifinal do Festival. Comentários, fotografias e vídeos oficiais. Ao longo do dia, o menu eurovisivo será este!

Mais um dia em que a Arena de Roterdão abre portas aos primeiros ensaios no palco da Eurovisão. É tempo dos países da segunda semifinal fazerem o primeiro teste na Rotterdam Ahoy. Sehnit, em representação de São Marino, será a primeira a subir a palco no dia de hoje, dia esse que irá terminar com a prestação das Hurricane, representantes da Sérvia. No total, serão nove as delegações que irão passar pelo grande cenário do ESC 2021! E por isso, vamos partilhar os nossos comentários, mas também os vídeos oficiais dos ensaios.

São Marino - Sehnit

Comentário: A segunda semifinal do ESC 2021 abre com "Adrenalina". Sehnit já está a realizar o primeiro ensaio. A cantora aparece numa plataforma, e o que salta à vista é um grande suporte que segura na cabeça, em dourado, e que mostra uma figura religiosa (é bastante confuso visto uma primeira vez, há que confessar). Como dito, Sehnit está numa plataforma, acompanhada por quatro bailarinos, com um fato branco e cara tapada. Mas há um detalhe nessa mesma plataforma: é rotativa, e está praticamente sempre em movimento, a girar, ao longo da atuação. Inicialmente, os ecrãs LED vão mostrando algumas imagens da intérprete, em situações que facilmente reconhecemos vindas do videoclipe oficial. Havia igualmente expectativa em perceber como seria a parte dedicada aos vocals do rapper Flo Rida. O artista não está em Roterdão, mas houve quem fizesse o seu papel. Ainda não se sabe quem, mas provavelmente um stand-in terá ocupado aquele lugar. A atuação termina no segundo palco, com várias cores nos ecrãs LED. É uma atuação algo excêntrica, mas Sehnit parece estar segura em termos vocais. O último ensaio também viu a introdução de pirotecnia. É uma abertura impactante!

Vídeo:



Estónia - Uku Suviste

Comentário: Uku Suviste está sozinho em palco, e é assim que vai ficar durante os três minutos da atuação de "The Lucky One". Inicialmente, os ecrãs LED projetam um grande círculo branco e brilhante, uma clara alusão a uma lua, que se faz acompanhar pelo surgimento de raios, nalguns momentos do instrumental. Uku está sempre muito estático em palco. Na segunda parte da canção, denota-se a introdução de vídeo, imagens semelhantes às do videoclipe da canção. A sua perfomance vocal esteve razoável para aquilo que já conhecemos do cantor. Os backing vocals são excelentes, mas percebe-se que é pré-gravado, e poderão abafar a voz do cantor nalguns momentos, mas se calhar é mesmo esse o objetivo... No final, o azul que predominava nos LEDs e iluminação é substituído por vermelho. Diria que a atuação no Eesti Laul tinha mais impacto. Com mais quinze canções para vir, conseguimos perceber o que poderá acontecer aqui.

Vídeo:



República Checa - Benny Cristo

Comentário: É a vez do representante da República Checa fazer o primeiro teste de "omaga" no palco eurovisivo. Benny Cristo aparece com um novo visual, cabelo curto e platinado, e com uma roupa bastante descontraída, ao trazer um casaco amarelo torrado mas bastante brilhante. O cantor inicia a atuação ao fundo do palco (nos bastidores), rodeado por vários feixes de luz. É acompanhado por dois bailarinos na primeira parte, com o surgimento de mais duas bailarinas na segunda parte do tema. Percebe-se que Benny Cristo está a poupar a sua voz, já que muitas vezes cantou as notas mais graves de "omaga". Também ainda não há demasiada interação com as câmaras. Em termos de LED, as imagens são mais abstratas e coloridas, e também não há mais ação em palco. Mesmo assim, Benny também faz vários dos passos de dança com os seus parceiros de palco. A atuação termina, uma vez mais, no segundo palco. O clima é descontraído e divertido, repleto de uma boa vibe!

Vídeo:



Grécia - Stefania

Comentário: A representante grega já está em palco. Traz uma indumentária roxa e bastante futurística. Tal como prometido, temos uma encenação pouco vista no cenário eurovisivo. A cantora começa sozinha em palco, em que a iluminação e os ecrãs LED em tons rosa e roxo parecem condizer com a sua roupa, e com o estilo. Desde logo, há movimentos na luz muito rápidos, que começam por atribuir algum dinamismo ao esquema da atuação. No entanto, há uma transição rápida para um novo momento. O país usa um painel chroma-key, verde, que neste caso projeta uma imagem de vários edifícios, tudo na mesma tonalidade de cores já antes descrita. Stefania vê-se acompanhada por alguns bailarinos, que inicialmente são "homens invisíveis". A performance vai evoluindo nesse cenário de projeção de imagem, e quase uma espécie de realidade digital! Nem sempre resultam (ainda) da melhor forma, pois notam-se alterações na imagem, sobretudo no cabelo da cantora. No final da atuação, essa realidade desaparece, e o cenário volta ao seu "normal", já com os bailarinos vistos juntamente com Stefania. Em termos vocais, a cantora esteve bastante bem! Não sei como poderá ser a resposta a esta "novidade", e pessoalmente gosto mais da forma como o palco está montado no início e no final da atuação.

Vídeo:




Áustria - Vincent Bueno

Comentário: Depois da pausa para almoço (na Rotterdam Ahoy), os ensaios retomam com (o segundo) "Amen", proposta de Vincent Bueno. O cantor começa na ponta direita do ecrã, virado de lado, num plano escuro com apenas algumas luzes em tom azul, atrás dele. No primeiro refrão, a câmara abre com vários pontos de luz claros, mas de forma subtil. Vincent apresenta-se todo de escuro, com um casaco preto comprido, e vários detalhes brilhantes. O intérprete austríaco mantém-se durante a atuação completa em cima de uma plataforma retangular. A atuação é bastante escura e inimista, sendo que até meio da canção o preto e azul predominam. Apenas numa segunda fase, principalmente no refrão, são jogados vários focos de luz em tons dourados. Termina com o clímax do refrão em que os focos de luzes enchem toda a arena. Vocalmente esteve bastante seguro.

Vídeo:




Polónia - Rafal

Comentário: O país que se segue neste passeio de canções é a Polónia. A atuação começa com um plano inclinado como no videoclipe, e vai ter até ao Rafał e os seus quatro dançarinos no meio da arena quase numa espécie de "porta", que depois fecha, aparecendo novos os efeitos de LED. O cantor surge com uma roupa bastante semelhante à do videoclip, de blazer preto, e os dançarinos a condizer no estilo, mas de branco. Traz ainda os seus típicos óculos pretos que ao longo da atuação os retira e coloca. Durante alguns segundos, o cantor "segura" a câmara enquanto canta. Os anos oitenta estão de regresso à Eurovisão, numa atuação com vários tons de azul e rosa néon, em estilo vaporwave. No ecrãs LED são transmitidas imagens do videoclip oficial. Os dançarinos tem uma luz circular em cada mão, criando um certo dinamismo à atuação com as suas coreografias. A atuação possui elementos pirotécnicos durante o refrão. Numa segunda parte da atuação, deslocam-se até ao palco secundário, mas rapidamente regressam ao palco principal, já perto do final do tema. Rafał tem pouco interferência na coreografia, limitando-se a seguir os dançarinos e a fazer alguns movimentos, esporadicamente. Vocalmente, o intérprete polaco não esteve muito bem. Dificilmente a Polónia terá uma vaga na final.

Vídeo:




Moldávia - Natalia Gordienko

Comentário: Chegou o açúcar desta tarde, Moldávia é o país que se segue com Natalia Gordienko, com um vestido curto semi-transparente, e branco com detalhes brilhantes. A câmara começa focada na cantora, que está sentada nas costas de um dos seus dançarinos, com mais dois atrás dela. No primeiro refrão, o plano abre e percebemos que eles estão numa plataforma retangular, com a ponta virada para a câmara, e em que os quatro dançarinos fazem a coreografia que já conhecemos do videoclipe oficial. Os LEDs são predominados por efeitos de cor de rosa néon, que estão em constante movimento, e as luzes da arena em vermelho. Na segunda parte da atuação, essa plataforma quadrada começa a rodar onde a coreografia continua, mas agora em movimento. Os passos da cantora e dos dançarinos pareceram sincronizados e bem executados. A nível vocal, Natalia não esteve mal, mas acredito que poderá ter melhorias.

Vídeo:



Islândia - Daði og Gagnamagnið

Comentário: Depois de lidarem com um monstro na Islândia e de derrotarem todos os aliens anti-música, Daði og Gagnamagnið chegam finalmente a Roterdão para mais um desafio com o tema "10 Years". Começam os seis elementos completamente parados, lado a lado no centro do palco, com as luzes completamente baixas, LEDs em tons de roxo, ficando visível só as silhuetas, durante o instrumental inicial. Quando começa a batida principal do tema, a luz sobe e eles aparecem, com imagens dos personagens (bonecos) de cada elemento do grupo. Chegados ao refrão, eles começam a replicar a coreografia já conhecida. Desta vez vestidos com uma versão nova da camisola verde, em que na zona que antes era vermelho agora é preto com várias caras dos bonecos criados para o tema Islandês. O vocalista e as duas participantes do coro vão até à ponte entre o palco principal e secundário e desce o ecrã LED lateral, que agora mostra uma composição cheia de vários bonecos personalizados iguais aos dos elementos do grupo (talvez enviados por fãs). Três dos elementos possuem um piano em formato circular, em que a meio da atuação formam um piano circular (semelhante à Roménia 2014). No final, todos se dirigem para o palco principal para o último refrão com um ambiente disco, com vários quadrados às cores no LED. A atuação acaba com eles em pose e um compasso de espera para um subtil uso de pirotecnia e jatos de fumo.

Vídeo:



Sérvia - Hurricane

Comentário: O último ensaio do terceiro dia é reservado para a Sérvia. No início, a câmara fixa rapidamente em cada uma das intérpretes. O plano abre, e aparece o nome "Hurricane" em grande escala nos LEDs. As três intérpretes começam um pouco afastadas, sendo que atrás de cada uma vamos vendo efeitos visuais com retângulos brancos. As cantoras vão se aproximando, ao mesmo tempo que vislumbramos algumas partes da letra a preto e branco. Segue-se a introdução de vários jatos de fumo (um pouco barulhentos neste ensaio). No refrão, as intérpretes juntam-se para a coreografia, e as cores roxa e azul predomina os LED's e nas luzes, aparecendo alguns efeitos rápidos, por baixo de cada uma, no piso da arena. Antes de caminharem para o palco secundário, desce uma bola de espelhos com luzes amarelas. No final, o grupo vai para o palco secundário, onde continuam a coreografia terminando com uma projeção muita rápida de pirotecnia. Vocalmente, estiveram as três bastante seguras.

Vídeo:



Amanhã, terça-feira (11), os países alocados na segunda metade desta SF2 irão fazer o seu primeiro ensaio no palco eurovisivo. Entre esses oito países, destaque para o primeiro ensaio de Portugal, com os The Black Mamba a interpretarem "Love Is On My Side" pela primeira vez na Arena de Roterdão.

Comentários por: Pedro Damasceno Lopes e João Vermelho

Fonte: ESC 38N/ Eurovision/ Imagem e Vídeos: Eurovision

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved