Novidades

latest

E Foi Por Pouco... 7 - Ultimo, Seemone, Natalia e Sheppard





Ultimo - "I Tuoi Particolari"
2.º lugar no Sanremo 2019

Música: "I Tuoi Particolari" não é claramente a melhor canção de Ultimo (basta olhar para "Il Ballo Delle Incertezze" com que venceu o Sanremo Giovani no ano passado) e também não apresenta nada de inovador. É uma balada que vai crescendo para terminar com um final bastante poderoso que mostra todo o poder vocal do artista. É definitivamente bem ao jeito de Niccolò Moriconi, o nome verdadeiro de Ultimo, e, infelizmente, muito pouco arriscada. Como em todas as suas músicas, a letra é muito bem construída.

Apresentação: É aqui que as músicas deste jovem cantor ganham vida. Apesar de ter apenas 23 anos, Ultimo tem uma intensidade em palco que passa para o público. Não é ao acaso que, depois de vencer o Sanremo Giovani, começou a esgotar os MEOs Arena lá do sítio nem foi ao acaso que se tornou um dos grandes favoritos a vencer o Sanremo deste ano (e inclusive venceu a votação do público com grande margem). A reciclagem de ideias da Eurovisão com as frases a aparecer no ecrã foi totalmente despropositada mas tudo o resto correu como tinha de correr: simples mas com o sentimento a passar para o espetador.

Comparação com a vencedora: A Itália é um país coerente e, por isso mesmo, raramente nos presenteia com outra coisa que não qualidade. Tanto Mahmood como Ultimo têm muito carisma e qualquer um dos dois iria saber cativar o público europeu. Acaba até por ser inútil fazer esta comparação uma vez que, ainda que o voto do público tivesse prevalecido e Ultimo tivesse ganhado o Sanremo, seria sempre Mahmood a ir à Eurovisão uma vez que Ultimo iria recusar por ter já vários concertos esgotados agendados para maio. Assim sendo, independentemente do resultado, a Itália continua a ser bem servida com qualquer um dos dois.

Pontuação: 12 pontos.
 




Seemone - "Tous Les Deux"
2.º lugar no Destination Eurovision 2019

Música: A típica balada francesa ao piano que, por mais tempo que passe, nunca deixa de ser magnífica. "Tous Les Deux" era tudo o que França precisava para a Eurovisão. Um tema tocante, cantado por uma voz característica e que transmite toda a emoção da canção. O instrumental vai ficando cada vez mais preenchido e mais intenso, tudo feito com grande mestria.

Apresentação: Perfeitamente adequada à canção, sendo a simplicidade o segredo da apresentação. A prestação mais sombria na semifinal foi melhor que na final onde a equipa responsável pela apresentação de "Tous Le Deux" decidiu torná-la mais colorida no final, com a introdução de luzes mais quentes. Não fez grande sentido, apesar do resultado final não ter sido, de todo, comprometido. 

Comparação com a vencedora: Não há comparação possível entre uma grande composição e "Roi", canção vencedora da final nacional francesa. O vencedor não tem o mesmo carisma e, apesar da canção não ser medíocre, o Bilal falha em criar uma verdadeira conexão com o público, ao contrário de Seemone. O que lhe valeu a vitória foi a sua popularidade na internet. 

Pontuação:  12 pontos



Natalia - "La Clave"
5.º lugar no OT Gala Eurovision

Música: "La Clave” é uma canção pop, com uma letra e um refrão que fica facilmente na cabeça. A canção interpretada por Natalia Lacunza tem uma composição cliché e que vai de encontro a tantas outras canções, porém a sonoridade e letra desta canção são duas das características que concedem uma personalidade própria a esta proposta espanhola. Apesar de ser uma das favoritas, não era de facto a grande preferida dos eurofãs. 

Apresentação: A Natalia fez uma atuação monstruosa, como tem vindo a habituar na Operação Triunfo, não é em vão que ficou em 2.º lugar e muito provavelmente esta canção perderia a sua força com outro intérprete. A coreografia esteve perto da perfeição o que aprimorou ainda mais a apresentação de “La Clave”. 

Comparação com a vencedora: “La Clave” talvez tivesse uma proposta mais interessante melodicamente e com uma atuação e coreografia mais apelativa por parte de Natalia, porém é provável que não alcançasse o hype e o bom presságio que até ao momento a canção interpretada por Miki tem conseguido, principalmente entre os eurofãs. “La Venda” pelo o carisma de Miki e pela composição popular e animada de Adrià Salas, é com certeza a escolha certa para representar Espanha em Telavive. 

Pontuação: 8 pontos.






Sheppard - "On My Way"
3.º lugar no Eurovision: Australia Decides.

Música: Os Sheppard lançaram já vários temas no género de indie pop/rock, dos quais não se pode deixar de mencionar o êxito internacional “Geronimo”. “On My Way” caracteriza-se por ter uma melodia com vários momentos, mas que tem um bom feeling. As energéticas transições que a música tem cativam o público para acompanhar a canção, sendo que a interpretação dos Sheppard também ajuda a criar ambiente à volta desta música. A composição não tem nada de extraordinário, uma espécie de declaração com um refrão catchy.

Apresentação: Estando os Sheppard habituados a grandes palcos, podia-se esperar o à vontade e entrega que demonstraram ter em palco nas duas prestações que tiveram (uma emissão para o júri e outra para o público). Com uma música que não pede grandes acessórios ou grandes surpresas, a atuação teve alguns planos de câmaras interessantes e foi evidente a boa interação entre a banda e o público presente na arena. Talvez tenha faltado alguma intimidade por parte do duo feminino para com a câmara.

Comparação com a vencedora: O top 3 da final nacional da Austrália teve três músicas muito distintas. Reconhecemos que "Zero Gravity" pode ter um toque de diferenciação das outras músicas a concurso no Festival da Eurovisão 2019, algo que "On My Way" dificilmente teria. A apresentação de "Zero Gravity" teve vários aspetos que prendaram o público à atuação, que aliado à peculiaridade da música, se refletiu nos votos. Na votação do júri apenas sete pontos separaram as duas canções, mas no televoto foi notória a preferência dos australianos, um vez que quase o dobro de diferença dos votos separaram a música de Kate da música dos Sheppard.

Pontuação:  10 pontos



Textos de: Jessica Mendes, Daniel Fidalgo, João Vermelho,  Tiago Lopes
Vídeos: Horino, Destination Eurovision, wearesheppard, Operación Triunfo Oficial

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved