Novidades

latest

Bósnia e Herzegovina: problemas económicos da BHRT dificultam retorno à Eurovisão em 2020


Apesar de desejar o regresso do país ao Festival em 2020, a emissora nacional da Bósnia e Herzegovina adiantou que as sucessivas dificuldades económicas continuam a ser um entrave para o retorno à competição.

A informação foi avançada por Lejla Babovic, a chefe de delgação da BHRT para o Festival Eurovisão da Canção (ESC). Segundo o comunicado divulgado, a emissora do país anseia o regresso do país à competição musical, retorno esse que só será possível, no entanto, com uma garantia de fundos suficientes que suportem a participação, assim como mudanças na legislação do país.

"O regresso da Bósnia e Herzegovina à Eurovisão depende principalmente do setor financeiro, isto é, depende de como a BHRT irá operar e se será capaz de pagar a dívida que tem com a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER). Se pudéssemos ter o dinheiro suficiente e começar a pagar as dívidas, poderíamos entrar em diálogo com a EBU sobre um possível retorno. Então, na melhor das hipóteses, podemos voltar a 2020, mas como o BHRT continua com problemas económicos e poucos contributos vindos dos impostos dos media, será difícil participar" pode ler-se no comentário de Lejla Babovic.

Para além disso, a chefe de delegação do país avança que, para o país poder participar a um nível mais exigente, o financiamento na competição deveria rondar os 250 mil euros: "Qualquer empresa ou companhia não tem interesse em suportar os custos de participação do país, as participações anteriores são a prova disso".

A Bósnia e Herzegovina estreou-se como país independente no Festival Eurovisão da Canção em 1993 e o seu melhor resultado é um terceiro lugar: em 2006, com Hari Mata Hari e a canção “Lejla”. Em 2016, o país foi representado por Dalal & Deen feat. Ana Rucner & Jala e a canção “Ljubav je”, alcançando o 11º lugar na primeira semifinal com um total de 104 pontos, sendo a última participação do país até à data.

Fonte e Imagem: Eurovoix

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved