Novidades

latest

E Foi Por Pouco... 6 - Ana & Aitana, Debbi, Emmy Liyana, Inis Neziri e Richard & Joe

Emmy Lyiana - "Ok ou Ko"
4.º lugar no Destination Eurovision.

Música: "Ok ou Ko" é um pop alternativo, ao estilo de Lorde, com uma produção distinta relativamente às outras propostas apresentadas na final francesa. Fala sobre a capacidade de tomar decisões que unicamente dependem de nós. É o assumir da nossa independência, perante uma sociedade que nos obriga a tomar certas decisões.  

Apresentação: De longe, a apresentação mais interessante de todo o Destination Eurovision. A apresentação foi de encontro à produção obscura e à mensagem forte de "Ok ou Ko". Começa-se por ver Emmy no fundo de palco, apenas um vulto. A cantora inicia uma caminha em direção ao público, no momento em que a iluminação nos permite observá-la. A caminhada é segura e triunfante, tal como a mensagem da canção. À medida que a atuação decorre, vão aparecendo diferentes versões de Emmy, talvez símbolo da transformação pessoal que cada decisão pode despoletar, o que leva à existência de diferentes versões de nós próprios. A atuação culmina com Emmy a demonstrar todo o seu poder vocal.

Comparação com a vencedora: "Mercy" é diferente de "Ok ou Ko", mas igualmente marcante, não tanto pela atuação, mas mais pela mensagem. Se tivessemos que classificar estas duas canções, colocaríamos "Ok ou Ko" acima de "Mercy", mas com uma ínfima diferença a separá-las.

Pontuação:  12 pontos


       

Inis Neziri - "Piedestal"
3.º lugar no FIK 56.

Música: A típica balada eurovisiva, mas desta vez com uma poderosa cantora a interpretá-la. A canção vai crescendo à medida que nos aproximamos do seu fim, assim como os vocais de Inis. Um tema muito bem orquestrado que faz sentido ser tocado por instrumentos reais e não electrónicos. Na Eurovisão podia perder alguma força, visto que não existe uma orquestra ao vivo. 

Apresentação: Uma apresentação simples, onde Inis veste um bonito vestido preto brilhante, que faz realçar a sua beleza e a força da canção. Na Eurovisão pouco mais seria necessário, apenas um melhor jogo de câmaras e uma melhor iluminação.

Comparação com a vencedora: Consideramos "Piedestal" inferior à vencedora, por não apresentar qualquer tipo de novidade musical. No entanto, a capacidade vocal da cantora e o seu carisma, bem como o tema forte, poderiam ser pontos a favor da Albânia.

Pontuação: 8 pontos





Debbi - "High On Love"
2.º lugar na final nacional checa.

Música: "High on love" é uma música moderna com um um início que capta de imediato a atenção do ouvinte. À partida parece apenas mais do mesmo mas a ponte dos versos para o refrão dá-lhe um toque especial que culmina num refrão muito interessante e que fica na cabeça das pessoas. Os "you-u" depois do segundo refrão funcionam na perfeição e tornam "High on love" uma música mais catchy e memorável.

Apresentação: Não tendo a República Checa apresentado as suas músicas ao vivo, torna-se difícil avaliar este aspeto. Ainda assim, com competência vocal e uma coreografia adequada, era fácil imaginar uma boa apresentação.

Comparação com a vencedora: "Lie to me" tornou-se imediatamente a favorita de todos os eurofãs e, por isso mesmo, terá sido a melhor escolha para a República Checa. Ainda assim não duvidamos que "High on love" conseguisse uma possível passagem à final.

Pontuação: 8 pontos






Richard & Joe - "Song For Dad"
2.º lugar no MESC

Música: "Song for dad" era a única música que se distinguia das restantes na final de Malta por não ter a mesma batida em que se basearem as outras todas. É uma música relaxante, radiofriedly e com uma letra com que qualquer um de nós se identifica. Não sendo uma obra de arte, ouve-se bem e não deixaria o país envergonhado.

Apresentação: Nem pai nem filho são cantores extraordinários. Sendo uma atuação simples (que é o que a música pede), era precisa mais segurança a nível vocal. Ainda assim, a interação entre os dois passa bem a mensagem e as fotos deram-lhe um toque ainda mais pessoal.

Comparação com a vencedora: Não estaremos certamente errados se dissermos que "Taboo" se ficará pela semifinal. Com esta canção talvez Malta conseguisse apelar ao lado emotivo e chegar à final. Além disso dar-nos-ia um momento relaxante que, com tantas coisas a passarem-se em palco, também faz falta.

Pontuação: 8 pontos

       



Ana Guerra & Aitana - "Lo Malo"
3.º lugar na OT Gala Eurovisión

Música: À primeira, podemos estranhar. Nas vezes seguintes, já temos o refrão preso na cabeça. Diverte, contagia, é sexy. O instrumental reggaeton, bem característico dos países latinos, é o trunfo que a Espanha tem e parece nunca querer utilizar. É verdade que a música não tem a melhor produção de sempre, mas também é claro que na Eurovisão a performance é quase tudo.

Apresentação: O que podia faltar na canção, ganhou na atuação. A euforia na audiência demonstra toda a energia que Ana e Aitana transmitiram em palco. Vocalmente, estiveram perfeitas, principalmente Aitana, que é simplesmente a melhor voz desta edição da Operación Triunfo.

Comparação com a vencedora: "Tu Canción" é apenas mais uma concorrente a tentar reproduzir o que foi feito originalmente no ano anterior. Ainda que em nada se compare a "Amar Pelos Dois",  até porque o instrumental é muito básico, apela à onda "music is feeling" de uma forma completamente exagerada, ao passo que "Lo Malo" se poderia destacar mais por ser algo diferente, ter um género semelhante ao que se ouve em todas as rádios atualmente.

Pontuação:  8 pontos


     

Vídeos: Destination Eurovision, Antoine Carballo, ESC Czech Republic, eurovisionfest, Operacion Triunfo

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved