Novidades

latest

ESC 2018: reveladas mais informações sobre o sorteio das semifinais da Eurovisão 2018


A Câmara Municipal de Lisboa é o lugar escolhido para a realização do sorteio da divisão dos países pelas semifinais, no próximo dia 29 de janeiro.

A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER), avançou hoje com mais informações sobre o sorteio de alocação dos países pelas duas semifinais do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018. A Câmara Municipal de Lisboa será a sede deste evento, que também contará com a troca de insígnias entre o Presidente de Câmara de Kiev, a cidade anfitriã em 2017, e Fernando Medina, Presidente da Câmara da cidade de Lisboa. 

Foram também revelados os seis potes que dividem os países tendo em conta os padrões de votação em antigas edições do Festival: "Os 37 semi-finalistas foram dividos em seis potes, com base em padrões de votação históricos, conforme calculado pelo parceiro oficial do televoto do concurso, Digame. Esta divisão ajuda a reduzir a chance de uma votação entre vizinhos e aumenta o suspense nas semifinais.", pode ler-se na página oficial da Eurovisão.

Veja como estão distribuídos os países:

Pote 1:
Albânia
Croácia
Eslovénia
Macedónia
Montenegro
Sérvia
Suiça

Pote 2:
Dinamarca
Finlândia
Irlanda
Islândia
Noruega
Suécia

Pote 3:
Arménia
Azerbaijão
Bielorrússia
Geórgia
Rússia
Ucrânia

Pote 4:
Bulgária
Chipre
Grécia
Hungria
Moldávia
Roménia

Pote 5:
Austrália
Áustria
Israel
Malta
República Checa
São Marino

Pote 6:
Bélgica
Estónia
Holanda
Letónia
Lituânia
Polónia


Assim sendo, a primeira parte do sorteio determinará em que semifinal cada um dos seis países pré-qualificados (França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e Portugal, país anfitrião) irá transmitir e votar. A segunda parte irá determinar a divisão dos restantes países participantes pelas duas semifinais. Como nos anos anteriores, o processo será determinado pelos produtores do espetáculo. Pode acompanhar todo o processo em direto na RTP1, ou através do canal de YouTube da Eurovisão, a partir das 12 horas do dia 29. A apresentação deste evento estará a cargo de Sílvia Alberto e Filomena Cautela, dois nomes também escolhidos para a apresentação da Eurovisão.

Fonte, Imagem: EBU e RTP



Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved