Novidades

latest

[Entrevista] Marija Sestic: "o mais importante de tudo é que a canção ainda vive"


Em entrevista ao Crónicas de Eurofestivais, Marija Sestic revelou-nos que adora Setúbal e falou-nos da sua experiência no Festival Eurovisão da Canção 2007 - que poderia não ter sido a sua primeira  e única experiência num palco eurovisivo. Leia a entrevista na íntegra:

Está a gostar de estar em Portugal e particularmente em Setúbal? 

Claro, claro. Eu sinto-me muito relaxada aqui. É a primeira vez em 2009 que este evento aconteceu e na altura foi muito casual, íntimo, entre amigos e agora está maior e mais sério e estou muito feliz por ver isso. Estou a gostar muito de estar cá porque vejo muitas semelhanças com a nossa mentalidade. As pessoas são muito calorosas, abertas, gostam de cantar – vocês têm grandes cantores, eu fiquei surpreendidíssima. Eu não me quero repetir mas eu adorei o peixe e gosto muito dos vossos vinhos. Estes vinhos são fabulosos. Setúbal é uma cidade muito gira e gosto de, quando vou viajar, descobrir os sítios por mim própria. Tem ruas muito queridas, com florzinhas e hoje fomos à baixa de Setúbal – que tem balões e peixes e adorei. Tudo está cheio de cores e é muito alegre. Uma cidade fabulosa. 

E como foi a sua experiência no Festival Eurovisão da Canção? O que gostou mais? 

Para mim foi um pouco stressante porque eu era muito nova – tinha acabado de fazer 20 anos sete dias antes de cantar a minha música – e não foi a primeira vez; nós tivémos uma espécie de seleção interna e eles chamaram-me em 2006, para fazer uma espécie de coros no “Lejla”. Eu estava a preparar o meu exame final na Academia de Música – disse que não podia ir porque tinha de treinar piano, era muito nova. Mas no ano seguinte chamaram-me novamente porque já tinham uma canção de dois compositores e eles sugeriram que eu seria a melhor escolha para a mesma. E foi o início desta experiência e para mim esta foi a primeira vez que eu tive oportunidade de estar em algo sério. 
A Eurovisão é o maior festival de música no mundo hoje em dia, podemos ver que a Austrália está louca com a Eurovisão. E está a tornar-se maior e maior e é uma coisa muito séria. Foi a primeira vez que eu tive contacto com este mundo e com o Marketing – temos de representar o nosso país, não é algo que tenha uma dimensão pequena! Eu senti que havia muita responsabilidade mas tentei dar o meu melhor. E o mais importante de tudo é que a canção ainda vive; estamos em 2015 e chamam-me para vir aqui cantar o “Rijeka Bez Imena”, então isso é o mais importante. Que as pessoas ouçam a canção. Por acaso eu nem sequer canto esta canção muitas vezes porque a cantei milhares de vezes nesse período, mas gosto de a ouvir de tempos a tempos e ainda gosto muito dela.

E ficou desapontada com o seu resultado? 

Sim. Nós estávamos em 5º ou em 6ºlugar mas quando a Rússia, Lituânia e o o bloco de Leste começou a votar, acabámos por ficar em 11ºlugar. Mas para mim isso não foi assim tão importante. Todos os anos eu vejo o Festival Eurovisão da Canção – não via antes de participar; não era tão interessante assim para mim – mas gosto de ver agora porque sei todos os detalhes por trás. Sabes que a Eurovisão é um programa de televisão, e que por isso não a música que está em primeiro lugar. Às vezes fico desapontada porque gosto de uma canção e não tem grandes resultados mas desse ponto de vista não é importante o lugar em que ficas. 
E se a convidassem novamente para participar no Festival Eurovisão da Canção? Aceitava? 
Sim, é possível porque a Bósnia é um país pequenino. Seria mais fácil para mim fazê-lo uma segunda vez. Não estou ativamente a pensar nisso mas se acontecer, fá-lo-ei. 

E que músicas do Festival RTP da Canção Festival Eurovisão da Canção é que recorda e/ou gosta mais? 

Aminata, “Calm after the storm”, “Oro”, “Everyway that I can”, e há muitas canções interessantes de que não me recordo no momento! 

E tem alguns projetos futuros? 

Eu nunca compus porque sou muito crítica mas agora acho que que aos 28 anos sinto que tenho algo a dizer. Sinto que é a altura apropriada para fazer algumas canções minhas. Não estou à procura de bom Marketing, só quero fazer algo que venha do coração, então estou a preparar algumas canções e espero que as pessoas apreciem.

Imagem: Facebook Marija Sestic
13/09/2015

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved