Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC 2014: Macedónia




TIJANA - "TO THE SKY"



Andreia Fonseca: Isto parece-me uma mistura de pop sueco com eurodance. No entanto, a mistura não foi bem concretizada, muito por culpa das variações desproporcionais que ocorrem ao longo do tema – falta alguma consistência, até porque a música parece quebrada em algumas alturas.

Catarina Gouveia: Um tema dance engraçado. Consigo gostar, ainda que não seja grande coisa

Cláudia Peres de Matos: Nada a ver com as canções em que a Macedónia costuma apostar. Apesar de dançante e não muito má, é facilmente esquecível. 

Diogo Canudo: O tema é simpático, à primeira vista. No entanto, é bastante esquecível e ninguém se vai lembrar de votar nesta canção depois de todas atuarem... A música, apesar de ser bem atual, está pouco explorado e falta-lhe algo que a destaque.

Elizabete Cruz: Sem dúvida que é algo diferente daquilo que se tem visto da Macedónia e a mudança foi boa. A melodia não é complicada e é bem absorvível. É uma música com um ritmo suave, mas bastante interessante.

Jessica Mendes: Mais do mesmo pop. Já cansa!

Miguel Rodrigues: Muito melhor que o do ano passado, mas não chega aos pés de “Crno I Belo”. Na minha opinião é mais um instrumental igual a tantos outros, que cresce no refrão e acalma no resto da canção. Gosto daquela parte electrónica depois do refrão ficou muito bem na música. 

Ricardo Mendes: Este ano, a Macedónia apresenta-nos um instrumental fresco, atual e orelhudo!  Uma boa aposta por parte da Macedónia. 

Sérgio Ferreira: Até gosto, mas é um pouco vulgar.


Andreia Fonseca: Uma coisa é certa, pelo vídeo oficial é facilmente perceptível que a intérprete não sabe fazer playback. No entanto, pelo que vi da cantora, esta parece bastante competente em temas (muito) menos ritmados. Mesmo assim, espero uma atuação fraquinha, até porque a intérprete parece pouco à vontade com o tema.

Catarina Gouveia: Com uma apresentação em playback, é difícil uma pessoa perceber. O que consegui reter foi que a Tijana tem uma voz bem peculiar, com graves bem impressionantes. 

Cláudia Peres de Matos: Só conheço a voz estúdio. A avaliar pelo playback mal feito… not!

Diogo Canudo: Gosto do toque rouco da voz de Tijana, no entanto não tem uma grande abertura e diversidade de tons. Espero que a voz seja, ao menos, competente ao vivo. Veremos...

Elizabete Cruz: Os graves andam famosos este ano, e aqui temos mais uma cantora de tom grave. Não acho que vá sobressair entre as outras, mas eu gosto de graves, portanto gosto da voz de Tijana. Para além disso, ela tem um toque rouco que me faz ainda gostar mais da voz.

Jessica Mendes: A apresentação foi feita em playback, mas se ela cantar como na versão estúdio não gosto da voz dela.

Miguel Rodrigues: Não sei se posso avaliar esta categoria, por causa do excelente playback que fez na final nacional. Mas não é uma voz nada por aí além. 

Ricardo Mendes: A voz da Tijana apresenta-se adequada ao tema e muito segura para o tema apresentado! Curioso para ver a sua prestação ao vivo em Copenhaga.

Sérgio Ferreira: Parece-me fraca e sem grandes voos...


Andreia Fonseca: A intérprete precisa urgentemente de aprender um passitos melhores de dança. Em acréscimo, o tema precisa urgentemente de bailarinos, senão fica mais morto do que a sala de troféus eurovisivos portugueses (piada maldosa, eu sei, mas por vezes sabe bem!).

Catarina Gouveia: Aquela atuação na apresentação da música foi bem pobre. Ela não pode estar simplesmente a abanar o bumbum, a performance precisa de apetrechos!

Cláudia Peres de Matos: Que pelo menos não fique sozinha em palco como a Sofi Marinova em 2012. 

Diogo Canudo: Sinceramente, não sei em que aspectos é que Tijana poderá melhor a atuação. A música não dá para mais, ainda que a atuação da apresentação da música tenha sido bem fraca...

Elizabete Cruz: A senhora não pode fazer menos caretas? É que ela já tem um aspecto peculiar e aquelas caretas ficam um pouco assustadoras. De resto, não acho que a cantora vá conseguir encher o palco sozinha, mas pelo menos ela diverte-se.

Jessica Mendes: Não acrescenta nada à música e, tendo em conta que estamos a falar da Macedónia, deviam pensar em apostar neste aspeto se querem uma boa classificação...

Miguel Rodrigues: Só espero que não fique parada, este tema pede muito movimento. 

Ricardo Mendes: A Tijana não poderá fazer muito com esta música, pois a canção não dá para mais.

Sérgio Ferreira: Muito pressa, não gosto. 


Andreia Fonseca: Um pouco aborrecida e repetitiva – mais do mesmo, no fundo. Eu até ia para o céu, mas provavelmente lá não se apanha a emissão do ESC.

Catarina Gouveia: Ai, nossa senhora, que coisa básica e apaixonada.

Cláudia Peres de Matos: Muitos simples e não acrescenta nada e novo. 

Diogo Canudo: Eu odeio coisas cheias de clichés. Esta é mais uma delas. Além disso, os versos e as rimas podiam ter muito melhores aprofundados e elaborados. 

Elizabete Cruz: Ora, mais uma letra pouco inovadora, onde basicamente alguém chega ao céu porque está apaixonado. Acontece a todos, não é verdade?

Jessica Mendes: Portanto “eu não consigo sem ti nem mais um dia” “és tudo para mim” e blá blá blá! Originalidade precisa-se!

Miguel Rodrigues: Não é excelente, mas há muito piores. 

Ricardo Mendes: Letra bem elaborada e com refrão bem orelhudo em inglês. Isto em português ficaria assim “Leva-me agora, tu sabes que eu te quero, Segura-me agora, porque eu posso não parar , Leva-me para cima, onde possamos fazer isso, para as estrelas, esta noite”.

Sérgio Ferreira: Igual a tantas outras, que seca.


Andreia Fonseca: Esta deve ficar mesmo pela semifinal.

Catarina Gouveia: Não me parece que passe.

Cláudia Peres de Matos: Não me parece que chegue à final!

Diogo Canudo: Últimos lugares da segunda semifinal.

Elizabete Cruz: Merecia um lugar na final.

Jessica Mendes: Fica na semifinal, afinal estamos a falar da Macedónia.

Miguel Rodrigues: Vai ficar a meio da tabela na semifinal. Passa, mas tem que lutar para isso.

Ricardo Mendes: Passará à final, sem problemas.

Sérgio Ferreira: Talvez passe por ser um tema pop, mas será por uma unha negra.


Andreia Fonseca: 4 pontos

Catarina Gouveia: 8 pontos

Cláudia Peres de Matos: 2 pontos

Diogo Canudo: 4 pontos

Elizabete Cruz: 6 pontos

Jessica Mendes: 6 pontos

Miguel Rodrigues: 5 pontos

Ricardo Mendes: 7 pontos

Sérgio Ferreira: 4 pontos

Total: 46 pontos


Andreia Fonseca: O céu é o limite, mas este tema passou os limites do aborrecimento.

Catarina Gouveia: Que voz de homem!

Cláudia Peres de Matos: Quero o Lozano a solo, já!

Diogo Canudo: É um pouco frouxa a canção...

Elizabete Cruz: Vamos ser meiguinhos com este país, este ano?

Jessica Mendes: Até que não está mal...

Miguel Rodrigues: Pelo menos este ano a Macedónia aposta mais e melhor. 

Ricardo Mendes: Tijana, será que vais ao céu?  

Sérgio Ferreira: Mais uma, que seca.


 Suécia - 85 pontos;  Noruega - 78 pontos;  Arménia - 74 pontos; 4º Finlândia - 73 pontos;  Irlanda - 73 pontos;  Montenegro - 72 pontos;  Hungria - 71 pontos;  Israel - 67 pontos;  Azerbaijão - 66 pontos; 10º Bélgica - 62 pontos; 11º Malta - 62 pontos; 12º Holanda - 57 pontos; 13º Estónia - 57 pontos; 14º Áustria - 52 pontos; 15º Portugal - 50 pontos; 16º São Marino - 49 pontos; 17º Moldávia - 46 pontos; 18º Macedónia - 46 pontos; 19º Rússia - 46 pontos; 20º Ucrânia - 42 pontos; 21º Bielorrússia - 36 pontos; 22º Albânia - 34 pontos; 23º Islândia - 28 pontos; 24º Lituânia - 28 pontos; 25º Polónia - 25 pontos; 26º Geórgia - 24 pontos; 27º Letónia - 20 pontos.

Ver todas as apreciações: [AQUI]!


Vídeo: Youtube
19/04/2014
( Hide )
  1. Uma proposta com uma sonoridade bem actual e apelativa; a intérprete Tijana possui uma forte presença em palco e na voz. A canção não está ao nível da de Kaliopi, em 2012, mas merece os meus 4 pontos.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved