Novidades

latest

Comentários às músicas FC 2014: Suzy - Quero Ser Tua




SUZY - "QUERO SER TUA"



Andreia Fonseca: Um tema que facilmente “entra no ouvido”, no entanto que me parece menos refinado do que o “Mea Culpa”. O início do tema é interessante, quase étnico, mas depois acaba por “roçar” em demasia o pimba – nada contra, mas não me cativa tanto. 

Catarina Gouveia: Não é uma música que goste. Mas como quem vota por nós são os outros países, e o nosso gosto pessoal pouco importa, a história muda de figura. Este instrumental é muito, muito cativante. Apesar de ser puro pimba, e nada contra isso, tem uma mistura de sonoridades muito interessante, que fica instantaneamente na cabeça de qualquer um. Muito bem, Emanuel – que não é nenhum novato nestas andanças e sabe muito bem no que se está a meter, ao participar no festival.

Cláudia Peres de Matos: Mesmo sem sabermos, é fácil identificar que é uma canção “à Emanuel”. Todos apontam para a “pimbalhada” e para uma canção que é a cara dos programas de Domingo à tarde. Mas tem um instrumental animado e acho que até faria boa figura lá fora. 

Diogo Canudo: "Quero ser tua" é o reflexo de um chamado pimba, mas, neste caso, um pimba com qualidade, com um toque de modernidade. O início é interessante e o final, também. Além disso, também temos que ter a noção de que, se Portugal levar isto à Eurovisão, certifica-se que mais nenhum país irá levar um estilo musical semelhante. Se gostam do pimba turco e grego, também gostam do português.

Elizabete Cruz: Tem um início que chama a atenção, mas acho que vai descarrilando por aí fora. Sem dúvida que entretém, mas não lhe tinha feito mal que tivesse sido revisto mais umas duas vezes. Sendo a principal rival de “Mea Culpa” no género musical, sem dúvida que prefiro o instrumental desta última.

Jessica Mendes: Está aqui a vencedora da noite. Não por ser boa mas porque o público português gosta é de pimba! Eu não suporto esta música, acho-a básica sem nada de especial. Esta é uma música bem mais fraca do que “Dança comigo” e é extremamente injusto ser a última a atuar na semifinal e na final já que lhe dá uma ligeira vantagem. 

Miguel Rodrigues: Um instrumental à la Emanuel, não há grande coisa a acrescentar, é pimba e basta.

Ricardo Mendes: Um instrumental ao qual já estamos habituados a escutar, vindo da parte do Emanuel! De cariz popular, alegre, fresco e com apelo à dança! Um instrumental que nos faz trazer à memória sonoridades Sul Americanas, como por exemplo, Lambada! 

Sérgio Ferreira: Parece mesmo que estou a ouvir uma música do Emanuel, quase que o consigo imaginar a cantar o tema. No entanto, tem uma batida que certamente agradará a Europa e terá chances de chegar à final. Tem uma melodia bastante orelhuda (que quase não sai da cabeça) e chamaria, certamente, a atenção. Uma boa canção no registo popular.


Andreia Fonseca: Tal como aconteceu com Catarina Pereira, e a sua atuação, esta pecou por alguma falta de qualidade vocal. Neste caso, Suzy deixou ainda mais a desejar – comparo a interpretação desta com a de Kati Wolf em 2011, embora os temas sejam díspares (talvez seja do cabelo). 

Catarina Gouveia: Não há nada a apontar neste aspeto. Não é a melhor voz do mundo nem nada de especial, ainda que cumpra aquilo que a música exige, que, no fundo, é aquilo que interessa. O refrão é super orelhudo!

Cláudia Peres de Matos: Até nem teve muitos deslizes. Para este tipo de canção esperava-se uma maior desafinação. Os backings vocals também ajudam. 

Diogo Canudo: É o ponto mais fraco da proposta, tal como acontece com Catarina Pereira. No entanto, Suzy tem mais falhas vocais. Ainda assim, se compararmos com Sabrina, Suzy apresenta mais segurança ao tema, e consegue explorar a música melhor.

Elizabete Cruz: Tal como Catarina Pereira, Suzy também demonstra algumas falhas a nível vocal. A diferença entre as duas é que Catarina mexe-se e dança, enquanto Suzy falha só por abanar a anca. Para além disso, não acho que a voz dela seja de todo adequada para o tipo de música.

Jessica Mendes: A cantora até tem boa voz mas não transmite nem alegria nem nada.

Miguel Rodrigues: Uma voz experiente e que mais segura causaria uma boa impressão, apesar de tudo esteve bem, no passado sábado. 

Ricardo Mendes: A voz da Suzy parece-me muito segura na atuação ao vivo, mas julgo que deverá melhorar a performace vocal quando sobe o tom a meio da música! 

Sérgio Ferreira: É uma voz que se classifica como “bonita” e “forte”. Certamente uma aposta muito interessante noutros registos. Nota-se alguma insegurança na parte final, possivelmente motivada pelos nervos. Espera-se uma afinação perfeita na final.


Andreia Fonseca: O tema mais bem concebido em termos de adereços em palco, no entanto a coreografia deixa um pouco a desejar. Mais ainda, Suzy permaneceu, na semifinal, muito estática. É necessária mais interação entre os elementos em palco. A ideia das bandeiras é interessante (semelhante a Portugal em 2007), no entanto parece um pouco “sem sentido” no tema. Tem de existir um melhor planeamento.

Catarina Gouveia: Este é o aspeto que grita por melhoramentos. Tudo bem com os tambores, muito Irlanda 2013, mas a Suzy precisa de fazer mais alguma coisa, em vez de estar ali só a abanar as ancas. O senhor todo pintado que vai para o lado dela também era evitável. Uma coreografia em algumas partes da canção era suficiente para acabar com esta lacuna. 

Cláudia Peres de Matos: É a mais elaborada em palco. Tem um bocadinho de “Bulgária 2013”, com os tambores. Pelo menos é diferente do típico intérprete com os coros atrás a andarem de um lado para o outro. 

Diogo Canudo: É o tema mais bem explorado em palco, em termos cénicos. No entanto, se compararmos com a interatividade de Catarina Pereira, Suzy perde porque quase está estática em palco, no tema mais mexido da noite. A dança dos bailarinos com as bandeiras tornam a atuação mais brilhante, ainda que é preciso mais movimentação da cantora.

Elizabete Cruz: Suzy bem que podia fazer mais que abanar a anca, já que só traria mais alegria à música. Para além disso, apesar da complexidade, não consigo gostar de toda aquela panóplia de adereços em cima do palco. Onde é que um homem vestido de índio se encaixa nesta música, mesmo?

Jessica Mendes: Os tambores, as roupas e as maquilhagens são nada mais que uma cópia barata de “Only love survives” e falta dança e interação da cantora com os bailarinos.

Miguel Rodrigues: Terrível, ou estava muito nervosa ou então não prepararam nada para a mulher se mexer, abanar ou dançar. Enfim o desastre da atuação. 

Ricardo Mendes: O Emanuel já sabe como funciona a Eurovisão e apresenta-nos com uma produção de encher o olho! Os 2 tambores existentes no palco são os fios condutor para certos momento da música! Esta produção já estamos habituados a ver vezes sem conta na Eurovisão, e por vezes resultam muito bem! 

Sérgio Ferreira: Tenta transmitir alegria, mas nem sempre o consegue com naturalidade. Por vezes, parece mal enquadrada no restante cenário. Há que limar algumas arestas neste aspeto.


Andreia Fonseca:  Letra simples, por vezes repetitiva. No entanto, cumpre os requisitos mínimos, uma vez que foi escrita para ficar no ouvido, e não para vencer um prémio literário.

Catarina Gouveia: Hm… Que se poderá dizer? Do mais rasca que há, autêntica poesia barata e fácil. Ainda bem que, a quem não percebe português, isto não lhes diz nada. O mesmo se passa com a música pop internacional que ouvimos, que não nos soa assim tão mal por não ser cantada na nossa língua mãe.

Cláudia Peres de Matos: Uma letra simples, e tal como o instrumental, também ela tem a cara de Emanuel. 

Diogo Canudo: Ao menos não tem uma letra labrega, como muitas músicas pimbas têm por aí. A letra não é fenomenal, mas é eficaz e fica no ouvido. Emanuel tem consciência disso, e cumpriu com este detalhe.

Elizabete Cruz: Fica no ouvido, e é esse o único ponto positivo que lhe encontro. Diria que é a letra do festival que mais depressa fica na cabeça. É eficiente nesse ponto, mas só, porque de resto não tem muito de interessante.

Jessica Mendes: Péssima, aliás não se esperava nada de bom. 

Miguel Rodrigues: A letra é fraca, e pimba também. “Eu quero ser tua, como o sol do seu brilhar. Eu quero ser tua como o rio é do seu mar”. 

Ricardo Mendes: Um letra simples mas com um refrão orelhudo e que fica no ouvido! Fico curioso em saber como seria este tema cantado em inglês! 

Sérgio Ferreira: Demasiado básica. Os “uá uá ué uá ué” não me agradam nada e o “quero ser tua” identifica muito o feminino, o que não me agrada tendo em conta que se candidata à representação de um país.


Andreia Fonseca: Junto de “Mea Culpa”, clara candidata à vitória.

Catarina Gouveia: Pode muito bem ganhar. Sem dúvida que irá lutar pelo título, o que não me deixaria minimamente aziada. 

Cláudia Peres de Matos: Por mim ficava em 2º lugar. E se não ganhar a Catarina, que ganhe a Suzy. Por ser divertida, tem potencial para conquistar o público.

Diogo Canudo: Deve ser a vencedora deste ano, só porque a música tem a assinatura de Emanuel. Se o Emanuel não vencer, a RTP arrisca-se a que o cantor não participe nestas andanças eurovisivas.

Elizabete Cruz: É candidata à vitória, por ser o tipo de música que muitos portugueses gostam. Mas está longe de ser a minha preferida.

Jessica Mendes: Parece-me bastante óbvio que vai ganhar. Se não acontecer fico muito feliz.

Miguel Rodrigues: Infelizmente vejo um grande resultado para Suzy, apesar de preferir “Mea Culpa”.

Ricardo Mendes: Se esta canção vencer, tem os condimentos necessários para ser um belo espetáculo de televisão na Eurovisão. Só tenho as minhas duvidas se será do agrado dos europeus!

Sérgio Ferreira: É uma grande candidata à vitória. Chamará a atenção do televoto e beneficia muito por ser a última a atuar.


Andreia Fonseca: 7 pontos

Catarina Gouveia: 10 pontos

Cláudia Peres de Matos: 10 pontos

Diogo Canudo: 10 pontos

Elizabete Cruz: 7 pontos

Jessica Mendes: 3 pontos

Miguel Rodrigues: 6 pontos

Ricardo Mendes: 6 pontos

Sérgio Ferreira: 8 pontos

Total: 67 pontos


Andreia Fonseca: Um pimba refinado dá sempre “conta do recado”.

Catarina Gouveia: Eu quero deixar de ter este refrão na cabeça, oh oh oh eh ohhhh.

Cláudia Peres de Matos: Vamos todos abanar a anca!

Diogo Canudo: Pimba com qualidade (é difícil, eu sei).

Elizabete Cruz: “Quero Ser Tua”, a próxima música dos programas da tarde da TVI.

Jessica Mendes: Qual é o número para votar na Vânia Fernandes?

Miguel Rodrigues: Queres ser minha (representante), mas eu não quero!!!

Ricardo Mendes: Tambores e Lambada na Eurovisão! Em Portugal será grande hit , nas festas baile de Verão!

Sérgio Ferreira: "Somos Portugal".


 Catarina Pereira: "Mea Culpa" - 94 pontos
 Rui Andrade: "Ao Teu Encontro" - 72 pontos
Suzy: "Quero Ser Tua" - 67 pontos
 Zana: "Nas Asas da Sorte" - 62 pontos
5º Raquel Guerra: "Sonhos Roubados" - 60 pontos


Vídeo: Youtube
14/03/2014
( Hide )
  1. O que dizer? Letra muito básica e bastante repetitiva (até à exaustão...); música alegre e bem festivaleira, com um toque africano, tendo a capacidade de captar o ouvinte. A voz da Suzy não é desagradável embora o final seja demasiado estridente para o meu gosto. É um registo pimba, no seu melhor (embora não seja do meu agrado). Receio que possa vir a sagrar-se vencedora (dada a legião de fãs do Emanuel...), o que me deixaria francamente triste... a ver vamos!

    ResponderEliminar
  2. Zana em 4º lugar??? Engraçado com os foruns estrangeiros a Zana está em 1º!!

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente espero que esta vergonha não nos venha a representar em Copenhaga. Mas se tal acontecer, será bom que não passe da semifinal. Trata-se de um pimba bem rasca, do mais fraquinho que há e para levar isto lá fora, mais valia não haver FC. O Emanuel nunca conseguiu ganhar um FC enquanto cantor, mas com o seu pimba já demonstrou que não vale nada em 2007. CHEGA de PIMBA na EUROVISAO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de lamentar certos comentários aqui expostos para quem ñão deve entender nada no ramo.

      Eliminar
  4. Os meus receios (e de tanta gente) confirmaram-se... um expoente pimba vai representar Portugal nos 50 anos da participação portuguesa - pura desilusão... ser fã deste certame é ser-se masoquista, sem dúvida! E a RTP deve estar satisfeitíssima com o dinheiro que conseguiu arrecadar neste jogo inteligente que fez (uma canção do Emanuel numa edição em que o apuramento depende exclusivamente do televoto...). Que vergonha! (nunca pensei dizê-lo mas desejo, sinceramente, que Portugal se afunde na sua semifinal para que o Emanuel nunca mais ouse participar num FdC... e no ESC!)

    ResponderEliminar
  5. (agora o comentário sem estar de cabeça quente LOL) A única esperança é que haja algum brio e ponta de profissionalismo no Emanuel e equipa de modo a corrigir inúmeras coisas que estão mal... de modo a que a prestação de Portugal no ESC não seja desprestigiante! Vamos confiar no bom-senso...

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho muita pena, muita pena mesmo... Que um país tão cheio de cultura, com tantos expoentes da música popular, tenha que se vender ao desbarato, reformatando de maneira tão sorrateira, um estilo já tão batido e desgastado, por Daniela Mercury e Ivete Sangalo! Até o refrão da música escolhida não passa de um plágio adaptado. Um horror!!!
    O resultado desta apuração é um reflexo da projeção e da formatação dos nossos genericamente péssimos canais de televisão, de uma programação toda centrada no pimba. Por isso mesmo o resultado desta seleção não poderia ter sido outro. E ainda têm a veleidade de referir que foi a escolha do povo! Mesmo sem tecer considerações acerca do "povo" que apoia esta indecência cultural, é preciso perceber que este "povo" desde o início selecionou músicas de uma amostragem viciada centrada nas expectativas dos produtores desta nauseabunda televisão. Temos assim um exemplo prático do que é "a pescadinha de rabo na boca"!

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho muita pena, muita pena mesmo... Que um país tão cheio de cultura, com tantos expoentes da música popular, tenha que se vender ao desbarato, reformatando de maneira tão sorrateira, um estilo já tão batido e desgastado, por Daniela Mercury e Ivete Sangalo! Até o refrão da música escolhida não passa de um plágio adaptado. Um horror!!!
    O resultado desta apuração é um reflexo da projeção e da formatação dos nossos genericamente péssimos canais de televisão, de uma programação toda centrada no pimba. Por isso mesmo o resultado desta seleção não poderia ter sido outro. E ainda têm a veleidade de referir que foi a escolha do povo! Mesmo sem tecer considerações acerca do "povo" que apoia esta indecência cultural, é preciso perceber que este "povo" desde o início selecionou músicas de uma amostragem viciada centrada nas expectativas dos produtores desta nauseabunda televisão. Temos assim um exemplo prático do que é "a pescadinha de rabo na boca"!

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho muita pena, muita pena mesmo... Que um país tão cheio de cultura, com tantos expoentes da música popular, tenha que se vender ao desbarato, reformatando de maneira tão sorrateira, um estilo já tão batido e desgastado, por Daniela Mercury e Ivete Sangalo! Até o refrão da música escolhida não passa de um plágio adaptado. Um horror!!!
    O resultado desta apuração é um reflexo da projeção e da formatação dos nossos genericamente péssimos canais de televisão, de uma programação toda centrada no pimba. Por isso mesmo o resultado desta seleção não poderia ter sido outro. E ainda têm a veleidade de referir que foi a escolha do povo! Mesmo sem tecer considerações acerca do "povo" que apoia esta indecência cultural, é preciso perceber que este "povo" desde o início selecionou músicas de uma amostragem viciada centrada nas expectativas dos produtores desta nauseabunda televisão. Temos assim um exemplo prático do que é "a pescadinha de rabo na boca"!

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho muita pena, muita pena mesmo... Que um país tão cheio de cultura, com tantos expoentes da música popular, tenha que se vender ao desbarato, reformatando de maneira tão sorrateira, um estilo já tão batido e desgastado, por Daniela Mercury e Ivete Sangalo! Até o refrão da música escolhida não passa de um plágio adaptado. Um horror!!!
    O resultado desta apuração é um reflexo da projeção e da formatação dos nossos genericamente péssimos canais de televisão, de uma programação toda centrada no pimba. Por isso mesmo o resultado desta seleção não poderia ter sido outro. E ainda têm a veleidade de referir que foi a escolha do povo! Mesmo sem tecer considerações acerca do "povo" que apoia esta indecência cultural, é preciso perceber que este "povo" desde o início selecionou músicas de uma amostragem viciada centrada nas expectativas dos produtores desta nauseabunda televisão. Temos assim um exemplo prático do que é "a pescadinha de rabo na boca"!

    ResponderEliminar
  10. É de lamentar certos comentários aqui descritos muito menos de quem nem sequer está no ramo...enfim.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved