Depois da polémica divulgada pelo CE ontem [VEJA AQUI], das reações de Filipa Sousa, representante portuguesa em 2012 [VEJA AQUI] e das reacções de Carlos Costa face às críticas de Filipa Sousa [VEJA AQUI], Carlos Costa volta a pronunciar-se sobre o assunto.
O cantor assume todas as responsabilidades dos comentários feitos na sua página oficial do Facebook, e o mesmo admitiu que algumas frases foram escritas por si. Além disso, faz a ressalva de como começaram as suas zangas com Filipa Sousa, que diz que foi devido ao programa do 5 para a meia noite, e continua a achar o "Queres que eu dance?" "pavoroso" - apesar de, na altura, ter demonstrado a sua felicidade pelo tema em questão.
Leia o comunicado do cantor:
Olá,
A cobardia de algumas pessoas faz-me realmente muita confusão.
Em relação ao meu perfil, "Carlos Costa II" é gerido por 6 pessoas diferentes. (Pedro, Bruno, Cátia, Tomásia, Naty e Rosana) É um perfil que foi criado pela Rosana de forma a poder aceitar alguns pedidos de amizade que não podia aceitar no meu primeiro perfil.
A picardia começou sem eu ter nada a ver com ela. Mas assumo toda a responsabilidade.
Acho engraça a algumas crianças, que a única coisa que fizeram na vida em relação à televisão foi "fazer zapping", que se acham no direito de atacar o trabalho das pessoas sem as conhecerem. Aliás, como é apanágio de alguns fãs ligados ao FC. Só porque são fãs do certame pensam que percebem de música melhor que ninguém e nem têm vergonha de falarem do que não sabem.
Fui chamado de "ridículo", entre muitas outras coisas e ofensas pessoais e profissionais (que também foram apagadas algumas delas) mas disso o blog ESC Portugal não fez destaque.
Alguns daqueles comentários foram escritos em sítios diferentes por duas pessoas diferentes em simultâneo. Eu e outro dos gestores da minha página. Algumas daquelas frases foram sim escritas por mim.
Passo a explicar:
Quando falei sobre a vitória da Filipa no FC estava a ser sincero: a vitória dela foi "prestigiante" mesmo e não pensava que fossem levar isso como ironia. E quando disse "preferi ficar em Portugal" tem a ver com o facto de eu ter a perfeita noção que a minha canção não tinha metade do potencial da dela e que eu iria denegrir a imagem do meu pais com aquele tema (Queres Que Eu Dance?)
A minha música não era a melhor, de todo, por isso apenas posso aplaudir o facto da Filipa ter sido a vencedora.
E já lhe expliquei à própria Filipa que só não fui lhe dar um beijinho ao palco porque ninguém me disse que podia. E maioritariamente porque tinha o meu irmão de 6 anos a chorar de sono e um grupo de apoiantes à minha espera para conseguirem chegar a casa e fecharem a sala de apoio que criaram por minha causa. Ela sabe que apesar do meu instinto e espírito competitivo, eu tive sempre uma postura amigável com todos no concurso, ainda mais depois de ouvir os temas adversários e ter percebido que não tinha qualquer hipótese de vencer.
Adorei a vitória da Filipa ela teve sorte com o compositor e eu não é isso não se discute (adoro o João Só apenas achei que não foi uma parceria feliz, e acho que ele sabe disso, apenas o conheci pessoalmente no dia do festival.)
Nem eu nem ela tivemos nada a ver com os resultados dai a ter dito que éramos fantoches. Se a minha música tivesse calhado à Filipa e vice versa? Acham que o resultado seria o mesmo? Dai a dizer que nesse ano os intérpretes eram apenas isso: intérpretes... Fantoches escolhidos pela RTP para fazer aquele papel e está certo, se foi isso que decidiram. (obrigado RTP pela oportunidade, valeu pela experiência)
O que importava era a qualidade da música e a da Filipa era linda e a melhor. Se estivesse em casa a votar votaria nela e não em mim.
Fiquei triste por ela não ter passado à final no ESC e achei uma injustiça.
A minha decepção pessoal com a Filipa teve a ver com o facto dela ter ido "compactuar" com o gozo que foi feito à minha canção no "5 pra a meia noite" em que não teve a dignidade de defender um colega, que sempre foi imparcial com ela e não estava ali para se defender.apesar do que as más línguas falam... Ela limitou se a baixar a cabeça e rir. Eu no lugar dela teria dito: "a Filipa é uma boa colega e profissional, o ambiente era simpático e amigável." bastava. Mas isso são conversas para outras marés...
Tenho fotos de cumplicidade e amizade nos bastidores que provam que nunca tive qualquer problema com a Filipa no certame.
Sei e ela sabe que foram feitas conversas de camarim e corredor que me ofendiam de tudo e mais alguma coisa... Enquanto andava eu na brincadeira com os meus colegas nos provadores de roupa e afins... Andavam "toupeiras" metidas nos camarins a falar mal da minha pessoa e a gozarem à descarada de tudo o que me dizia respeito.
Em relação à votação do júri e público: Filipa, eu consegui o segundo lugar do televoto, mesmo tendo a música PAVOROSA que tinha. Não sei se conseguias a mesma proeza por isso... Deves tudo à "sorte" dos teus compositores te terem dado o tema que era de longe o vencedor desde início... Caso contrário... Não sei... Sabes perfeitamente que a vitória daquilo não estava nos cantores mas sim nos compositores. Tiveste "sorte".
Sempre gostei de ti desde a altura da OT, não tenho qualquer sapo para engolir... Não fui eu que falei da tua vitória... Foram as "vítimas" que fizeram as declarações ao ESC Portugal. Eu apenas falei bem de ti e disse que se eu quisesse envergonhar o meu pais enrolava uma bandeira ao pescoço e atirava-me de uma ponte, não precisava de ir para Baku cantar a "Queres Que Eu Dance?".
Cantei o tema porque NÃO ME DERAM ESCOLHA.
Neste momento, perdi o interesse no FC porque acho que ainda não é a altura certa. Quem sabe um dia... Devia ter tido essa noção em 2012. Tenho dois projectos novos em mãos e ainda contrato com a minha editora, aparte de não querer mesmo me envolver no FC profissionalmente é para já.
Em relação ao ESC Portugal... Epa... Pronto... O que dizer de um blog que apesar de ser muito informativo faz uma peça de "péssimo jornalismo" e ainda por cima nada imparcial? Nada estão todos de parabéns continuem a aceitar comentários negativos a meu respeito e a apagar os que me defendem. Fica-vos muito bem Sempre soube que não me suportavam mas isto supera tudo
Tal como a votação contra a grande Áurea... Que foi o que foi... Vocês têm excelentes precedentes Querem fazer um destaque sobre isso também?
É triste que possam dizer tudo sobre tudo e nós apenas por nos termos defendido e contra atacado esses comentários sem nexo... Passamos a ser os maus da fita.
Paz e amor... Espero que 2014 seja melhor que 2012 e MUITO melhor que 2013 no ESC para Portugal.
Eu estou fora e muito feliz tal como estou. sei que é complicado acreditar... Porque pensam que sou obcecado pelo FC, pensem o que quiserem... Estou mesmo bem melhor assim. E irão perceber em breve
Beijinhos e abraços... Qualquer pergunta disponham sempre
PS.: Filipa, não te faças tão de vítima... Quem muito se encolhe tem muito que se lhe diga... Tens a cabeça feita por certa gente que não tem muito melhor fama que eu no âmbito do FC.
Fonte: Facebook Oficial de Carlos Costa/Imagem: Facebook Oficial de Carlos Costa
05/02/2014
Uma palavra: ressabiado.
ResponderEliminarEra mesmo melhor atiraste de uma ponte. Mas deixa a bandeira, os portugueses não merecem essa humilhação!
No escportugal tem coments negativos e positivos. Ninguém tem culpa que ele tenha muito mais gente q não gosta dele
ResponderEliminarpor favor nada contra ninguém mas tirem.me aquela fotografia ''pavorosa'' metam so a cara dele chega
ResponderEliminarVou ter pesadelos só de pensar nessa foto
ResponderEliminar