Novidades

latest

Abecedário Eurovisivo - M... de Manipulação




Mas o que tem esta palavra a ver com a Eurovisão?, devem estar vocês a perguntar-se. Nós respondemos com total tranquilidade que esta palavra é uma das que melhor se adequam aos festivais, mas mais aos da era moderna. Dizemos isto porque antes podia haver injustiças, mas elas deviam-se às “politiquices”. Manipulação é o ato de condicionar, influenciar, mas também de adulterar, falsificar e geralmente em proveito próprio. Tem ou não a ver com a Eurovisão?


  Começando por relatar vários episódios de manipulação, podemos enumerar uma vencedora dos anos 60. Sim, é verdade: dissemos que na “antiga” Eurovisão não existia manipulação, mas a verdade é que existiu pelo menos num ano, sendo algo de que se fala ainda hoje. A vitória espanhola de 1968 foi comprada. Se isto foram ou não rumores não sabemos, mas temos a certeza de que não era a melhor música a concurso, ainda que fosse boa. Nesse ano, o Reino Unido e “Congratulations” não ficaram indiferentes a ninguém. De qualquer das maneiras é bom saber que os nuestros hermanos venceram com uma música bem diferente.


  Depois temos durante um ano dois casos inaceitáveis, e tudo por culpa de quem? Da Europa não é de certeza! A culpa vem toda da nossa querida EBU, que em 2011 deixou todos os fãs em desespero. Digamos que foi o maior insucesso de sempre, não por causa do espectáculo em si (um dos melhores nos últimos anos), mas sim pelos resultados. Ao fim de três horas a ver um programa deste calibre  oferecem-nos classificações desastrosas e um dos piores top 5 de sempre. Se há ano para falar de manipulação, é mesmo este o ideal. A segunda classificada foi a Itália, que tinha acabado de voltar ao concurso após 14 anos de retiro. E o que tinha a EBU de fazer? Ajudá-la a ter um bom resultado para que continuasse na competição. Segundo o que se diz nas redes sociais e nos blogues eurovisivos, o júri foi usado mesmo para esse propósito. E em relação à vitória, a mais contestada nos últimos anos, muitos dos sites e blogues ligados ao concurso dizem que ela serviu para compensar o festival de Dança de 2008, que ia ser organizado pelo Azerbaijão, mas entretanto cancelado. E assim a EBU deu-lhes o ESC 2011 de mão beijada. Existe justiça neste caso? Pois, parece-nos que não. Está visto que a manipulação está instalada na Eurovisão.


  Como último caso temos um pequeno país que nunca pensávamos ver relacionado com estes problemas, já que a sua economia não é tão poderosa assim para manipular um concurso como é a Eurovisão. Falo de Malta, que muitos dizem ter comprado os votos do júri nos últimos anos, daí ter conseguido algumas qualificações.


  Não podíamos acabar esta crónica sem falar dos casos da edição deste ano. No fim do concurso houve provas de que países como Azerbaijão e Rússia estariam envolvidos em casos de compra de votos, algo que não é bom. Também no ano passado a Malta e o Azerbaijão estiveram na mesma situação.
  Em suma, achamos que a Eurovisão era um concurso muito mais interessante se não houvesse este tipo de joguinhos.

Imagens: Google
15/07/2013
( Hide )
  1. Enfim, isto é um concurso e insatisfações irão sempre existir. Em relação ao Azerbeijão, acho que já é muito fumo, por isso fogo deve haver.
    Em relação a 2011, e voltam de novo a atacar a Itália. Já deu para perceber que não gostam da Itália 2011, mas já repararam que é uma canção onde a qualidade impera? Que musicalmente falando é talvez a melhor do top 5 de 2011? Que a sua interpretação foi perfeita? (Já agora, a nível de curiosidade) Sabem que Raphael Gualazzi é um dos artistas 2011 mais bem sucedidos e que (opinião minha) ainda vai chegar muito mais longe?
    Não gostam da Itália 2011, ponto final, aceito, respeito, mas não fiquem surpresos, porque era sem dúvida das melhores composições e interpretações de 2011. Provavelmente preferiam a Hungria ou a Estónia.
    Em relação ao Azerbeijão, sem dúvida das vitórias mais fracas (mas não a pior), parece que já ninguém se lembra da Letónia 2002, por exemplo. Contudo, acho muito estranho muitos fãs atacarem o Azerbeijão 2011 uma vez que "Running Scared" era uma das grandes favoritas dos ditos euro fãs na época pré-concurso.
    A.Câmara

    ResponderEliminar
  2. Para mim, acho que Azerbaijão e Malta ajudam-se mutuamente.
    O Azerbaijão, tem SEMPRE, desde 2010, os 12 de Malta.
    Malta, tem sempre, desde 2012 (2011, por 1 ponto, não passou à final), passagem À final garantida e os 8 pontos do Azerbaijão.
    Para mim, isto é um ultraje e não sei como a EBU fecha os olhos a isto. Enfim...

    ResponderEliminar
  3. explorar o Azerbaijão da eurovosão é o melhor que a a fazer .

    ResponderEliminar
  4. Em relação ao caso dos anos 60 não fazia a minima ideia, em relação aos outros, por serem de anos recentes estou bem dentro do assunto. Embora deteste o facto de a Itália em 2011 ter ficado em 2º lugar, (como é que é possível...?) não acho que tenha sido manipulação (mas é engraçado pensar que é verdade, porque foi mesmo estranho ter conseguido esse lugar), a música até pode ter qualidade mas o cantor a fazer algumas notas é de chorar a rir e para mim aquilo não passou de umas boas vindas da Europa para o regresso italiano.
    Quanto ao Azerbaijão...em 2011, também acho estranho tantas criticas, pois antes do esc e tal como está num comentário em cima, era uma das músicas favoritas dos fãs antes do esc, alias se forem ver videos de tops de 2011 ao Youtube ou a tops de fãs em fóruns e assim, Running Scared estava muitas vezes no top 10 portanto não entendo mesmo. E não me parece também que a EBU tenha oferecido a vitória a eles, e a razão do cancelamento do outro evento, epá isso foi em 2008, demoraram a dar-lhes a prenda sendo assim...3 anos é muito tempo, enfim.
    Por fim 2013, o ano dos escândalos, a maioria são rumores autênticos, outros devem ter fundo de verdade, mas eu ainda não percebi é que provas são essas que comprovam que a Rússia e o Azerbaijão compraram os votos...os maus da fita são sempre os mesmos, é impressionante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,
      Em relação à Eurovisão da Dança, o Azerbaijão era para ter sido organizador em 2009. No entanto, o concurso foi sempre adiado. A última mudança da data foi para o outono de 2010. Logo a seguir, realizou-se a Eurovisão 2011.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  5. Ok, mesmo assim acho isso um pouco rebuscado qualquer das maneiras. Mas então e em relação às provas de manipulação? Desconheço e queria saber que provas são, ainda não li nada sobre isso em lado nenhum, a ultima coisa que vi é que o caso estava a ser investigado mas que até ao momento ainda não se tinha detectado nenhuma ligação com as emissoras/comitivas dos respectivos países, ou seja ainda nada estava provado.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved