Novidades

latest

Apreciações Musicais - ESC2013: Noruega




Catarina Gouveia: Wow, isto é uma bomba de canção. É muito forte, adoro todos os ritmos que a canção tem. Sem dúvida, das melhores do ano e a melhor das que o país tem mandado nos últimos anos.

Cláudia Peres de Matos: Uma melodia moderna que prende o espetador e o ouvinte. Muito bem conseguida!

Diogo Canudo: Do mais original que foi feito nos últimos anos na Eurovisão. O início da música é cativante e, com o desenrolar da mesma, torna-se mais forte e mais marcante. Não deixa ninguém diferente. De início, numa primeira audição, é um instrumental difícil de digerir; mas, quanto mais se ouve, mais se gosta. Estou completamente vidrado nela.

Gonçalo Coelho:  Muito bom. Aquele começo agressivo desperta logo a nossa atenção para o resto da música. Gosto do facto de a canção ser muito escura e fria. Não há outra assim este ano, o que é um ponto positivo para a Noruega!

Jessica Mendes: Muito estranho e muito dramático. Muito computador, poucos instrumentos.

Miguel Rodrigues: Um instrumental a dar para o rock com batidas muito fortes. Super poderoso. Muito bem, Noruega!

Ricardo Mendes:  Mas que grande musica nos apresenta Noruega em este ano. Um instrumental muito ao estilo de uma grande cantora dos países nórdicos, Bjork! Excelente melodia, com vários ritmos, fácil audição, e fica na memoria de quem a ouve pela primeira vez. Excelente aposta.

Sérgio Ferreira:  Isto tem um instrumental muito moderno, que pode resultar bem e agradar vários públicos.


Catarina Gouveia: É uma excelente voz. A música pede muita força e a cantora tem-na.

Cláudia Peres de Matos: Que bonita voz! Uma voz limpa que se complementa na perfeição com os coros.

Diogo Canudo: Finalmente a Noruega leva alguém que canta bem! Apesar de a música não exigir muito a nível vocal, nota-se que Margaret Berger, além de se sentir à vontade com o tema, tem uma voz poderosa. 

Gonçalo Coelho:  Margaret tem uma voz forte e que se adequa ao estilo da canção.

Jessica Mendes: Não suporto a voz dela. Não é que cante mal, simplesmente é irritante.

Miguel Rodrigues:  Margaret tem das vozes mais simples e mais bonitas da edição, que, com as batidas do instrumental, resulta muito bem. Quando ela grita fico pasmado, adoro!

Ricardo Mendes:  A voz da Margaret adequa-se perfeitamente ao estilo musical. Sem desafinações.

Sérgio Ferreira: Começa muito frágil, mas depois as “ajudas” à voz tentam resolver a coisa.


Catarina Gouveia:  Não é esperado ver uma cantora estática neste tipo de canções, mas ela funciona muito bem com a câmara e gosto muito da atuação como esteve na final nacional. Ela é lindíssima!

Cláudia Peres de Matos: Para tudo ser perfeito, Margaret terá de se mover mais e deverão ser introduzidos bailarinos e uma coreografia contemporânea. Porém, o baterista lá atrás também está muito bem enquadrado. 

Diogo Canudo: Margaret é uma personagem caricata, interessante e cativante. Apesar de não se mexer muito em palco, dá toda a força que o instrumental precisa. Adoro a terceira parte da música, quando ela se movimenta como uma psycho

Gonçalo Coelho: A apresentação em palco está perfeita. Margaret, mesmo estando estática, enche o palco com a sua presença, e o facto de namorar tanto com a câmara torna a atuação muito impactante. De resto, os efeitos de luz darão a sua ajuda também.

Jessica Mendes: Devia ser bem mais trabalhada do que na final nacional.

Miguel Rodrigues:  Perfeita, sinceramente. Só pedia que inovassem e que trouxessem algo de novo para a apresentação. Acho que têm tudo para ter um bom lugar.

Ricardo Mendes: A que se pretende num tema como este. O aspecto cénico deverá complementar a música na sua totalidade. Bom jogo de luzes farão uma apresentação perfeita.

Sérgio Ferreira:  Tem uma presença forte, mas se calhar o palco eurovisivo e a música pedem mais energia numa atuação ao vivo.


Catarina Gouveia: Tem um quê de misterioso que me faz gostar bastante. Pode ser um pouco confusa, mas eu adoro. “I have the future on my tongue, give me a kiss”. Quão genial é isto?

Cláudia Peres de Matos: O amor irreverente. Toda a letra soa bem para este instrumental.

Diogo Canudo: Aqui está uma letra original e cheia de qualidade. A cantora afirma que é ela que domina o mundo inteiro e que toma conta de todos os indivíduos, até mesmo aqueles que lhe traem e que ela lhes chama de covardes. A minha letra favorita de 2013.

Gonçalo Coelho: Uma letra de dominação e de superioridade, gosto imenso. Tão poderosa como a música.

Jessica Mendes: Muito dramática, mas adapta-se à música.

Miguel Rodrigues: Uma letra de amor, mas numa forma mais “violenta”. Não desgosto, mas, no geral, é o que mais me chateia na música.

Ricardo Mendes: Julgo que esta será das letras mais bem elaboradas a concurso. Um poema que fala de amor. Lá está, o amor é um sentimento tão delicioso porque o interesse de quem ama confunde-se com o do amado. Fazemos confidências e sentimo-nos livres para expressar os sentimentos que vão na nossa alma.

Sérgio Ferreira: Típica neste tipo de canções. Nada de especial.


Catarina Gouveia: Fala-se em ser uma das potenciais vencedoras, mas não sei não. Lá que gostava, gostava!

Cláudia Peres de Matos: Está sem dúvida na final e lutará pela vitória.

Diogo Canudo:  Apesar de ser dada como uma das favoritas à vitória, não acredito nisso. A música é difícil de digerir à primeira vista, logo não será tão cativante ao voto do televoto. Mas espero estar enganado, pois merecia, no mínimo, um top5. Se ganhasse, amaria!

Gonçalo Coelho:  Passa à final, mas aí não sou capaz de ver uma classificação tão boa como muitos clamam. Um 14º, mais ou menos.

Jessica Mendes: Não sei o que prever tendo em conta o resultado do país no passado ano, mas estou à espera de um top 5 ou de um grande fail.

Miguel Rodrigues: Vai com certeza ser top 10.

Ricardo Mendes: Um futuro muito interessante. Possível top10.

Sérgio Ferreira: Uma final, mas não com grande destaque.



Catarina Gouveia: 12 pontos

Cláudia Peres de Matos: 12 pontos

Diogo Canudo:  12 pontos

Gonçalo Coelho: 10 pontos

Jessica Mendes: 1 pontos

Miguel Rodrigues: 12 pontos

Ricardo Mendes: 10 pontos

Sérgio Ferreira: 4 pontos 

Total: 73 pontos



Catarina Gouveia:  Pedindo às fadinhas para que à Noruega não lhe ponham “a knife against their back”.

Cláudia Peres de Matos: Oxalá não seja como no ano passado… chegar lá e fracassar! A Noruega merece recompor-se do injusto mau resultado transato.

Diogo Canudo: É disto que a Eurovisão precisa: tema sério, qualidade extrema e um bom intérprete. A mais original de 2013.

Gonçalo Coelho: Em último, outra vez, não ficam.

Jessica Mendes: Drama, drama everywhere!

Miguel Rodrigues: As batidas e a guitarra ficaram muito bem juntas.

Ricardo Mendes: A Margaret acertou no Target! Estou apaixonado por esta canção.

Sérgio Ferreira: Olhó robot!


 Dinamarca - 84 pontos;  Noruega - 73 pontos; São Marino - 70 pontos;  Azerbaijão - 65 pontos;  Rússia - 64 pontos;  Moldávia - 62 pontos;  Áustria - 62 pontos;  Ucrânia - 59 pontos;  Irlanda - 56 pontos; 10º Holanda - 53 pontos; 11º Islândia - 52 pontos; 12º Sérvia - 50 pontos; 13º Israel - 44 pontos; 14º Grécia - 42 pontos; 15º Chipre - 42 pontos; 16º Malta - 40 pontos; 17º Estónia - 40 pontos; 18º Bielorrússia - 40 pontos; 19º Finlândia - 38 pontos; 20º Eslovénia - 35 pontos; 21º Bélgica - 34 pontos; 22º Macedónia - 32 pontos; 23º Bulgária - 28 pontos; 24º Lituânia - 27 pontos; 25º Croácia - 25 pontos; 26º Montenegro - 19 pontos; 27º Hungria - 17 pontos; 28º Arménia - 16 pontos; 29º Letónia - 15 pontos.

Vídeo: Youtube
27/04/2013
( Hide )
  1. Isto dá para rir com certos ''comentadores'' até escrevi e retirei as vossas análises interessantes.
    Instrumental:
    DC- ''Não deixa ninguem diferente''- tens razão acho que isto não vai deixar ninguem diferente mas sim percebi o sentido e tambem a falta de 2 letras.
    MR- ''Instrumental a dar para o rock''- ROCK deve ser uma coisa que nunca ouviste ou então já mas não soubeste diferenciar. Isto é um insulto aos artistas de ROCK porque eles têem talento porque tocam instrumentos com os dedos e nao precisam de gravações. Mas ok gostei do teu ROCK.

    Voz:
    CG - '' A música pede muita força e cantora tem-na.''- Ok tem uma voz bonita mas dizer que nesta música e emprega não me parece.
    CPM - ''Completa na perfeição com os coros'' - Quais ? Aqueles que não existem ! Ou tavas a falar das gravações. Até pode ser que aparecem no festival.
    MR - ''Quando ela grita fico pasmado, adoro. - Primeiro ela canta não grita depois ficas pasmado e depois adoras, mas dá a entender que tu só gostas se ela gritar.

    Presença em Palco :

    CG - ''Ela é lindissima'' - são sempre bons comentários ok ela é bonita sim é. Mas que presença ser bonita yupiii que feliz que estou por ver uma norueguesa loira. XD
    DC - ''personagem caricata, interessante e cativante''
    1. Ridiculamente risível.
    2. Ridículo, burlesco, irrisório.
    3. Acto que nos dramas tem o papel de ridiculizar.
    (significado da palavra caricata)
    Logo de seguida ela é interessante e cativante que são sinónimos. Caricata e cativante são antónimos não preciso de me licenciar em jornalismo para saber isto.
    Obrigado eu pela preferencia
    Ass: ''Aspas'' ''Aspas''

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Aspas Aspas" (tem um nome interessante, alguém já lho disse?),

      Agradecemos pelo tempo que aproveitou connosco. No entanto, não é do nosso lema engolir críticas que consideramos injustas.

      De facto, em relação à falta do "in" no diferente, está definitivamente certo. E, também, ao facto da música não ser rock. Mas não pode negar que a canção assenta na agressividade e tem bateria, e esta foi a primeira reacção do nosso comentador Miguel Rodrigues à música.

      Em relação à categoria voz: a opinião da Catarina é unicamente dela, e quanto a isso você nada tem a ver, não pode julgar A ou B como mau comentador por ter uma opinião diferente da sua.
      Para o comentário da Cláudia, é nítido que existem coros. Mesmo que não estejam ao vivo em palco, estão gravados em estúdio.
      Quanto ao gritar, o comentário do Miguel, é um termo informal. E qual é o problema de ele ficar pasmado e de adorar? Se é aquilo que ele sente ao ouvir a música, é isso que deve escrever.

      Em relação aos seus comentários da Presença de palco, achamos ilógico o seu comentário ao da Catarina. Margaret pode ser bonita, sim, e que nós saibamos uma presença visualmente interessante cativa os telespectadores.
      Depois ao "caricato", que lhe causou tanta comichão: caricato é burlesco, burlesco é fora do comum, algo que não há aí ao virar da esquina, algo que a Margaret é, tendo em conta o panorama eurovisivo. E ela por ser caricata é interessante, por ser incomum é interessante.

      Para finalizar, e porque queremos que APAREÇAM comentários com boa apresentação, aproveitamos para dizer que não é "que aparecem", mas sim "que apareçam".

      Cumprimentos eurovisivos e obrigado pela preferência.

      Eliminar
  2. Sim já fiquei mais esclarecido em relação a certos comentários.

    Sim a música é agressiva sim é mas não é ROCK.(Tal como tinha dito).

    Quanto à voz claro que cada um têm a sua opinião, e não foi propriamente o criticar, a dizer que algo está mal. sim a cantora pode ter uma excelente voz e não dúvido disso. Mas não a emprega nesta canção de todo. Mas sim têm uma voz limpa.
    Quanto ao caricato e interessante depende do ponto de vista. Sim pode haver pessoas caricatas e interessantes ao mesmo tempo ; Só achei que na frase não estava espelicito esse sentido.
    E sim também eu me enganei a escrever e gostei do reparo fianl APAREÇAM. Sim todos nós damos erros então quando se escreve num computador ainda é mais normal.

    Irei continuar a comentar as vossas apreciações. ( Nos meus comentários irá ser sempre normal a falta de assentos; pois neste campo sou fã dos ingleses que não os usam);
    PS: Também as únicas coisas que irei comentar serão sempre Instrumental; Voz; Presença em palco. Quanto ao resto não o irei fazer porque cada um têm a sua opinião e opiniões não se ''discutem''. Mas sempre que não perceba ou leia algo que não entendi irei fazer este tipo de comentários para depois obter respostas como estas.
    Obrigado
    Ass: ''Aspas'' ''Aspas''

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved