Novidades

latest

E Foi Por Pouco... - Erik Segerstedt & Tone Damli, Carina Dahl, Aimée, El Sueño de Morfeo e Lena



To see the ENGLISH version scroll to the bottom of the page!
ERIK SEGERSTEDT & TONE DAMLI – "HELLO GOODBYE"
5º lugar no Andra Chansen do Melodifestivalen 2013

        Tenho um feeling de que esta canção, desde que cantada em português, teria facilmente vencido o Festival RTP da Canção. Os suecos têm sempre muito mais por onde escolher e portanto desperdiçam esta simples canção, coisa que nós não o faríamos de certeza.
        Ainda assim, “Hello Goodbye” é uma belíssima música. Adoro a melodia suave e envolvente, que se multiplica pela harmonia das vozes de Erik e Tone. Ninguém acharia estranho se a ouvissemos na rádio ou na televisão, e o seu estilo é tão transversal que, e daí ter começado a minha apreciação com esta ideia, até em Portugal seria um tema de sucesso.
     Eu bem tinha lido, aquando da segunda semifinal (e quando as canções ainda não estevam disponíveis), que “Hello Goodbye” tinha tudo para ser um êxito, mesmo que acabasse por nem passar à final. Se a dupla se continuar a encontrar, e se um vídeo oficial for lançado, a canção tem tudo para conquistar os mercados do norte da Europa. Apaixonados ou não, acho que a música toca todas as pessoas, pois aborda um tema que nos é familiar: o amor, os conflitos, as desilusões. 
       Eu não consigo resistir a isto. Disse-lhe “hello”, mas não lhe vou dizer “goodbye” tão cedo. Uma preciosidade de 2013.



CARINA DAHL– "SLEEPWALKING"
Não finalista no Melodi Grand Prix 2013

          A Noruega teve um excelente lote de canções este ano (é pena que seja dos poucos a ver isso), mas cometeu igualmente um erro um tanto ou quanto grave: não soube distribuir os temas pelas semifinais. Tal situação fez com que várias músicas do mesmo estilo estivessem em competição numa mesma noite, algo que vitimou propostas como esta de que falo agora.
      Carina Dahl enfrentava a competição habitual, mas especialmente a canção de Julie Bergan, exatamente do mesmo estilo de “Sleepwalking”, compostas ainda por cima pela mesma pessoa. Nestes casos, ou só uma consegue passar, ou anulam-se mutuamente e caem ambas. Foi o que aconteceu.
         Carina começou a cantar a sua balada/r&b muito nervosa, muito presa. Infelizmente, foi algo que a acompanhou até ao fim. A sua voz, não sendo especialmente forte, é afinada, mas também ela foi prejudicada pelo medo da cantora. Como se não bastasse, ainda teve de enfrentar problemas com o suporte de microfone que lhe deram (confiram no vídeo a partir do 1:10).
        Valeu a pena a coreografia e todos os efeitos, sem esquecer obviamente a própria canção, que se ouve muito bem em estúdio. Foi pena todos os azares. Acabou esquecida.



AIMÉE – "CRASHING DOWN"
2º lugar do Eurosong 2013


          O país das baladas tem seguido outro caminho nos últimos anos, o que até lhe tem dado boas classificações. Este ano voltam a apostar numa canção dance, o que, tendo em conta o panorama desta edição, pode ser uma escolha mais segura.
          Ainda assim, e embora nunca me tendo chamado a atenção antes da final nacional, acho que a canção da Aimée é realmente bonita. É uma balada muito elegante e sóbria, que não se desenvolve muito mas que nos envolve na melodia. Se calhar é demasiado linear para vencer as feras que vão estar em Malmö, mas ninguém pode dizer que seriam três minutos de pouca qualidade.
       O ponto alto aqui é claramente a voz. Aliás, a cantora talvez merecesse um tema que lhe permitisse expor todas as suas capacidades. Ela foi, diria, 70% do tema, com a sua voz forte, com a sua postura em palco, com a forma como interpretou cada palavra da canção. Claro que o pequeno estúdio onde se realizou o festival não permitia grande coisa, mas um palco maior, como certamente será o de Malmö, possibilitava um ambiente muito mais adequado à música.
          Espero que regresse um destes anos, e que nesse ano a Irlanda regresse triunfalmente ao género que mais a caracteriza e que já lhe deu várias vitórias.

EL SUEÑO DE MORFEO – "ATRÉVETE"
2º lugar no Destino Eurovisión 2013


            Não sei se sou eu a ouvir muito mal ou se é a vocalista desta banda que ainda  não sabe colocar devidamente a voz. Como eu adorava falar da letra… se a tivesse conseguido entender…
         De facto, o grande problema este ano para Espanha é claramente a voz da intérprete. Bonita, pode ser; afinada, parece-me que sim; forte, não. Não se ouve. A música engole-a, e ela nem tem uma excelente postura em palco para compensar as dificuldades na voz. Não sei porque esteve tão apagada numa canção tão alegre e positiva como esta.
          O começo da música é fortíssimo e esta desenvolve-se bem. Gosto da energia e da vivacidade do tema. O pop/rock conjugado com os violinos e a gaita de foles faria desta canção uma proposta única, que se destacaria com facilidade das dos outros países. Pelo que se entende da letra, a mensagem de esperança, que incita à ação, assenta muito bem no período conturbado por que muitos europeus passam (e o povo espanhol em concreto). Foi morta em palco pela atitude da vocalista. Acho que será ela própria, infelizmente, a razão de um possível mau resultado para os nossos vizinhos em maio… Enfim, este é um ponto de discussão para outro lugar que não este.
       Para concluir, deixo um aplauso muito forte à RTVE por ter feito o favor de marcar a final nacional para o mesmo dia e hora de um clássico de futebol. Aliás, podem ouvir mesmo no vídeo (2:01-2:03) que, embora estivessem no estúdio a ouvir uma das canções candidatas, algumas pessoas não se constrangiram em celebrar um golo. Que gritem assim também a 18 de maio…

LENA – "PUSH FORWARD"
2º lugar no Unser Song Für Deutschland 2011


         Regressar uma segunda vez à Eurovisão com o mesmo estilo não é boa ideia e, portanto, a Alemanha fez muito bem em ter optado por levar uma canção completamente diferente de “Satellite”.
        Ainda estávamos na fase em que Lena parecia amadora e com a voz ainda com muito para corrigir. No entanto, há qualquer coisa nela que me agrada muito (e aos europeus também, pelos vistos). A forma de estar em palco e mesmo a de cantar são únicas e destacam-se.
         Entre “Taken By a Stranger” e “Push Forward”, a minha escolha ia claramente para a última. Ambas são mais pesadas, negras e sérias do que a canção com que ganhou o Festival em 2010. Mas no meio de toda essa sobriedade, a canção que aqui comento é talvez mais bonita e melódica; o facto de ser mais “comum” torna-a de mais fácil apreensão. Se calhar numa outra voz a canção tornar-se-ia arrebatadora, mas Lena é Lena! Embora de forma muito peculiar, ela canta a música com algum sentimento. Notou-se o seu esforço.
       Apesar de tudo, não via esta música no top 10 da Eurovisão, embora não fosse ficar mal classificada. Talvez uns dois ou três lugares abaixo.


Vídeos: Youtube
ENGLISH VERSION

ERIK SEGERSTEDT & TONE DAMLI – "HELLO GOODBYE"
5th place at Andra Chansen in Melodifestivalen 2013



       I have a feeling that this song, in Portuguese, would have easily won Festival RTP da Canção [Portuguese national final]. The Swedes have always plenty more to choose from and therefore it’s understandable that they wasted this simple song, something we would not do for sure.
       Still, "Hello Goodbye" is a really beautiful song. I love the soft and engaging melody, which is then multiplied by the harmony of Erik’s and Tone’s voices. Nobody would find it strange if we heard this on the radio or in television. This song style is so cross-border that (and that was the reason to have started my comments with this idea), even in Portugal it would have success.
       Before the second semifinal (the songs were not yet available), I had read that "Hello Goodbye" had everything to reach success, even if it would fail on getting the final. If the couple keeps on singing together, and maybe if an official video is released, the song has everything to invade the music markets of northern Europe at least. Are the listeners in love or not, I think the song touches every single person as it is about a familiar topic: love, conflict, disappointment.
       I cannot resist it. I told this "hello", but I will not say "goodbye" anytime soon. One of the best from 2013.


CARINA DAHL– "SLEEPWALKING"
Non finalist at Melodi Grand Prix 2013


        Norway had a great bunch of songs this year (an opinion with which many disagree), but they also committed a somewhat serious mistake: a bad distribution of the songs by semifinals. This situation made many songs of the same style to compete in the same show, something that killed the chances of entries such as this one I’m speaking about now.
       Carina Dahl faced the usual competition, but especially the song from Julie Bergan, precisely in the same style of "Sleepwalking", composed by the exactly same person. In these cases, only one can pass, or they cancel each other and both fail. That’s what happened.
     Carina started singing her r&b ballad by being very nervous and stuck. Unfortunately, it was something that accompanied her until the end. Her voice is not particularly strong, but it was a victim of her fear. As if this was not enough, she still had to face problems with the microphone-stand the production team gave her (see from 1:10).
       The choreography and all those effects were great, without forgetting of course the actual song. One can hear it very well in the studio version. It had just too many problems and ended up being forgotten.



AIMÉE – "CRASHING DOWN"
2nd place at Eurosong 2013


       The ballad country has followed a different way in recent years, which has given them good results. This year they picked again a dance song, which, based on this year’s panorama, may be a safer choice.
        Even so, and although I never drew much attention to it before the national final, I think this song is really beautiful. It is a very elegant and serious ballad, which does not grow much. Maybe it's too linear to attract the viewers in Malmö, but nobody can say that it would be three minutes of poor quality.
       The highlight here is clearly the voice. I may say the singer perhaps deserved a song that allowed her to expose all her capabilities. She was, maybe, 70% of the song, with her strong voice and attitude on stage, and also with the way she interpreted every single word of the song. Of course the small studio where they held the competition did not allow much. A bigger stage, as it’s certainly going to happen in Malmö, would enable a much more appropriated atmosphere to the song.
        I hope she’s returning one of these years with a great ballad. Ireland has to return to the genre that most illustrates the country and already gave it several victories.

EL SUEÑO DE MORFEO – "ATRÉVETE"
2nd place at Destino Eurovisión 2013


       I don’t know if I have some hearing problems or if it's the lead singer of ESDM who does not know how to stand her voice properly. How I would love to talk about the lyrics...  if I was able to understand them...
        In fact, the big problem this year for Spain is clearly the main voice. It may be beautiful and sings in tune, but it’s not strong. You can’t hear it. The music overwhelms her, and she did not have a great attitude on stage to compensate for the problems in her voice. I don’t know why she was off in a song so cheerful and positive as this one.
     The beginning of the song is very strong and it grows well. I like its energy and vivacity. The pop/rock combination with violins and bagpipes make this song a unique composition, which would stand out easily from other countries. From what I could understand from the lyrics, there is a message of hope and inciting to action, which fits really well the trouble times many Europeans are facing (and the Spanish people in concrete).
       “Atrévete” was killed on stage by the attitude of the singer. I guess she is going to be the reason for a possible bad outcome for our neighbors in May...
     To conclude, I feel the need to applaud RTVE for schedule the national final to the same day and time of a football match. In fact, one can even hear in the video (2:01 to 2:03) that, although they were in the studio listening to one of the candidate songs, some people celebrated a goal. I sincerely hope they scream like that on May 18th...

LENA – "PUSH FORWARD"
2nd place at Unser Song Für Deutschland 2011



       Returning to Eurovision for a second time with the same music style is not a good idea, so Germany did very well in having chosen to pick a completely different song from "Satellite".
       We were still at the time when Lena seemed amateurish and her voice needing to be fixed. However, she has something that I like a lot (and Europeans too, apparently). Her way of being on stage and even her singing techniques are unique and make her stand out.
        Between "Taken By a Stranger" and "Push Forward", my choice is clearly the last one. Both are heavier, darkest and serious than the song that won the Festival in 2010. But besides all this seriousness, the song I comment here is perhaps the most beautiful and melodic from the two. The fact this is more "common" makes it easier to understand. Maybe with another voice the song would become overwhelming, but Lena is Lena! Although very peculiar, she sings it with some feeling. Her effort is noticeable.
        After all, I couldn’t see this song finishing in the top 10 of Eurovision, although it wouldn’t rank badly, maybe two or three places below.




Videos: Youtube
09/03/2013

Sem comentários

Enviar um comentário


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

A não perder
© all rights reserved